terça-feira, 1 de dezembro de 2015

À DESCOBERTA

                                Necrópole do Rosário, concelho de Alandroal 
                                     Sepultura escavada na rocha, séc. X-XIII 


9 comentários:

Anónimo disse...

MUITO BOM!

Anónimo disse...

Mesmo muito bom.

Anónimo disse...

Muito bom, resta é saber que dividendos trás para o Alandroal, noutro qualquer concelho de certo que traria, por aqui é o que se vê, nada.

Anónimo disse...

Só o simples facto de existirem estas relíquias eu considero serem grandes os dividendos para o concelho do Alandroal, ainda mais quando uma delas deu origem a tão belo poema. Só por isso já valeu a pena.

Anónimo disse...

Os dividendos que trás?
O dividendo mais importante de todos é o de que, para já, a Sepultura está cá, no nosso Concelho (esperemos que a não levem).
O seu comentário "destruidor" ... «noutro qualquer concelho DE CERTO? que traria» ... mostra a sua génese ... NOUTRO QUALQUER!!!! CONCELHO ... é demais!
Quem o ler deve ficar apavorado.

SEJA POSITIVO, por si, pelos seus e pelo património que nos legaram.

Boa noite

Anónimo disse...

Só para dizer, caros conterrâneos, que o património e os poetas são também a nossa cultura e por conseguinte não há dividendos para ninguém. Obrigado.

Anónimo disse...

Tudo tem que ser sustentado e de tudo se tem que tirar dividendos, não foi essa a filosofia que tivemos durante 4 anos.
Será que já mudaram de ideias?????????
Bem que podem, pois isso não resulta em lado nenhum e no Alandroal também não, a não ser que se faça investimento a sério como em qualquer coisa ou produto que se queira dar a conhecer e vender.
Isto do turismo para se andar a pé e a corta mato é muito bonito mas não é para a maioria das pessoas que gostam de ver monumentos ou arqueologia, no mínimo tem que se criar condições para poderem chegar perto das coisas um autocarro ou um automóvel.
Com todo o respeito mas este executivo tal como o anterior falam em divulgar o Alandroal mas fazer alguma coisa é mentira, em termos de acessibilidades ao que se vê está este executivo mais aplicado em arranjar caminhos de montes de particulares do que criar acessibilidades aos pontos arqueológicos que temos no Concelho.
É a aposta no turismo arqueológico pedestre de corta mato, ou de todo o terreno, está certo, coisa nova só podia ser no Alandroal.

E por aqui me fico.

Anónimo disse...

Caro comentador de 05 dezembro, 2015 09:56, tem muita razão no que comenta, mas o comentador, não vê que impera no Alandroal a lei do menor esforço, aquela que de facto faz jus à famosa lentidão de alguns e algumas Alentejanas. DEVAGAR , DEVAGARINHO, É PARA AMANHÃ, CALMA, DE VAGAR SE VAI AO LONGE.
Assim é tudo mais fácil e não se gasta dinheiro com acessibilidades ou placas de informação de direção, ou em elaborar um testo explicativo colocado nos locais históricos,seja em relação ao Endovélico ou outros, e não se gasta muito tempo e dinheiro em publicitar o que quer que seja e como tal os visitantes também não são muitos para não darem trabalho e como a única alternativa é ir a pé ou em veículos todo o terreno, há que alinhar com quem faz e promove este tipo de passeios lúdicos. Até parece que a coisa é pensada nesse sentido, é premeditada, é a politica de turismo e cultura criada e escolhida por este executivo.
Ainda lhes falta aproveitar as visitas aos locais a cavalo ou de burro, tem que promover mais essas possibilidades e apoiar parceiros para a modalidade, fazer trabalho sério como se faz em todo o lado é que não, criar um roteiro onde um autocarro de turistas tenha possibilidade de visitar o que temos, não, é errado, tem que ser pela diferença mesmo.

Fico por aqui.

Anónimo disse...

Nada é sustentável, gasta-se dinheiro no estudo do endovelico para o pouco que há para mostras ás pessoas não esteja acessível, temos muito para mostrar a quem nos visita mas nenhumas condições para o mesmo, ou seja, é como nada termos.
Muita falta de competência que para aqui vai.