quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ORELHUDOS DO CARAÇAS - Rubrica de A.N.B.

A chama sagrada do  Sabão  Grego funcionou”
       “O xadrez não nos torna mais inteligentes; torna-nos mais                   
          inteligentes,isso sim, jogar xadrez” (anónimo)

 I.     
 A Tapada do Caraças, parece que andou sempre povoada por diversos fantasmas e tantos outros actores devotos. E se bem que, uns fossem mais racionais do que outros ,o certo é que, todos fomos por lá passando em alegre debandada, ouvindo vezes sem conto, o seu belo canto das sereias. E dali passávamos para a Ladeira das Pedras, um vero local de aligeiramento de caganças  e de higiene publica,  à moda e escala antiga.
Era o nosso destino diário! Muita coisa, entretanto, acabou de mudar. Especialmente entre os GREGOS numa data muito especial deste Janus.
Aí seus Gregos de uma cana, Gregos do caraças que, num só dia, de uma assentada e através de uma votação democrática, vergaram, para já, a Alemanha ,a União Europeia, o Eurogrupo, o FMI, e até o BCE; bem como  o resto que estamos cá para ver e aprender. Nós, portugueses que andamos  injustamente sempre a correr atrás do prejuízo.Desde 2011.

II.
 Chegou «o sabão/sabonete grego» para lavar a porcaria,  uma vez  ganhas as eleições por um jovem politico Alexis Tsipras através de uma recente formação partidária, o Syrisa, radical de esquerda.
Vamos lá povo grego, comecem por ter um “governo grego” para os gregos e sobretudo para mostrar, à Europa da U.E., que quem deve mandar em vossa casa e no V/país são os que lá nasceram. É isso que é a soberania.
Deixemo-nos de virtudes apenas morais (e perversamente neoliberais) porque também não bastam apenas eleições para se ter uma democracia politica e social. É preciso consultar e colher a experiência dos antigos oráculos. E sobretudo ter agora «os tomates no sítio» com um olho do caraças para os inimigos desta nova fase da vida grega. Sem mais humilhações e sem maiores misérias.
Os países não podem ser laboratórios de alquimia. Os Gregos acabam de o demonstrar. Os portugueses que ponham aqui os olhos, nas próximas eleições, onde toda a nossa Esquerda devia e pode ganhar. Chega de Passos (à) Porta de Cavacos velhos para ficar tudo na mesma.
A Tapada do Caraças, vai cumprir o seu papel, não se deixando ludibriar só com pão e circo democrático da campanha. Assim como a antiga civilizaçao da Grécia clássica do Partenon, de Platão, Aristoteles, Heródoto e Tucídides soube impor-se e transportar-se para esta nosssa desatirculada actualidade de enormes egoismos nacionais.

III. 
Dito isto, e numa análise, mais politica, ainda é preciso ver e rever vários pontos que nos tocam directamente e, aos quais, não podemos estar alheios.
     Vejamos brevemente quais:
(a)   Vão reparando que o governo português, anda a somar derrota atrás de derrota, cumprindo as teses da direita alemã como o nosso inexperiente e “infantil” Passos Coelho não vem deixando de papaguear sempre que bota faladura;
(b)    Por consequência,haverá um enfranquecimento das posições alemãs sobre a política europeia como, entretanto, já se viu com as medidas tomadas pelo Banco Central Europeu;
(c)    Abriu-se doravante a possibilidade de um Governo (o Grego) denunciar no Conselho Europeu as inúmeras ilegalidades das medidas da Troika;
(d)   Os problemas humanitários da Grécia (como os de Portugal) podem voltar a ser vistos como novos critérios políticos e menos contabiliísticos. Ou seja, o desenvolvimento (por cá) foi abandonado enquanto  o acesso às urgências da saúde e da educação não podem recuar mais;
(e)   Um governo como será o grego do Syriza,oposto à rotatividade das forças politicas tradicionais mandantes e das elites burocráticas na U.E., vai romper com o “status quo” de acordo, aliás, com a formidavel ruptura que aconteceu nas urnas gregas;
(f)     Mais importante ainda: o jovem Syriza vai funcionar com gaz suficiente e forças  novas,  de modo que a Europa não lhe pode fechar completamente as portas, porque criaria mais Syrizas; vide o caso do Bloco de Esquerda; digamos que a Esquerda, a partir do PS estará em estado de graça; e a direita em Outubro que se “lixe”;
Em sintese, o resultado desta votação nas Grécia, é também um sério desafio «à porrra da social-democracia europeia» a que acresce o facto de um perdão da divida à Grécia não ser nada fácil de digerir por Berlim, pelos bancos alemães e do norte europeu e por uma tal A. Merkl.
Para trás ficaram «as ideias malignas» que os europeus do Sul não gostam de trabalhar porque é uma grande e nórdica mentira…
Reparem mesmo para finalizar que, em 2012, que o diário alemão “Bild” chegou a recomendar com o maior desplante e arrogância que a Grécia vendesse algumas das suas ilhas e,se fosse preciso a Acrópole.
É como se Portugal para pagar a sua divida externa tivesse de vender a  os Açores, os Jerónimos…ou a Câmara, o nosso dionisíaco Castelo.
Querem maior afronta à liberdade de os povos decidir democraticamente o seu destino, não respeitando os votos livres dos seus eleitores já com tantos anos de integração europeia?
Estão a ver se viesse esse a ser o caso, como o oráculo do “ Forma do Caraças” reagiria e que conselhos nos daria ou que atitudes tomaria vagueando pensativo pela Tapada para em seguida subir ao nosso Castelo e, de lá soltar o seu grito de guerra…como aina hoje parece acontecer em certas longas e frias madrugadas.
Estão a ver de que valeriam os esforços pela “ditosa mãe-pátria” vividos e protagonizados por tantas e tantas gerações de portugueses e alandroalenses ao logo de quase dez séculos? A Consolação servir-nos-ia de alguma coisa?
Abençoado Oráculo das Caraças!
     Melhores saudações
        António Neves Berbém
           1/Fevereiro/2015


Sem comentários: