sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A HABITUAL CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA DIARIAMENTE NA DIANA/FM

                                           A nossa sociedade
Vários acontecimentos têm posto em causa a nossa sociedade
Não importará aqui identificar o caso A ou o caso B, ou outro qualquer. Desconhecemos muito daquilo que constitui os respetivos processos judiciais. Conhecemos apenas a parte que a comunicação social nos transmite e, ainda assim, vale o que vale.
Contudo todos temos presentes os inúmeros casos que inquietam a sociedade.
Deixar o poder judicial actuar, com a imparcialidade que se lhe reconhece é algo que é fundamental.
Aliás, não se consegue entender que quando a justiça parece não actuar esta seja criticada por tal, e quando, e bem, o faz haja vozes revoltadas que põem em causa os princípios do Estado de Direito democrático, ou seja, aquele Estado que se encontra limitado pelo direito.
Tenhamos pois a serenidade de saber esperar, qualidade que alguns parece não terem, para que as instituições judiciais possam funcionar com a tranquilidade que este tipo de processos exige e que a investigação necessita.
É que, segundo a CRP, todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
Agora que não se refira, porque não é verdade, que o problema é da política. Não, não é assim.
Estes problemas de gestão ruinosa, branqueamento de capitais, de fugas ao fisco, de corrupção, etc, existiram nas várias áreas como bem temos notado, quer no desporto, na banca ou outras.
Mas temos um poder judicial para actuar e, quando tiver que actuar que o faça, com os mecanismos que a lei lhe confere porque é para isso que aquele poder existe.
A credibilidade do país será maior quanto maior for a grandeza das instituições que sustentam o Estado.
Permito-me ainda um outro comentário que importa fazer registar dada a sua importância:
O cante alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade, ontem reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). É uma distinção que honra todos os alentejanos e que distingue a cultura alentejana pela sua singularidade e que valoriza sobremaneira o nosso território. Menção de excelente a todos os que se envolveram ou apoiaram para que o Alentejo obtivesse esta distinção.
Rui Mendes


Sem comentários: