segunda-feira, 4 de maio de 2015

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL - Rubrica mensal a cargo do Tói da Dadinha

       « MAIO PARDO E VENTOSO FAZ O ANO FORMOSO »

         AGRICULTURA – HORTA – JARDINAGEM – ANIMAIS

 AGRICULTURA – Lavre à volta das matas e limpe o melhor possível para evitar incêndios. Tratar e regar os batatais. Enxertar damasqueiros, amendoeiras, cidreiras e laranjeiras.

 HORTA – No Crescente (dia 25), em local definitivo, semear e plantar abóboras, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves, espinafres, feijão, melancia, melão, nabo, pepino, pimentos, rabanete, repolho, etc. Colher espargos, ervilha, fava, cebola verde; plantar tomate e tratar o já plantado; os batatais devem ser regados e tratados com as caldas.


 JARDIM – Semear cravos, manjericos, trepadeiras e plantas anuais. Colher flores para semente.


ANIMAIS – No Crescente (dia 25) deve-se castrar o gado, tosquiar as ovelhas; procria de cabras e coelhos.

       Como no mês de Maio se festejam por todo o País as “Santas Cruzes”, permita-me o Sr. Administrador recordar e convidar a quem lê este meu modesto e mensal transcrito a visitar a Aldeia de Montesjuntos e a Aldeia da Venda, do nosso Concelho onde ainda com tradicionalismo e culto se assinalam as seculares Festas da Santa Cruz.

 Despeço-me com amizade
 Tói da Dadinha



6 comentários:

Anónimo disse...

As excelentes imagens apoiantes do Borda d'Água de Maio, são um pequeno exemplo de que, com decisão e trabalho inteligente NÃO NECESSITAMOS de importar 65% destes NATURAIS e ESSENCIAIS produtos para consumo humano.
Este pequeno exemplo poderá ser utilizado, desde agora, em uma pergunta: ONDE ANDARAM OU ANDAM AINDA OS (AS) MINISTROS (AS) "AGRÍCOLAS???"(40 anos depois...).
As Fontes da Praça e das Freiras foram destruídas, mas há ALQUEVA.
Quais os seus benefícios para o Concelho?
Onde param as EDIAS as GESTALQUEVAS, etc., etc., etc.?
Para sustentar CHORUDOS mas VAZIOS vencimentos de idéias?

MÃOS Á OBRA, enquanto é tempo e se não souberem fazer, COPIEM AS IMAGENS DE APOIO ao Borda d'Água.

De uma COUVE nasce o pendor da meditação futura e...MUITO URGENTE!!!

Zé Nabo

Anónimo disse...

Subscrevo 100% o comentário anterior. Grandes as imagens onde as palavras sobejam. Acrescento ainda: e um politica de apoio local a uma agricultura sustentável?

Anónimo disse...

Há já algum tempo dei boléia de Évora para o Redondo a um moço. Contou-me que andava em Évora a tirar um curso de hortocultura. Perguntei: vai seguir esse modo de vida? Resposta pronta: claro que não, o meu pai tem esse modo de vida. Isso dá muito pouco. É já o terceiro curso que frequento. Não tenho trabalho, vou-me entretendo a tirar cursos. Agora recebo um pequeno ordenado e subsídeo de almoço. Como o meu pai tem o terreno faço um projeto, recebo o subsídeo mas já sei que não vai ter continuidade, não dá para nos governarmos disso.

Anónimo disse...

Não interessa promover este tipo de agricultura, tornar as pessoas autosuficientes, o que interessa, ao nosso governo e à Comunidade Europeia é patrocinar os grandes produtores que esgotam os solos e utilizam tantos fertilizantes, herbicidas e hormonas químicas que nos envenenam a pouco e pouco. A esses é que o Alqueva veio trazer alguma coisa, ainda por cima dão pouco emprego e mal pago. Cá os da terra, ficaram sem o Guadiana e sem nada.

Anónimo disse...

Só cá os da terra é que ficaram sem Guadiana e SEM NADA?
Mas qual terra?

Então questione-se? Porque pagaram e pagam para não produzir? Não foi PARA OS OUTROS "nos impigirem" o que produzem?

Então nós não temos capacidades e espaços para produzir?

As fotos anexas NÃO ENGANAM.

Questione-se. Informe-se, informe-se BEM Sr(a) Comentador(a).

FICO A DEVER Á TERRA ...

Anónimo disse...

A terra trabalha-se com esforço, com vontade, com gosto ...com consciência que dela, com trabalho, colheremos frutos.
A tese do subsidio deu os frutos negativos que estamos a colher. E se os jovens de hoje pensarem que trabalhar é colher "subsídios" que leiam e se atualizem e vejam onde isso os leva. Se os portugueses continuarem a fazer cursos atrás de cursos para ganhar uns trocados e seguir em frente então continuamos mal. Continuamos a ver seguir a carruagem e nós atrás a ver se alguma coisa cai ... isso são migalhas, são esmolas que se dão aos pobres ... de espirito sem ambição e informação. Eu pago a subsidiodependência, tu pagas a subsidiodependência .... e outras formas de conjugação do verbo pagar.