quarta-feira, 29 de julho de 2015

DIREITO Á OPINIÃO – (Texto de A.N.B.)

Relativamente ao comunicado do MUDA, não devo por ora dizer mais do que isto.Mas também não quero dizer menos do que isto. 
Vejam lá que o "MUDA" deu o sinal de partida e encetou "a sua fuga para a frente" sem reparar que levou logo o seu "beijo da morte" em 2013 quando fez uma escolha errada e apenas de acordo com as suas próprios interesses e exclusivista visão conjuntural.Sem cuidar minimamente quer do seu futuro politico.Quer especialmente do futuro do Alandroal.Afinal bem mais importante naquele e em todos os momentos e circunstâncias.Como se sabe que já está a ver-se e a acontecer.

Não é assobiando para o lado que o MUDA vem agora fazer de "virgem ofendida" quando sabe melhor do que ninguém que tem, no seu seio, um líder com o cadastro politico de duas (ou mais) traições politicas directas que, aliás, o levaram directamente à expulsão do PS; depois ao destrambelho e à desorganização completa da sua própria candidatura autárquica e, por fim, a incompetência demonstrada na negociação do PAEL. Isto para não falar da inércia e do atraso económico em que o Concelho do Alandroal tornou a cair no seu mandato...até aos dias de hoje.

Com mais ou menos argumentos tecnicistas, a verdade é que aquilo que o MUDA vem fazer com este Comunicado é tentar abrir terreno e (re)posicionar-se para uma nova candidatura autárquica. A pergunta óbvia é esta: não está com demasiada pressa? O Alandroal precisará deste tipo de candidatos que vão mudando de campo como quem muda de camisinha, só porque foram já uma vez presidente(s) e julgam que podem,por simples calculo eleitoral e impunemente, vir a sê-lo de novo. 

Porque será,por exemplo, que num Comunicado deste tipo, o MUDA não vem antes falar-nos do "Programa Capacitar" cujas candidaturas já abriram este mês decorrendo até ao final de Setembro e que tem uma variante chamada Erasmus- autarquias que, essa sim, podia e deveria interessar-nos e aproveitar-nos bastante enquanto Autarquia.

Onde é que o MUDA (ou agora a CDU) apresentaram "uma estratégia de desenvolvimento económico local", em parceria com especialistas nesta matéria que possam identificar os diversos recursos endógenos que urge pôr em acção e em movimento no Concelho? 
O Alandroal, já por uma vez sequer se deu conta da ligação muito estreita que deve manter com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses? Se bem que o Endovélico ajude será que resolveu ou resolve algum problema estrutural e de fundo do Concelho?

O MUDA e o seu principal líder não tendo força por si próprio para ganhar a Câmara vem agora dizer-nos que está mais uma vez pronto a renegar o seu próprio passado e fazer alianças eleitorais com o PSD,se necessário.E, já agora, porque não com o DITA?...O líder,ele próprio, deste movimento local aceitaria sequer uma tal desfaçatez?

Vamos lá a ter calma,vamos lá a debater e a desenvolver ideias praticas e viáveis de desenvolvimento local,diria,sem a pressa dos cargos,e sem a ganância dos títulos e mordomias.E, sobretudo, sem atropelar os interesses reais das populações que não podem em devem ser meros instrumentos da vontade de poder de alguns. Por mais responsáveis e/ou irresponsáveis que se apresentem. 
Uma situação de que o Alandroal tem, infelizmente, uma larga e triste experiência. Preparem-se mas a sério.Deixem-se de deitar-nos poeira para os olhos.Por ora,já chega de um passado e presente apressado e eleitoralista. 
2017 ainda está e vem um bocado longe.Certos e reconhecidos actores podem esperar.O Alandroal tem mais vida e, neste presente, bastante mais com que se preocupar e ser ou não capaz de resolver.

Melhores cumprimentos

Antonio Neves Berbem 

16 comentários:

Anónimo disse...

Que bem escrito caro ANB, mais palavras para quê.
Por aqui ainda há umas dúvidas em relação a combinação entre as altas instâncias do PS e o Sr. Grilo, há quem fale que vai ser uma coligação MUDA - PS liderada pelo candidato do Muda juntamente com o candidato do PS, e há os que afirmam que o Sr. Grilo vai mesmo ser o candidato do PS que a ser assim para além da falta de ética deste Sr, também a temos por parte do partido Socialista.

Parece que vale tudo para ter o poder no Alandroal, e está a coisa má.
Como a minha avó dizia quem mexe no mel lambuza-se.

Paulo Oliveira

Anónimo disse...

A.N.B. ao melhor estilo e igual a si próprio. Mais uma vez demonstra grande conhecimento de tudo menos da realidade do Alandroal.
É só tiros ao lado.
Do passado sabe pouco, do presente nada sabe e do futuro menos ainda.
Mas não desista A.N.B., toda a terra precisa do seu teórico.

francisco tátá disse...

A tanto me vejo forçado:
O sr. A.N.B. emitiu uma opinião que teve a coragem de assinar. Se alguem visado lhe quiser responder sabe perfeitamente a quem se dirigir. Não vou permitir portanto que a coberto do anonimato se aproveitem para destilar todo o genero de comentários passiveis de serem considerados ofensivos e atentatórios da dignidade seja de quem for.

Responsável pela colocação dos comentários

Anónimo disse...


OBS.

Estive agora mesmo a ler o Comentário das 11.22 (29//7) e fiquei com a noção clara de que não seria uma má ideia lembrar,uma vez mais, a quem fez o Dito comentário anónimo que não existe pratica sem teoria. E que o contrário também é necessariamente verdade. Não precisa de consultar nenhum manual para saber que todo o exercício da politica deriva e converge numa chamada «praxis politica». Isto é da síntese (hegeliana) das duas coisas.Melhor ou pior desempenhadas. As coisas não se fazem e não acontecem ao calha!

O problema está, portanto, em perceber que no caso do Alandroal (do J.G. e de outros ex-presidentes) o que importa verificar, tornando-se decisivo, é que "os programas,as ambições,e as promessas eleitorais só são credíveis se quem os enuncia também o foram e são.

E que, já agora, o único meio de comprovar esta afirmação incontornável é pelo exemplo que demos e vamos dando. Que pode estar, infelizmente, muitas vezes acompanhado de cobardia e medo e muito poucas vezes da indispensável coragem politica.

Exemplificando: se o Ex-presidente tem o MUDA consigo porque é que precisa de se esconder e do PS para ser candidato e, eventualmente, começar a ganhar ou perder...
Ou será que não é capaz de ser um carregador do seu (próprio) piano? E como tal e, como quem não quer a coisa, já está a trabalhar para sua própria derrota sem o saber agora prever?

Dito isto, vou já acabar agradeço-lhe o seu Comentário embora lhe recorde que o caminho dos homens não se constrói fazendo concessões atrás de concessões nas coisas essenciais. Se puder leia a "Ética a Nicómaco"de A. Aí poderá,então, perceber onde está a origem e estão parte dos (seus) mencionados "tiros ao lado que apontou".

Com os melhores cumprimentos

António Neves Berbem

Anónimo disse...

Excelente comentário caro ANB bem escrito e dizendo coisas bem assertivas.
Escreva mais vezes que alguns políticos ficam incomodados.

Anónimo disse...

Caro Sr. Francisco, pessoa que respeito e felicito pelo seu excelente blog.
Só conheço o Sr. de vista e por indicação de amigos comuns, pois vivo no Alandroal mas não sou daqui e nunca se proporcionou falar com o meu amigo.

Metendo foice em ceara alheia, acho que por vezes o caro Francisco se preocupa demasiado e a meu ver desnecessariamente, em controlar alguns comentários que são feitos a certos políticos do Concelho do Alandroal.

Já tenho lido no seu blog alguns comentários sobre políticos, deputados, Ex políticos que, agora são administradores, banqueiros, etc., onde sem qualquer censura se chama, vigaristas, ladrões e outras coisas pouco simpáticas mas assertivas e merecidas, e alguns desses comentários escritos e assinados pela sua pessoa.Como ficamos, há políticos de primeira e outros de terceira? É conforme a cor?

Nada de mais, é normal em Portugal, País onde felizmente há liberdade de expressão graças ao 25 de Abril, às vezes até de formas menos próprias a toda a gente que de alguma forma é figura pública e se expõe, como futebolistas, políticos, artistas, etc, etc.

Como tal, quer-me parecer que o Sr. Francisco se preocupa de mais com essas coisas e no que toca a certos políticos do Alandroal não bate a coisa bem, pois tem que ter o mesmo tratamento de todos os outros políticos e governantes deste País, nem mais, nem menos.

Quem não quer ser falado e criticado não se mete nessas coisas e francamente não entendo porque é que o Sr. Francisco se torna muitas vezes o advogado do diabo, ou a Madre Teresa de Calcutá, não tem que o fazer, nem o deve fazer, já é tudo gente crescida que se pode defender, também no anonimato ou não.

Ofensas a nível pessoal e sobre a vida privada das pessoas é uma coisa, agora chamar ladrão a um politico do Aandroal da mesma forma como se chama a toda a hora a todos os políticos deste País, é coisa normal e prática comum, até porque na verdade os políticos são na sua maioria o que se sabe, é normal que, quem muito promete e não cumpre as pessoas lhe possam chamar por exemplo, mentirosos, é a verdade, é o que é.

Não é este meu comentário sequer uma crítica à forma como gere o seu blog, é apenas uma opinião de quem todos os dias vem a este espaço e também por aqui manda umas bocas, muitas vezes acutilantes, mas com o cuidado de não ofender nem entrar no que é a privacidade de cada um, estranho que ás vezes o senhor publica, e outras não, o critério é seu.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
Excelente comentário caro ANB bem escrito e dizendo coisas bem assertivas.
Escreva mais vezes que alguns políticos ficam incomodados.

30 julho, 2015 13:10


Não são só os políticos que ficam incomodados , é toda a corte do rei que esta de boca já aberta à espera da sopa do tacho.
E por aqui me fico porque se disser mais verdades o Xico não publica, e se é contra os Mudas........

francisco tátá disse...

Muito obrigado pelo seu comentário.
Mereceu-me toda a atenção, e são pertinentes as suas observações.
Apenas uma pequena observação, aliás duas.
Se utilizo os adverbios que menciona para catalogar certas e determinadas pessoas da alta esfera, nunca o faço anonimamente. Assino sempre e como tal responsabilizo-me, se me quiserem processar. E basei-me sempre em factos amplamente divulgados na comunicaçõ social ou por entidades crediveis. O mesmo faria, e faço como pode a seguir comprovar quando a pessoa se identifica.
Se as mesmas provem de algum comentário anónimo e as coloco é porque o facto é do dominio publico e já foi devidamente comprovado. Diga-me lá agora, pensando com seriedade, que papel seria o meu se permitisse que pessoas que conheço pessoalmente e com as quais frequentemente me cruzo e me estendem a mão e eu tambem a eles permitisse que a coberto do anonimato as mesmas fossem ofendidas?
Chamar incompetente, mau gestor, dizer que gastou mal o dinheiro nisto ou naquilo, é uma opinião, chamar ladrão, vigarista ou utilizar outros termos ofensivos do bom nome é muito diferente.

Já agora permita-me responder a dois comentários de outos visitantes:
ás 13,55 de 29 julho
Refere, e muito bem que na A. M. é que se deveriam discutir estes assuntos (a propósito do comunicado do MUDA). Tem toda a razão.
Mas deveria saber que o MUDA não tem qualquer cargo autárquico, e que a A. M. onde se discutiu o FAM, foi apenas reservada a membros eleitos). No entanto qualquer cidadão ou força politica tem todo o direito e deve, discutir o assunto. Foi o caso.

Resposta ao Srº Pablo Escobar:
Obrigado por me promover a administrador do Google.
É pena partir do Sr. Pablo Escobar, que nada percebe destas coisas e como tal não deve lá ter qualquer poder.
Ó senhor...já uma vez aqui expliquei que o Google é que escolhe a seu belo prazer os temas que coloca como indicativo de quaquer site.
Porque não se queixa a quem de dreito? Quer o endereço? Eu dou:
noreply-comment@blogger.com

administrador (mas do Al Tejo)

Anónimo disse...

Felicito o sr ANB pela sua frontalidade e assertividade.
Coloco as seguintes questões:

1- Esta aproximação extingue o MUDA?
2- Coexistindo PS e MUda serão uma única força politica?
3- Teremos uma coligação tipo VERDE / PCP ou tipo PSD/ CDS ?
4- Sendo o MUDA um movimento independente criado na conjugação de elementos de várias forças politicas, como serão os seus membros "obrigados" a votar PS ?
5- Se o seu lider voltar a militar no partido socialista será legitimo continuar no MUda ? Quem comandará então os destinos do MUDA - Mudar ADl ?
6- As promessas e os bons ventos expressos ainda há bem pouco tempo pelo MUDAR ADL eram promessas socialistas? Soprarão os bons ventos do lado do PS para o Alandroal ou para o antigo militante do PS?
7- Então porque não sopraram em 2013 quando todo o MUDA se movimentou para dar o seu voto ao Partido comunista ? Esqueceu-se o sr João Grilo da sua ex militância socialista? Deixou o lider do MUDA o PS e o candidato do PS na esperança, no salivar da promessa e apoiou a candidata comunista, num melhor projeto para o alandroal ou simplesmente porque lhe era mais favorável?
8- Entrará no Ps com convicção politica, ideal socialista ? PS arrependido?
9-Acredita ou acreditou alguma vez firmemente no seu Movimento ao serviço do desenvolvimento do Alandroal?
10- As bandeiras do MUDA voltarão a esvoaçar na próxima campanha eleitoral no Alandroal na caravana do PS tal como esvoaçaram na do PCP?
11- Ou ... simplesmente deixarão de existir

Anónimo disse...

Resposta ao Srº Pablo Escobar:
Obrigado por me promover a administrador do Google.
É pena partir do Sr. Pablo Escobar, que nada percebe destas coisas e como tal não deve lá ter qualquer poder.


Ora Sr. Francisco, então porque é que não publica o comentário do Sr. Pablo Escobar para termos comparação e opinarmos sobre o que o comentador diz e o que o Sr. Administrador contesta.
Não seria mais correcto, mais transparente, mais honesto? Mais limpo?

Boa noite.

francisco tátá disse...

Apenas porque me ofende colocando em causa a minha honestidade e porque inclui uma afirmação que não posso confirmar e que não se verificando me poderia acarretar responsabilidades.

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
Resposta ao Srº Pablo Escobar:
Obrigado por me promover a administrador do Google.
É pena partir do Sr. Pablo Escobar, que nada percebe destas coisas e como tal não deve lá ter qualquer poder.

Muito obrigado pela resposta mas estou de férias e só agora li e como tal vou responder embora saiba que não vai publicar, se não há ofensa, logo vai arranjar alguma ou não seja a língua Portuguesa traiçoeira quando se quer.

Com todo o respeito mas quem tem que olhar pela imagem e pela boa ética do seu blog é o amigo e não terceiros. O que lhe ficaria bem era como responsável do seu blog contactar com o GOOGLE e não mandar o endereço electrónico para alguém o fazer por si, posso até não entender nada destas coisas mas por favor não queira atirar areia para os olhos dos outros.

O Francisco ainda não tratou de ser retirado O PRESIDENTE CORRUPTO porque se trata da pessoa que sabemos, porque na verdade vai começar a ser julgado outro EX. Presidente do ALANDROAL, também por alegada corrupção entre outras coisas, e o amigo nem uma noticia deu sobre o assunto, já não se deve recordar, mas quando foi do outro quase que o julgaram em praça pública e o mesmo foi feito e consentido por si no seu blog.
Não vai de certo ter este problema de retirar qualquer frase sobre o julgamento do Presidente Grilo, porque simplesmente nada vão publicar, uns são filhos da mãe e outros da pppppppp.

Vamos lá a ser honestos e dar todas as noticias do Alandroal, sejam bombásticas ou não, sejam incomodativas ou não, mas com os mesmos critérios para todos, é que isto das tendências e tratamento privilegiados fica-lhe mal.

francisco tátá disse...

Como vê não tenho qualquer duvida em colocar o seu comentário, porque nada me pesa na consciencia. Mas antes do mais desejo-lhe a continuação de boas férias.
Não merece a pena perder mais tempo Apenas duas coisas: Não tenho que contactar o Google porque ,nem o Google me passa cartão, e porque não me incomodam de maneira alguma os critérios adoptados pelo mesmo. Esteja descansado que por aqui não se protege seja quem for, e quando é preciso elogiar elogia-se, quando é preciso criticar critica-se quando houver notícias sejam bombasticas ou não as mesmas são dadas a conhecer.
Bastava uma leitura mais atenta, quer de comentários, quer de artigos para verificar que assim é. Parece-me bem que afinal é o amigo que só quer ver para um lado. Não será assim?
Já agora e a titulo de curiosidade (acredita se quiser) posso afirmar-lhe que 75% dos comentários que considero impublicaveis e como tal vão para o caixote do lixo dizem respeito à pessoa que o amigo considera vitima do Al Tejo.
Mantemo-nos há 12 anos com uma media de 200 visitas diarias, talvez porque nunca tomámos partido por A ou B. e porque fazemos questão de valorizar a terra onde nascemos e fomos crescendo.
Continuação de boas ferias.
Chico Manuel

Anónimo disse...

Não tenho nada a ver com o assunto, mas o comentador pergunta e bem porque é que não se comenta sobre o caso do SR.JOÃO GRILO ser também arguido num processo que tem a ver com a sua conduta como ex Presidente do Alandroal.
Quando aconteceu o mesmo ao SR. NABAIS as criticas e comentários por aqui foram mais que muitas, eram os notáveis deste blog que opinavam, foi o Administrador deste blog que também fez vários comentários, mas agora, segredo dos deuses, até parece que ninguém sabe da nada.
É estranho, e se não há de facto aqui tendências e protecções, com todo o respeito Sr Administrador, parece.

francisco tátá disse...

Claro que tem a ver com o assunto tal como qualquer cidadão que faz o favor de consultar este espaço.
Apenas lhe solicito que se possivel me informe qual a fonte segura, meio de comunicação ou qualquer documento válido onde me possa basear para divulgar tal notícia. Até agora apenas tomei conhecimento do que afirma por intermédio de comentários ainda por cima anónimos. Quer que divulgue ou permita comentários com afirmações de tal responsabilidae bseado em comentáros anónimos?
Já agora esclareça-me onde viu aqui algo escrito ou comentado por mim a propósito de quando o Sr. J.N. foi arguido. Viu isso sim extratos da comunicação social devidamente identificada, e até um video cuja proveniência tive o cuidado de mencionar e que foi publica.

Chico Manuel

Anónimo disse...

Sr. Francisco Tátá,

Felicito-o pelos últimos esclarecimentos e por favor não faça caso de gente assim a única coisa que querem é caluniar, o que acabam de fazer ao lançar uma noticia que a seguir, quando lhe é pedida a fonte se calam. Porque será?
Quanto a opinião do Sr. ANB penso que vai para além da opinião quando afirma que não souberam negociar o PAEL. Que usa do sarcasmo quanto promove hipotéticas coligações com o PSD ou o DITA.
No entanto achei positivo a chamada de atenção para a abertura das candidaturas do Programa Capacitar, que tem uma variante chamada Erasmus-Autarquias, mas essa chamada de atenção deveria ser feita ao Município, pois penso que só o Município pode apresentar essa candidatura.