segunda-feira, 16 de março de 2015

E FOI ASSIM…

A semana a que se convencionou chamar de VI Mostra Gastronómica do Peixe do Rio do Alandroal chegou ao fim. 
Chegou ao fim o período consagrado a tal pitéu, em que muitos dos nossos restaurantes apresentaram nas suas ementas pratos do referido peixe,.O que por certo não obsta a que tal iguaria continue a fazer parte da degustação posta à disposição em vários restaurantes do Concelho.

A finalizar o evento tivemos ontem no Alandroal o programa dominical da SIC -  Portugal em Festa – o que deu azo a um sem número de comentários, quer quando do anuncio do programa, quer após a realização do mesmo. Esclareço desde já que não sou apreciador da parte musical de tais programas – não só desta estação como de todas as outras que preenchem grande pate da sua programação com conteúdos musicais de tais estilos de música. Tanto assim é que não prescindi de ocupar grande parte da tarde de Domingo a assistir ao habitual desafio de futebol, valendo-me das novas tecnologias para visualizar posteriormente o conteúdo de maior interesse do já falado Portugal em Festa.
        Respeito e aceito de bom grado que haja pessoas que gostem. Estão no seu direito e nada nem ninguém tem a ver com as preferências seja de quem for. A este propósito e pelo envio de muitos comentários, tornou-se difícil julgar, muitas vezes o aproveitável (sugestões, criticas construtivas, ou mesmo opiniões a que todos sem excepção têm direito de se pronunciar, da habitual conversa do “bota-abaixo”, da politiquice barata e sem nexo, da frustração politica sempre presente.
Com o respeito que todos sem excepção me merecem, também na qualidade de alandroalense não residente, me assiste o direito de emitir a minha modesta opinião sobre o acontecimento.
Senti-me orgulhoso quando várias pessoas ainda ontem no convívio habitual pós jantar em que normalmente a conversa se debruça sobre a jornada futebolística, a mesma foi trocada pelo que havia sido mostrado do Alandroal na TV. Cena que hoje se repetiu na “cafezada” da manhã.

A começar pelo local com um enquadramento em que a nossa Torre do Relógio e as nossas vetustas Muralhas sobressaiam (guardo na memória a magnifica imagem do pôr do sol captado das ameias), o reconhecimento por parte da Rita F. Rodrigues de que o Alandroal é pródigo em “caras bonitas”, a divulgação da nossa excelente gastronomia, do nosso pão, os enchidos, os queijos, o vinho, a nossa magnífica doçaria, as ofertas de alojamento, o nosso artesanato as artes e ofícios, tudo contribuiu para que o Alandroal tivesse uma projecção que de outra forma seria impossível de alcançar.
Resta-me acrescentar que em contactos estabelecidos com vários dos proprietários de Restaurantes envolvidos, os mesmos foram unanimes em afirmar que foi uma excelente semana de negócios.
Parabéns ao Alandroal e votos para que iniciativas deste género tenham continuidade para bem de todos nós

Chico Manuel

Sem comentários: