sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                                                          Novo Governo

Sexta, 11 Dezembro 201
Novo governo. Começou agora o teste. Até agora foi só teoria.
Daqui para a frente o Governo terá que conciliar os nossos compromissos europeus com os assumidos à esquerda.
Os primeiros essenciais para o nosso crédito europeu (bem precisámos dele no passado recente) e para honrar os acordos europeus. Os segundos fundamentais para a sobrevivência do Governo e para não criar insatisfação nos três eleitorados que sustentam, na Assembleia da República, este Governo.
Naturalmente que o teste europeu não acontecerá no imediato.
O cumprimento, em 2015, do défice abaixo dos 3% deve-se em 11/12 a mérito do anterior Governo e é resultante de medidas entretanto tomadas e que irão permitir alcançar aquele objetivo.
Este será, muito provavelmente, o fator que determinará o espaço orçamental que o Governo terá para futuramente aplicar medidas menos restritivas. Qualquer derrapagem colocará Portugal em procedimento por défice excessivo, fora do intervalo permitido pelo tratado orçamental, com as consequências que daí advém.
Tudo o que tem sido anunciado, e que a seu tempo veremos como será aplicado, só será praticável caso não venha a pôr em causa o cumprimento das metas do deficit.
O nosso ministro das finanças já assumiu, perante o todo-poderoso ministro das finanças alemão, que Portugal irá cumprir as suas obrigações decorrentes do Pacto de Estabilidade.
Wolfgang Schäuble registou esse compromisso.
Internamente o debate centra-se em duas matérias: transportes e salário mínimo nacional.
Quanto a transportes a questão é claramente ideológica e percebe-se qual a sua origem e os interesses que estão por detrás da alteração do modelo.
Para os utentes será absolutamente indiferente a forma de gestão. O que se quer é que o serviço responda às suas necessidades.
Se se pretende manter aquelas empresas (metro, carris e stcp) sob gestão pública, de forma a influenciar a sua gestão, e para que aquelas empresas sejam um permanente foco de instabilidade social, como creio ser o caso, estamos claramente a caminhar para trás.
A gestão privada daqueles serviços permitirá que, com contratualização dos serviços, possa existir o cumprimento de um serviço absolutamente base e essencial, com maior controlo de custos.
Refira-se aqui que muitas das Câmaras Municipais deste país, de maioria de esquerda, têm hoje estes serviços concessionados com empresas privadas e a questão não se põe.
Por que razão em Lisboa e no Porto a situação terá que ser diferente?
Quanto ao SMN importará referir que quer esta, quer outras matérias discutidas no âmbito da concertação social perderão a força da razão por perda de influência daquele conselho. Ao que parece a questão já está resolvida, já terá havido prévio acordo sobre esta matéria.
Ainda assim, permito-me dizer que terei que concordar com a atualização do SMN, embora entenda que esta matéria deveria resultar, em primeiro lugar, de entendimento em sede de concertação social.
É este o ciclo político em que nos encontramos.
Até para a semana
Rui Mendes


Sem comentários: