quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A CRÓNICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA RÁDIO DIANA/FM


                                                                Clarificação

Quinta, 15 Outubro 2015
Quando na última crónica afirmei que vivíamos tempos de clarificação não imaginava que tal se verificasse com a extensão e profundidade que vimos acontecer na última semana.
A simples possibilidade de um entendimento entre o PS e as forças à sua esquerda levou, como seria de esperar, que a direita parlamentar perdesse o verniz e trouxesse para a ribalta velhos medos e insultos que fazem lembrar os tempos em que incitavam ao terrorismo contra os centros de trabalho do PCP, mostrando a sua real base genética.
No PS, perante a mesma possibilidade, um conjunto de “notáveis”, ex-dirigentes e outros personagens que muitas vezes acusaram o PCP de empurrar o PS para a direita, vêm agora agitar todos os papões, utilizando, nalguns casos, exactamente a mesma linguagem trauliteira, defendendo que o seu espaço natural é o entendimento com a direita ou, pelo menos num dos casos, a querer levar a referendo interno a decisão sobre o campo político no qual o PS quer estar.
Não deixa de ser curioso e esclarecedor que o actual, e o anterior secretário-geral da UGT tenham afirmado que preferiam que o seu partido se aliasse à direita, tornando claras as razões das suas disponibilidades para fazer acordos com o governo e as associações patronais.
É agora claro que a comunicação social está manietada, fazendo de opinião notícia, inventando cenários dantescos perante a possibilidade de um governo suportado por uma maioria parlamentar diferente da que nos governou nos últimos quatro anos, chegando ao ridículo de associar uma queda bolsista a essa possibilidade.
Também ficou claro que na composição dos painéis de fazedores de opinião que vão passando pelas televisões, não há lugar a independência ou equidistância. A esmagadora maioria foi escolhida por estar do mesmo lado, sendo a situação mais escandalosa a que existe no canal público recentemente reformulado.
Sempre foi assim, dirão alguns. É verdade, mas até aqui havia o decoro de fingir que não era bem assim.
Estamos longe de perceber qual será o desfecho deste processo que surgiu de um resultado eleitoral em que a maioria dos eleitores rejeitou a política do governo, sendo que o regresso da política à vida pública é já um dos aspectos mais positivos saídos das últimas eleições.
Por mim, continuo com esperança que seja encontrada uma solução governativa que permita o cumprimento do programa mínimo apresentado pelo PCP e divulgado após a primeira reunião com os dirigentes do PS.
É simples. Basta que todas as posições se clarifiquem.
 Até para a semana
Eduardo Luciano

Sem comentários: