sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                                                         O CANTE ALENTEJANO

O cante alentejano é um património cultural da região. É certamente o bem cultural imaterial mais expressivo que a região possui. O cante apela à alma alentejana. Sossega-nos o espírito e faz-nos sentir verdadeiramente alentejanos.
O Alentejo é a região com maior carácter identitário e o cante é uma parte indissociável do que a cultura alentejana representa.
Ele está presente numa vasta área do território, onde surge de uma forma natural na convivência das suas gentes. Mas estamos hoje a falar do cante alentejano porque, passado um ano e meio da apresentação da candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, a comissão internacional de peritos da UNESCO emitiu parecer favorável à candidatura. Este passo permite esperar que o cante alentejano passe a integrar a lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
É certo que ainda não é reconhecimento final, a decisão está agendada para o final de novembro e será tomada em Paris, cidade que certamente irá iluminar o Comité Internacional da Unesco.
A importância deste reconhecimento mundial é enorme.
A região certamente ficará com um património cultural com maior dimensão, ainda que se mantenha igualmente genuíno. A UNESCO já reconheceu, na região, como Património Mundial, o Centro Histórico de Évora, em 1986, e as Fortificações de Elvas em 2012.
Os alentejanos, todos eles, estão seguramente orgulhosos destas distinções.
Mas, também é importante ressalvar que os reconhecimentos da UNESCO criam mais atratividade ao território e, consequentemente, criam também mais valor, mais riqueza.
E o nosso território tem que ser economicamente mais apelativo, de forma a fixar pessoas e que estas sejam o garante da preservação dos valores do território.
Justifica-se pois que, sempre que nos for possível, possamos aludir aos valores alentejanos e, dentro deles, o cante alentejano assume um espaço próprio.
Rui Mendes

7 comentários:

Anónimo disse...



OBS.


O CAnte Alentejano é uma obra de arte da cultura alentejana e português.


ANB

Anónimo disse...

É UMA OBRA OU UMA FORMA???????

Anónimo disse...



OBS:

De facto, é as duas coisas mas o que não deve esperar, é estarmos a perder muito tempo e a pôr demasiadas interrogações apenas de teor formal em profundas "manifestações culturais" que nos entram pelo nosso ser e a alma adentro.

Melhores saudações

ANB


PS:se tiver tempo, conto fazer uma abordagem mais desdobrada e capaz do nosso antigo "Cante Alentejano".

Anónimo disse...

"O Cante Alentejano,

O Cante Alentejano é um cante popular, prática polifónica desempenhada vulgarmente por grupos de homens, embora existam também grupos femininos e mistos. Dentro do grupo de cantores existe o cantor solo, chamado ponto que inicia sempre os dois primeiros versos. Depois segue-se o alto, que canta uma terceira acima. O restante coro entra no tom do ponto e o alto começa a ornamentar a melodia.

As canções são chamadas modas, cujas principais características são:
(a) Serem todas em tons maiores;
(b) Terem algumas o soluço eclesiástico, ou pausa para respirar, no meio da palavra;
(c) Terem algumas o acorde de trítono, intervalo dissonante composto de 3 tons.

Segundo alguns estudiosos, o Cante Alentejano terá tido a sua génese em Serpa, nos finais do século XV, na transição do Milénio Vocal para o Renascimento: um grupo de frades deslocados do Convento de S. Paulo, na Serra de Ossa, para Serpa, terá estado na sua origem. Outros apontam para as heranças da tradição árabe no sul do país.

O Cante Alentejano é um dos bens culturais imateriais que melhor personifica a cultura identitária do Alentejo. Frequentemente, os alentejanos reúnem-se para cantar e, através do canto, retratam a sua gente, a lavoura, o sofrimento, o amor, a crença e a morte. Daí que muitos considerem Serpa a "capital" do Cante Alentejano.

Refira-se, ainda, que o Cante reforça o sentimento de pertença da diáspora alentejana em Portugal e além-fronteiras: elemento sempre presente nos espaços de convívio e que estimula o diálogo intergeracional."

http://www.molhobicoserpa.com/curiosidades/o-cante/

Anónimo disse...

Está errado, as modas não são todas em tons maiores.
Nem está regulamentado por ninguém de direito que assim tenha que ser.
Já se denota muito intelectualismo a querer botar postas de pescada e em querer tornar erudito o que é simples e popular.

Anónimo disse...

um grupo de frades deslocados do Convento de S. Paulo, na Serra de Ossa, para Serpa, terá estado na sua origem.

A SER ASSIM A ORIGEM DO CANTE ESTÁ AQUI NO REDONDO E QUEM SABE ALANDROAL.
AGORA O CANTE TEVE ORIGEM EM SERPA,FOI DE CÁ PARA LÁ, JÁ ANDAM A PUXAR A BRASA À SARDINHA.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
É UMA OBRA OU UMA FORMA???????

02 Novembro, 2014 16:23
Anónimo Anónimo disse...

OBS:
"De facto, é as duas coisas"


Então venha de lá esse facto.
A musica tem muitas formas e estilos, já obra é preciso quem a faça quer com a musica ou outra qualquer coisa.
Zeca Afonso fez obra na musica assim como muitos outros compositores.
Diga lá então o nome de uma obra do cante Alentejano, nome de compositor e Autor.