segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA RÁDIO DIANA/FM

                    A raiva

Segunda, 26 Outubro 2015
A raiva é uma doença infecciosa, aguda e mortal, transmitida aos mamíferos através da mordida de animais contaminados pelo vírus rábico. Nos cães, a fase avançada da doença caracteriza-se por uma intensa excitação, um olhar tomado por um brilho aterrorizante, e por acessos de violência, levando-os a avançar contra tudo e contra todos, babando-se abundantemente.
Esta definição não me saiu da cabeça durante o discurso de Cavaco Silva na última quinta-feira. A raiva foi predominante no seu discurso. A raiva pejada de irracionalidade não o permitiu perceber que estava a discursar para todos os portugueses, levando-o a demonstrar todos os seus preconceitos e ódios.
As palavras proferidas seriam pouco aceitáveis para um líder partidário. Para um Presidente da República são totalmente inaceitáveis. Cavaco expressou a sua raiva porque está aterrorizado com a possibilidade da esquerda poder ser governo e que Bloco de Esquerda e CDU possam influenciar em grande medida o programa do futuro Governo de Portugal. Esta possibilidade atenta contra todos os interesses que ele defende. Cavaco sabe bem que um possível governo que procure colocar as pessoas em primeiro lugar, afectará os interesses financeiros e os jogos de influência, dos quais sempre foi padrinho.
O despero foi evidente nas palavras de ameaça e de apelo a meia dúzia de deputados do PS. Cavaco quer a todo o custo manter Passos e Portas, mas o seu discurso não foi mais nem menos do que a machadada final nas aspirações ilegítimas da continuação de um programa de destruição social e empobrecimento.
Cavaco conseguiu aquilo que não queria: unir o PS, dar mais força às negociações à esquerda e dar força a todas as pessoas que exigem a mudança de política em Portugal.
Irrita-o que exista quem defenda a Constituição... Irrita-o que depois de tanto trabalho de destruição a esperança persista... Irrita-o, acima de tudo, que a tradição já não seja o que foi.
Não sei que vacina Cavaco pode encontrar para curar a sua raiva, mas o retroviral contra Cavaco, Passos e Portas está nas nossas mãos, e vamos aplicá-lo.
Até para a semana!

Bruno Martins

Sem comentários: