quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM


Quarta, 18 Fevereiro 2015 08:46
Não sou nem nunca fui um amante do carnaval. Tanto quanto me julgo ainda recordar, só me fantasiei uma vez e foi na minha meninice.
Todavia, não posso deixar de reconhecer que o Entrudo é aproveitado pela esmagadora maioria dos portugueses para confraternizarem com a família e amigos. O lazer e o divertimento fazem parte da vida das pessoas. Talvez, por isso, há quem defenda a tese de que os países com sucesso, são aqueles cujos seus cidadãos se divertem com alguma regularidade.
Contudo não podemos deixar de levar em linha de conta os tempos em que vivemos. O programa de austeridade e a presença da TROIKA ainda se faz e fará sentir, infelizmente por muitos e bons anos. E esta presença não foi imperativa, foram e serão nossos convidados enquanto o país tiver necessidade de se financiar aos níveis que tem feito para fazer face às suas obrigações. Não temos petróleo ou outras riquezas similares. Nem somos um país, ainda, com as exportações em índices que nos permitam ser financeiramente quase autossuficientes. Todavia, estou certo, que esse dia chegará.
Embora exista a monitorização das nossas contas públicas realizada por instituições externas, penso que a tolerância de ponto referente ao dia de carnaval deveria ter sido concedida. Sei, todavia, que esta posição não é a defendida pelo nosso primeiro-ministro, mas entendo e respeito o seu ponto de vista. Pois, conceder a tolerância nesta altura, poderia ser entendida como um sinal de que os esforços não valeram a pena, que não há mais reformas para levar a cabo, e que regresso ao desmando ser-nos-ia indiferente.
O certo é que, temos, porém, um país cuja metade esteve a trabalhar em respeito à inexistência da tolerância de ponto no dia de Carnaval, e, a outra metade, está a gozar o Carnaval e/ou aproveitando este dia a seu belo prazer. Por isso, estou em crer que a unidade nacional possa ficar de certa maneira um pouco beliscada com esta situação. Sinto mesmo que a maioria das pessoas, que, todavia, não é o meu caso, porque trabalhei, não fica contente e confortável com este tratamento desigual.
Com efeito, do meu ponto de vista, absolutamente, pessoal, deveria o nosso governo dirigir-se aos portugueses e explicar qual ou quais as razões que levaram a não conceder tolerância de ponto no dia de carnaval, mesmo fora do período do resgate. Assim, tomando esta posição, estou em crer, que, dar-se-ia um bom contributo, na defesa da unidade e coesão nacional.


Sem comentários: