segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ÚLTIMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO ALANDROAL – “ATRIBULADA”

OPOSIÇÃO AUSENTE DA MESMA EM SINAL DE PROTESTO PELA NÃO ENTREGA ATEMPADA DOS DOCUMENTOS DE SUPORTE.

                                       Carta enviada pelo DITA e lida início da Sessão
##################################################################
«Ao
Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de
Alandroal
Praça da República
4250-116 ALANDROAL
                                                             
                                                                                                                               27 de Novembro de 2015
Exmoº. Sr.;
Vêm, os deputados do Grupo de Cidadãos DITA à Assembleia Municipal de Alandroal, comunicar a V. Exª. que não estaremos presentes na próxima Sessão Ordinária, de 28 de Novembro corrente, como forma de manifestar o nosso desagrado, pela prática reiterada do não cumprimento do consignado na legislação, denotando uma falta de consideração, em relação aos membros do Órgão a que V. Exª. preside. Concretamente, o não cumprimento, em tempo, do envio dos documentos para serem analisados e, posteriormente, votados nesse Órgão deliberativo

Mais uma vez, não obstante os vários reparos feitos em várias sessões, só recebemos o documento de suporte à aprovação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2016 no passado dia 24 de Novembro, à noite, para ser votado no dia 28, sábado, pelas 10 horas da manhã. Um fim de semana em que os eleitos, que não exercem cargos remunerados, têm de abdicar, tal como outros, para quem o sábado é dia de trabalho. A marcação da reunião para este dia deveria merecer uma auscultação prévia dos eleitos, por parte da Mesa da Assembleia.

Admitindo que a marcação desta reunião para um sábado, às 10 horas da manhã, possa, eventualmente, ter como motivo a agenda da Presidente do Executivo, tal facto não é bastante, nem suficiente, uma vez que a mesma se pode fazer representar, daí a nossa incompreensão pelo dia e hora agendados.

Aproveitamos o ensejo para lembrar que o Orçamento e Grandes Opções do Plano devem ser enviados pelo Executivo, à Assembleia Municipal, até 31 de Outubro de cada ano e esta, por sua vez, fazê-los chegar aos membros eleitos em tempo bastante, que permita uma leitura aprofundada e uma análise rigorosa, condições necessárias, para uma votação consciente e responsável, dada a importância dos documentos. Se outros podem analisar sem ler na íntegra os documentos, nós não possuímos essa faculdade.

Esta prática já mereceu reparo, pela nossa parte, em 2014, por isso constatamos com desagrado que tenha acontecido novamente em 2015.

Esperamos que V. Exª. tenha em consideração o referido e, no futuro, se corrijam estas práticas, que em nada abonam um Órgão, que tem como função, entre outras, acompanhar e fiscalizar a actividade do Executivo Municipal, assim como deliberar em matérias de fundamental importância, para a vida do concelho e seus munícipes.

Certos que V. Exª. irá diligenciar no sentido de corrigir estas práticas reiteradas e exigir o cumprimento da legislação, prestigiando, desta forma, o Órgão a que preside, assim como, balizar os dois poderes: o deliberativo e o executivo.

Parafraseando: Maioria absoluta, não significa poder absoluto. Frase tão badalada em outros lugares e outras circunstâncias, e que nos é tão familiar.

Com os melhores cumprimentos e elevada consideração
Os eleitos pelo DITA à Assembleia Municipal . »
################################################################################
Após litura no início da Sessão, desta carta, deliberaram os Eleitos Pelo P.S e P.S.D., fazer declaração para a ata manifestando o seu desagrado pela forma como veem sido tratados, motivado pelo não envio atempadamente dos documentos importantes para o futuro do Concelho, como é o caso do Orçamento.
Informaram ainda a Assembleia que se iriam ausentar por não estarem reunidas as condições para que se pudesse deliberar em consciência.
############################################################

Principais documentos a serem debatidos na A.M. :

WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
Foram ainda presentes os seguintes docs:
MAPA PROCESSOS JUDICIAIS - PARTICIPAÇÃO VARIÁVEL DO IRS - MAPA DE PESSOAL - INFORMAÇÃO DA ACTIVIDADE CAMARA MUNICIPAL

32 comentários:

Anónimo disse...

Criticavam por se governar na base do quero posso e mando ao estilo ditadura e agora fazem precisamente a mesma coisa.
Todos diferentes , todos iguais.

Anónimo disse...


Este executivo tem tanto mas tanto a aprender e a ouvir que não sei se vai lá.

eu quero posso e mando e mais nada...

Anónimo disse...

de facto para quem apregoa transparência e ainda não terem prestado contas à oposição de quanto gastaram no festival pimba em televisão só mostra que a transparência é só para quando dá jeito. E por aqui me fico.

Anónimo disse...

A transparencia vai-se ver agora nos concursos que estão a decorrer para a Escola.

Anónimo disse...

A fazer lembrar os piores momentos de um quero, posso e mando do passado de má memória!!! Será contágio?!?

Anónimo disse...

Senhores do DITA abandonam assembleia que deviam RESPEITAR.

Provam do VENENO que o seu LIDER tanto espalhou e não gostam.

DISCÓRDIA semeada aos quatro ventos neste nosso ALANDROAL.

o POVO dará respostas a estes actos.

Deixem TRABALHAR quem foi eleito.


Zé do Cimo


Anónimo disse...

Tá bem dêxa...

Têm muita pena das pessoas, e também das empresas porque as famílias não têm dinheiro e assim as empresas não têm lucros...

Mas, olhómeu!...

Venham para cá as taxas máximas!

Anónimo disse...


Comenta-se por toda a vila, largos, ruas, becos, travessas, quintas, hortas, hortejos, etc. e em voz bem forte, que os papéis foram mandados em tempo e a todos os correlegionários nos termos regimentais?
Não terão sido outros os motivos da carta, a atentar nos comentários da anarquia pelo poder que por aí reina?
Cá por mim, foram.
Quem neles votou que tire as ilacções dos seus comportamentos.
Aguardo pelos próximos escritos confucionistas, sentado na cadeira

do Alto da Maria Pontinha



Anónimo disse...

Então, mas que conversa é esta?
Estão parvos, ou o quê?
Ainda não perceberam que quem manda é o PCP?
Até a nível nacional.
O PCP é quem manda. Se o PS não se comportar como o PCP quer o governo cai.

Anónimo disse...

Comenta-se...
Muito se comenta sem se saber neste Alandroal...
Basta fazer uma pesquiza na internet e ver quando teriam que ter sido entregues alguns dos documentos... e quando foram entregues... assim saberia do que está a falar.
Claro que não foram entregues a tempo de serem analisados...

ATID

Anónimo disse...

Até que enfim um comentário verdadeiro e assertivo, este ultimo.
Isto da papelada muitas vezes passa nos rasteiras.

Anónimo disse...

Deixem TRABALHAR quem foi eleito.


Zé do Cimo



30 novembro, 2015 19:47

Caro comentador, politicas à parte que para mim são todos e todas iguais a verdade é que foram eleitos para trabalhar, só que trabalho não se vê e o pouco que fazem não acertam uma, o que é que o amigo ZÉ está à espera que as pessoas comentem????????

Zé do Pipo

Anónimo disse...

O QUE SE DENOTA É MUITA COMPETÊNCIA DESTA GENTE QUE REPRESENTA A CDU NO ALANDROAL, COM TODO O RESPEITO, TODOS JUNTOS NÃO FAZEM UM.
CDU SIM, MAS COM OUTRA GENTE, GENTE QUE SAIBA TRABALHAR, QUE SE CERQUE DE PROFISSIONAIS COMPETENTES E NÃO EM AMIGOS E AMIGAS E CAMARADAS.
CONTINUAMOS COM O CLUBISMO QUE VALE MAIS QUE OS VERDADEIROS INTERESSES DAS PESSOAS E DO CONCELHO E ENQUANTO ASSIM FOR NÃO SE VAI A LADO NENHUM, NEM COM CDU NEM SEM CDU.

Anónimo disse...

"Comenta-se por toda a vila, largos, ruas, becos, travessas, quintas, hortas, hortejos, etc. e em voz bem forte, que os papéis foram mandados em tempo e a todos os correlegionários nos termos regimentais?"

Este é o que nunca está cá o que já foi,o que vai e vem tipo fantasma, mas anda pelos becos, hortas, hortejos e travessas a escutar o que as pessoas e pelos vistos as couves e os nabos dizem.Será que trabalha para alguma força política?????? Querem ver que temos por aqui um deputado europeu que à conta do orçamento vai e vem quando lhe apetece e em executiva.

E dar banho ao cão será que não lhe fazia bem, sempre lavava as mãos com o detergente e matava algumas pulgas.

Pastor reformado e sempre cá.

Anónimo disse...

Muitas conversas de cafés e esplanadas, quem sabe realmente é quem está lá dentro, mas o que sai cá para fora é outra coisa, conforme o jeito ....
Muito se comenta neste Alandroal sem se saber NADA

nós os cães ladramos e ganimos, e a caravana da BURGUESIA passa....

Anónimo disse...

o PCP NÃO a Catarina Martins é a maior ,GRANDE mULHER

Anónimo disse...

São só a terceira força politica em portugal, CDU já foi, já eram, e com gente do partido a trabalhar ao estilo Alandroal qualquer dia desaparecem de vez.

Uma vergonha o que por aqui se passa, é amadorismo a mais.

Anónimo disse...

Segundo o que assisti na assembleia municipal, que para mim deveriam ser todas ao sábado de manhã para ter o público que teve e eu fui um deles. O presidente fez um intervalo para consultar o regimento da assembleia e OS DOCUMENTOS FORAM ENVIADOS ATEMPADAMENTE sim senhor. Os membros do dita não apareceram sequer, e os do ps e do psd foram só assinar a senha de presença e foram-se embora. O que ficou bem patente foi que não quiseram votar os documentos em causa dada a importância dos mesmos porque sabemos que a lei do FAM obriga a votar as taxas todas no máximo com RESPONSABILIDADE CÍVICA E REINTEGRATÓRIA FINANCEIRA PARA QUEM VOTAR CONTRA, assim é mais fácil não ir e dizer NÓS NESSA REUNIÃO NEM SEQUER LÁ ESTIVEMO

Anónimo disse...

Quem quis o FAM que se oriente com o dito, fizeram a cama agora tem que se deitar.

Anónimo disse...

homem que é homem , mulher que é mulher enfrenta as dificuldades de frente e arregaça as mangas não se escondem detrás dos partidos, por favor o sol nasce todos os dias, não perceberam que temos que avançar nas decisões e as por em prática.

Anónimo disse...

Sem me querer alongar, ou tecer considerandos.

Agradeço a leitura

Calendário orçamental
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, o
órgão executivo apresenta ao órgão deliberativo, até 31 de
outubro de cada ano, a proposta de orçamento municipal
para o ano económico seguinte.

(Lei vigente)

Tirem as elações que quiserem. Mas parece-me que 3 ou 4 dias para estudar um orçamento é muito pouco. A não ser que se abane a cabeça.

Uma boa noite

Anónimo disse...

Qual é a parte que o FAM é obrigatório que o pessoal que aqui comenta não percebeu? É que quem comenta aqui parace querer lançar a confusão e dizer que foi opção da CDU implementar esta desgraça para o Alandroal mas aconselho os comentadores que por aqui lançam opiniões muitas delas infundadas a ler a lei não custa nada. http://www.portalautarquico.pt/pt-PT/fundo-de-apoio-municipal/

Anónimo disse...

O vosso problema são as leis, é coisa de gente ligada de alguma forma à justiça que tem o bom hábito de não ccccc fora do penico porque a lei assim manda.
Só que quem assim procede, dentro de toda a legalidade, não vai conseguir gerir um MUNICÍPIO, tem que mudar de profissão, exercer direito por exemplo, política e gerir uma autarquia obriga a contornar as leis muitas das vezes e para isso é preciso arte e engenho e alguma competência e conhecimento e coragem de arriscar.

Antigo autarca mas não do Alandroal.

Anónimo disse...

O comentário de 01 de Dez as 13:59 vem de alguém que faz parte da CDU, vem para aqui lançar lenha para a fogueira.
Os documentos não foram enviados a horas, nesse mesmo dia entregaram documentação para aprovação.

Anónimo disse...

Calendário orçamental
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, o
órgão executivo apresenta ao órgão deliberativo, até 31 de
outubro de cada ano, a proposta de orçamento municipal
para o ano económico seguinte.

(Lei vigente)


A lei vigente quando interessa é do melhor, quando não interessa deveria ser rectificada.
E assim de dança no Alandroal conforme a música, até pimba, essa então tem sido por demais.

Anónimo disse...

Ao comentador de 1 de Dez 13.59.

Só lá esteve esta vez ou foi lá sempre?Como é que sabe o que diz o regimento?
O regimento refere quando deve ser enviado o Orçamento? Se assim for tem razão de ser o seu comentário e esclarecer esta situação. Se não está apresentado.
O que eu não quero em largar trunfos para para aqueles que se querem juntar em 2017.

Sempre de esquerda

Anónimo disse...

O prazer de semear a discórdia... velhos hábitos do reinado extinto... não cola!

Anónimo disse...

O QUE COLA É ESTA GOVERNAÇÃO DE DESNORTE SEM QUALQUER RESPEITO POR QUEM EM LIBERDADE NÃO É DA CDU.
FALAVAM DOS OUTROS MAS SÃO IGUAIS OU PIORES.
E DEPOIS QUANDO SE DIZEM VERDADES, DIZEM QUE É SEMEAR DISCÓRDIA, DE FACTO A DISCÓRDIA É SEMEADA NOVAMENTE NO NOSSO CONCELHO MAIS UMA VEZ PELO PODER VIGENTE.

Anónimo disse...

Não inventem quer na lei quer no regimento os documentos foram enviados a tempo não querem votar nem tomar posição de coisas importantes para o concelho demitam-se agora não venham com a desculpa que os documentos não foram enviados a tempo porque foram.

Anónimo disse...

"os documentos foram enviados a tempo"

Isto quer dizer o quê?! NADA.

Anónimo disse...

Quem se devia demitir era este executivo e na totalidade , porque na verdade e sem querer ofender e com base no que os ditos tem mostrado, feito e não feito é que nenhum tem capacidade para estar a gerir uma Autarquia.
........................................
Um executivo com todos estes predicados deveria demitir-se, mas até para esse acto é preciso ter muita coisa que este executivo de facto não tem.

Bom dia

Anónimo disse...

Confirmo que os documentos foram entregues atempadamente a todos as forças políticas com acento na assembleia municipal. Posso provar o que estou a dizer se tal for necessário. Era bom que abandonassem essa forma pouco digna de fazer política, já nos chegaram os 4 anos de mentiras do desgoverno PSD/CDS.