quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

INICIATIVA C.M.A.

                     Saias Alentejanas candidatas a Património Mundial

A Câmara Municipal de Alandroal em parceria com outras câmaras da região têm em marcha o projeto de candidatura das Saias Alentejanas e do Cante ao Despique a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A candidatura surge com o propósito de manter viva a tradição e em conjunto com os vários grupos alentejanos dar nova vida à cultura regional e ao cante.

O projeto teve início no ano passado com a organização do primeiro encontro de Saias Alentejanas no Alandroal, ao qual se associaram de imediato as autarquias de Redondo, Vila Viçosa, Borba, Campo Maior e Elvas, tornando-se um objetivo conjunto.
Neste momento, as autarquias estão a proceder à recolha e compilação de informações e dados que sirvam de suporte à candidatura e que permitam que esta seja entregue no decorrer deste ano.

O grupo de municípios a lutar por este objetivo não está encerrado, existindo a vontade de alargar o convite a outras câmaras, tais como, Arronches Monforte, Estremoz e a alguns municípios de Espanha, Bélgica e França.








Fonte Site da C.M.A.


23 comentários:

Anónimo disse...


A começar pelo 1.º comentário, há, sem dúvida, uma fome insaciável de dizer mal, de desfazer, de maldizer,
e nada mais do que isso !...
LAMENTÁVEL !...

Até á presente data, há seis Municípios que aderiram, e se aceitarem o convite as outras três
Câmaras como aqui é referido, assim
como alguns Municípios de Espanha,
Bélgica e França, estes comentadores ficarão com um melão...
O que aqui foi demonstrado, é que para além da má lingua, nem sequer
têm o mínimo conhecimento do que falam !... Santa ignorâmcia !

Aguardem, informem-se e ponham de lado todo esse malvado ódio.

Boa noite





Anónimo disse...

Enganou-se no local onde colocar o comentário, pois até à data só vejo o seu.
Pelo que calculo o amigo acredita que o projecto vai ávante e considera má lingua debater o assunto e critica quem ,com algum conhecimento na matéria não concorda. Agora até já na Belgica e na França se cantam saias.
E os outros é que não têm conhecimento do que falam.
Olhe boa noite

Águamel

Anónimo disse...

"Agora até já na Belgica e na França se cantam saias."

Caro amigo, saias é comigo, eu até as canto no Japão ou na Lapónia, vinde a mim, saias.

E se fossem todos dar banho ao cão, coisa que também se faz em França e na Bélgica, e até no Alandroal.

Enfim, é triste ver o que esta nossa Presidente nos trás para debate, é pura diversão e fantasia para nos fazer esquecer dos problemas do dia a dia, como a água que não chega ou chega mal, como as estradas de terra e caminhos que temos que diariamente percorrer para entrarmos e sair de casa, tudo isto não importa, o importante são as saias.

Anónimo disse...

Encontro de saias no Alandroal?
Mas que encontro tão significativo esse?
E que saias ? As de Campo Maior?
O seu a seu dono.
Tanto provincianismo santo DEUS.

Anónimo disse...

Façam mas é alguma coisa por este concelho que está completamente parado no tempo e deixem-se de saias e saiotes.

Qualquer dia lembram-se candidatar a património mundial os capotes e as samarras.

Trabalhem e façam alguma coisa que se veja que é para isso que foram eleitos

Anónimo disse...

O Cante Alentejano é Património Imaterial da Humanidade, e como tal as saias e outras modas do Alentejo que dele fazem parte.

Anónimo disse...

O encontro significativo é o que se viu e presenciou e escutou, e para os que não viram nem ouviram o que foi uma vergonha a juntar à falta de comida do que devia ser um lanche ou jantar e virou degustação, o encontro significativo de saias é o que se vê nas fotografias.

Comunista envergonhado.

Anónimo disse...

O senhor ou senhora de comunista não tem nada, e de envergonhado muito menos. O que queria era almoçaradas lancharadas e jantaradas à conta do dinheiro público pois olhe lamento informar mas isso acabou. Vá ao dicionário ver o que significa mostra, e depois diga qualquer coisa, porque para promover é a câmara para comer é nos restaurantes para o comércio local ficar a ganhar.

Anónimo disse...

Sou a favor de todas as iniciativas cukturais. Mas estas das saias ... Mostrontambem aquina minha ignorancia pois nunca vi cantar saias no alandroal. provavelmente ... Não as dei como tradicao local aqui perto saias as de campo maior e as de bencatel .. De alandroal? Desconhecia ...ignorancia minha ou distracao. Em todo o caso não vejo a necessidade da iniciativa uma vez que o cante ja la esta e muito bem e nele se incluem as suas variedades musicais . Algum desgaste de energia numa iniciativa que para ser bem feita necessita de euros e não so de boa vontade. Havera ja algum nos cofres camararios? parabens a gestao autarquica se assim for. Sugestao minha a existir ser canalizado para o apoio a qualquer coisa no concelho e digo qualquer coisa porque esta tudo de rastos. Esta inoperancia e visivel e triste ate.

Anónimo disse...

para promover é a câmara para comer é nos restaurantes para o comércio local ficar a ganhar.

TEM QUE DIZER ISSO A SENHORA PRESIDENTE E AOS SENHORES VEREADORES, PORQUE QUEM MONTOU TENDA AO PÉ DO MERCADO PARA DAR À POPULAÇÃO CALDETA DE PEIXE, FOI ESTE EXECUTIVO NÃO FOI O COMENTADOR ACIMA QUE O AMIGO CRITICA SÒ PORQUE O DITO DIZ ESTAR ENVERGONHADO, COMO SE NÃO TIVESSE RAZÕES DE SOBRA PARA ISSO.
SE ALGUEM OFERECE LANCHES QUE DEVIAM SER JANTAR PORQUE COM O ATRASO A COMIDA SÓ FICOU PRONTA À HORA DE JANTAR É ESTE EXECUTIVO QUE PELOS VISTOS E PELO SEU COMENTÁRIO TIRA GENTE AO NEGOCIO LOCAL QUE FICA A PERDER.
A COISA FOI DE FACTO TÃO MÁ QUE O QUE DEVIA SER UM PETISCO VIROU DEGUSTAÇÃO DE REPENTE, TEVE BEM A PRESIDENTE A TAPAR O BURACO, ALIÁS A SENHORA A TAPAR BURACOS É ESPECIALISTA, SÓ QUE OS TAPA MAL, E QUANDO VEM A CHUVA FICA O BURACO ABERTO OUTRA VEZ, É COMO ESTRADAS DO CONCELHO QUE ESTÃO UMA VERGONHA.
QUANTO A SI CARO COMENTADOS DE 16 janeiro, 2015 00:22, PERDEU UMA BOA OCASIÃO PARA ESTAR CALADO.
E MAIS LHE DIGO, ENVERGONHADO NÃO ESTOU PORQUE NÃO ESTÃO LÁ A MINHA CUSTA E COMO TAL NÃO ME ENGANARAM, JÁ TRISTE E PREOCUPADO COM ESTE REGABOFE E ESTA TOTAL DESGOVERNAÇÃO, ESTOU.

Anónimo disse...


Bom, o problema não está nas Saias,
parece-me estar é por baixo do "KILT".
Andam por aqui alguns armados em "Escoceses"...

Aguardemos com serenidade o desenrolar dos acontecimentos...

Anónimo disse...

16 janeiro, 2015 10:40

oh senhore comentador das 16:56, o senhor está mesmo é desgostoso com o resultado das eleições, porque se não foi você que lá os pôs então nem que fosse o papa que lá estive.

Quanto a tapar buracos e a senhora presidente ser especialista olha que tem mesmo que ser com os buracões que os dois anteriores presidentes lá deixaram tem mesmo de ser são muitos milhões, e olhe que não foi só em caldetas e almoçaradas e jantaradas foi noutras coisas que nós bem sabemos.

Boa tarde e não se aborreça, a vida é mesmo assim.

Anónimo disse...

Ai, ai, ai, ai... então não é que os Jornais e algumas Revistas já estão falando nas Saias?

Estou pra ver

Até ver

Anónimo disse...

A cultura, sempre a cultura, pouco lhe ligam a maioria dos políticos, é sempre feita ás 3 pancadas como se de uma coisa menor e desnecessária se trata-se e caso haja algum dinheiro que sobre, mas depois é por causa da dita que governos caem, que Autarcas ficam mal vistos e alguns queimados para sempre.

Aristóteles interrogado sobre a diferença existente entre os homens cultos e os incultos, disse:

'A mesma diferença que existe entre os vivos e os mortos'.

Por aqui tivemos a "cultura nunca vista nem conseguida" que foi o que se viu e se sentiu, e agora pelos vistos temos a cultura das " saias ". Espero que esta tenha melhores resultados que a anterior mas a ver pela capacidade e conhecimento e nível cultura de quem a apregoa e diz que vai fazer, o resultado vai de certo ser desastroso.
Continuamos é a não ter uma politica cultural e uma programação pobre e de baixo nível, com cinema mais ou menos regular e umas coisinhas desgarradas na sua maioria feitas pela prata da casa que fazem o melhor que podem e dão o melhor de si, é de facto muito pouco e mal feito, muito longe do programa cultural que a CDU prometeu ás pessoas e que consta no seu programa.
Chama-se a isso entre muitas coisas um embuste e vender gato por lebre, sejamos directos, aldrabices e mentiras eleitorais.

Volta, estás perdoado.

Anónimo disse...


"Anónimo Anónimo disse...
Ai, ai, ai, ai... então não é que os Jornais e algumas Revistas já estão falando nas Saias?

Estou pra ver

Até ver


16 janeiro, 2015 22:43"

Com todo o respeito mas falando de forma direta e sem papas na língua que o 25 de Abril já lá leva quase 41 anos. Tão idiotas são os jornais que publicam tal disparate como quem o fomenta e divulga.

O CANTE ALENTEJANO já é Património Imaterial da Humanidade, e as SAIAS como outros géneros de musica Popular do Alentejo Fazem parte integrante do mesmo, só gente sem informação ou que quer criar divisões, é que andam com estes provincianismos mesquinhos e estes disparates.
Como se diz por aqui, andam a arranjar lenha para se queimarem e a fazerem tristes figuras.

Estamos bem entregues,
e por aqui me fico.

Anónimo disse...


"Não vás sapateiro além da chinela"

"Cada macaco no seu galho"


Encaixam-se perfeitamente neste contexto e assentam que nem uma luva
em alguns comentadores!...

Será que as 6 Câmaras que já aderiram só têm profissionais incompetentes ???....

Bom, pelo que aqui é exposto..., a competência, os conhecimentos, o Q.I concentra-se apenas num
cérebro, e tudo o resto é ...

Segundo os entendidos, a mania da superioridade, deve traduzir-se exactamente no contrário !...

RESPEITE-SE O TRABALHO DOS PROFISSINAIS ENVOLVIDOS NESTE ASSUNTO !

E mais não digo...

Bom dia

Anónimo disse...

Devia era a Senhora Presidente procurar candidaturas para entrar dinheiro que não temos e não rejeitar as que lhes são dadas conhecimento, coisa que já fez.
As coisas sérias e importantes para o Concelho e para as pessoas que nele vivem são chutadas para canto, simplesmente porque não tem capacidade das resolver ou não dá jeito, e agora andam com candidaturas de saias.
Srª Presidente, e que tal uma doze de humildade para admitir que não tem capacidade para governar o barco e tomar medidas sérias para que o mesmo não vá ao fundo de vez e não se limitar assegurar o lugar que é bom e dá regalias e o belo ao fim do mês.
Marque a diferença, é que essa de não andar no carro do Município fora do horário de expediente é para inglês ver, é mais um provincianismo seu que não leva a nada, é folclore, são saias.

Anónimo disse...

"Será que as 6 Câmaras que já aderiram só têm profissionais incompetentes ???...."

Mas quais seis câmaras que aderiram se tudo ainda está a ser cozinhado e nada foi decidido em concreto e em conjunto, onde é que esta escrito que 6 ou mais Municípios querem ou vão levar as saias a património da Humanidade?
Falei ontem com o Vereador do Redondo que me disse que afinal as coisas não são bem assim, há vontade de promover as saias como estilo do Alto Alentejo e fazer algumas parcerias com Espanha por causa de aproveitamento de fundos comunitários o que pode ser proveitoso para os Municipios que estão ainda em conversações nesse sentido, mas que daí a candidatar as saias a património da humanidade, é na opinião do vereador um tremendo disparate e coisa sem sentido algum, temos o cante e as saias fazem parte dele.
Diz o vereador que tudo o resto só pode ser invenção ou ideia de alguém que fala indevidamente em nome dos outros, de 6 Autarquias como o amigo está a tentar dizer que pelos vistos algumas delas não sabem de nada do que se anda a passar e a inventar.
Enfim, pelo que se vai vendo, palhaçadas e novelas ao estilo Alandroal.É só competência pelo que se vê caro comentador, mas no Alandroal, não.

Anónimo disse...

“RESPEITE-SE O TRABALHO DOS PROFISSINAIS ENVOLVIDOS NESTE ASSUNTO !

E mais não digo...

Bom dia
17 janeiro, 2015 13:46”


Caro comentador o SR. Até pode argumentar que em vez de 6 Municípios aderiram 40, não é a quantidade que é importante e que define as coisas, como alguém disse e bem um dos problemas da democracia é que vale mais a opinião de meia dúzia de idiotas que a de um génio.
Que queiram promover e divulgar as Saias como estilo musical do Alto Alentejo, acho muito bem, que como já se ouviu por aí estes Município querem fazer parcerias entre si e com outros, e até alargar as parcerias aos Municípios de Espanha onde também há cantares similares com as saias, é de apoiar a iniciativa, agora quererem fazer uma nova candidatura de uma música de raiz Popular Alentejana a Património Imaterial da Humanidade, só me surge uma palavra, PIMPINEIRA.

E porque não as açordas a
Património ?
Anda tudo louco, e loucas.

Anónimo disse...

O problema é que a nossa Presidente fala muito mas faz pouco.
Fala até de mais e mete as mãos pelos pés e os pés pelas mãos.
Mau de mais para uma "advogada" experiente.

Já pensou num porta voz competente?

A mensagem de Natal foi a tristeza que se viu, agora são as saias a Património da Humanidade que diz vai ser proposta por 6 Municípios mas pelos vistos não é bem assim, e alguns acham um disparate.
Com todo o respeito, deprimente Srª Presidente.

Anónimo disse...

PARA A SENHORA PRESIDENTE DO ALANDROAL LER E PENSAR SE POR ACASO É COISA QUE AINDA FAZ.

“A candidatura surge com o propósito de manter viva a tradição e em conjunto com os vários grupos alentejanos dar nova vida à cultura regional e ao cante.”

Sra. Presidente, mas manter viva qual tradição se nós não temos nenhuma tradição de saias, vamos trabalhar para manter vivas as tradições dos outros e deixar para trás as que verdadeiramente temos pois ainda nada foi feito?
Dar nova vida ao cante, agora que ele foi considerado Património Imaterial da Humanidade vai o Município do Alandroal e outros dar vida a uma coisa que está com mais vida que nunca? E como? Está à espera que os grupos venham de borla pelo jantar e passeio, é assim que tem feito e deve ser assim que dá vida seja ao que for.

“O projeto teve início no ano passado com a organização do primeiro encontro de Saias Alentejanas no Alandroal,”

Acha mesmo que fez um encontro de saias com aqueles grupinhos pequeninos e muito amadores que cá tivemos? Não é dizer mal, mas pelos vistos a Senhora nunca viu nem ouviu um grupo de saias a serio, porque senão tinha vergonha de chamar à sua festinha mixuruca um encontro de saias, ou então com todo o respeito das duas uma, ou está a passar um atestado de estupidez e burrice às pessoas do seu Concelho ou então é burrice total do seu lado, como ficamos?É preciso ter horizontes muito curtos para achar que fez um encontro de Saias que pelos vistos foi coisa nunca vista e de alto gabarito, e um pouco de respeito pelas SAIAS cara Presidente, se as quer promover que o faça com dignidade, será que não tem noção do ridículo?

“existindo a vontade de alargar o convite a outras câmaras, tais como, Arronches Monforte, Estremoz e a alguns municípios de Espanha, Bélgica e França.”

Já entendi, como a Srª ou qualquer pessoa informada e lúcida sabe que é impossível de todo a UNESCO aprovar outra candidatura da mesma ária (o canto e similar), pela segunda vez à mesma região de um País, vai a candidatura das saias Alentejanas ser apresentada por Espanha, Bélgica ou França, está certo.
Já vi muita coisa sem nenhum nexo absurdas e ridículas serem feitas por políticos do Alandroal, tinha a Sra. em melhor conta e noutro patamar de inteligência e de cultura, mas, pelos vistos assim que se sentam naquela secretaria ficam de todo modificados e a modificação é doentia, embrutece, descompensa os neurónios, digo mesmo estupidifica as pessoas.

Bom domingo para todos e para todas.

Anónimo disse...

A Dra. Mariana que pelos vistos gosta muito de musica alentejana se a quer promover e divulgar,faça com o que é nosso.
Temos os Cantadores dos Reis em crise, elementos válidos que se fartaram e abandonaram o barco.
Ajude a promover o grupo, compre fardamentas, promova deslocações a outros Municípios para espectáculos do grupo, arranje um pequeno subsidio para deslocações e outras coisas necessárias para as pessoas ficarem motivadas e queiram ensaiar e interessar gente nova para o grupo, isso sim é que é promover o Cante, o nosso Cante e não tradições que nunca foram nossas nem nunca tivemos.

Anónimo disse...

Se estes politicas andassem no tereno a ver as condições de acessibilidades, água que não chega ou chega a conta-gotas, valas entupidas, estradas e caminhos rodeados de arvores não limpas e que riscam as viaturas dos utentes, baldes de recolha de lixo que não há e muitos mais problemas reais que afetam as pessoas e em virtude disso se visse vontade de tentar minimizar todos estes problemas que afetam a população, isso sim seria fazer politica séria e eficiente, objetiva.
Ganhavam estes políticos que não eram ridicularizados com saias e afins, e ganhavam as pessoas e o Concelho.

Quem lá os pôs que os tire.