domingo, 28 de setembro de 2014

OS NOSSOS POETAS POPULARES

VITOR PISCO


Eborim

Há dias ao passar por Évora deparei-me com o Eborim abandonado. Foi com tristeza que constatei que um dos espaços de maior convívio para a população, velhos e novos, espaço para quem saía do trabalho e se dirigia à rodoviária e estação de comboios, quer a outros pontos da cidade servia para fazer uma pausa para aliviar o dia de trabalho e para dois dedos de conversa com amigos ou para um namorico de soslaio.
Para além das lojas e restaurantes possuía também um dos melhores cinemas da região com direito a pipocas e uma piscadela de olho as catraias mais brejeiras. Depois disso não vi nenhum espaço quer dentro quer fora das muralhas que preenche-se essa lacuna. Para quando pensar nalguma alternativa a um espaço tão cultural, na existência de melhor, e que pudesse abranger as mais variadas vertentes quer educativas, sociais, comercias e culturais tendo a vantagem de estar aberto aos domingos e feriados, coisa rara em Évora na altura para além da sua centralidade e posição em relação à cidade.


                                                      Évora cidade amiga

                                                        Évora cidade amiga
                                                        Ó terra dos meus encantos!
                                                        És uma terra antiga
                                                        Onde andei em teus recantos.

                                                        E em ti me apaixonei
                                                        Em tempos que já lá vão
                                                        O amor em ti encontrei
                                                        Nos anos da ilusão.

                                                        E em ti então despertei
                                                        Para a luz da minha vida
                                                        Nas tuas ruas entrei
                                                        E nelas tive a saída.

                                                        Pelo amor chamei em vão
                                                        Pois deixei ficar a traz
                                                        E não soube dar a mão
                                                        À minha paixão audaz.

                                                        Recordo então com saudade
                                                        Do amor que deixei ir
                                                        Que por minha ingenuidade
                                                        Numa rua vi fugir.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

                                                            No Alentejo há estevas


                                            No Alentejo há estevas
                                               E planícies em lonjura
                                               No Inverno nascem ervas
                                               Há pardais em terra dura

I
As planícies que eu vejo
Nas terras onde passei
Quando em tempos visitei
Tinham trigo de sobejo
Nos ribeiros bom poejo
Fazia-se chá de malvas
Licor de hortelã e salvas
Do grão-de-bico açordas
Das varas faziam cordas
No Alentejo há estevas

                                                                    II

                                                          Numa horta encontrei
                                                          Armada uma armadilha
                                                          E na cerca uma forquilha
                                                          Com a qual me deparei
                                                          E a armadilha levei
                                                          Vi lá uma ferradura
                                                          Marmeleiros com fartura
                                                          Faziam-se bons manjares
                                                          Avistavam-se pomares
                                                          E planícies em lonjura

III

Vi um cabo duma foice
Uma albarda e uma gorpelha
Um escrito numa botelha
Um burro que dava coice
E uma mula sua cúmplice
Escaravelhos nas relvas
Duas ameixeiras de Elvas
Estavam formigas ás turras
Estavam presas duas burras
No Inverno nascem ervas

                                                                       IV

                                                           No tempo da azeitona
                                                           Há melros nas oliveiras
                                                           Sapos e rãs nas ladeiras
                                                           Anda tudo numa atafona
                                                           O criado com a dona
                                                           O sol é de pouca dura
                                                           Vai-se o dia com ternura
                                                           Não há bela sem senão 
                                                           Vindo o final do verão
                                                           Há pardais em terra dura

Vítor Pisco
23/09/2014

MARIA ANTONIETA MATOS

                                             NADA SOU... MAIS DO QUE EU!


 O silêncio cisma replicado
Neste cenário de domingo e fim de Agosto
Só os passarinhos me cantam do telhado
E o sol iluminado me provoca mais afoito

O olhar balança estonteado
Cai em mim a paz do mundo, a serenar
o sentir do coração, tão elevado
No pensamento, linda pintura a desenhar

Estou entre mim e Deus, no céu
Num refletir alucinado no apogeu
Nada mais quero... tudo dou
Porque nesta vida, nada sou...
mais do que eu!

Uma miragem que logo passa
Uma lembrança em qualquer dia
Uma virtude que se desfaça
Até o meu nome de Maria

Maria Antonieta Matos 31-08-2014
PINTURA DO MEU AMIGO COSTA ARAÚJO

                                                                À PROCURA


                                                          
                                                              Saem-me palavras sem nexo
                                                        Vivo num mundo da lua
                                                        Ando revirada do avesso
                                                        Fico especada na rua

                                                        Penso estar num tempo antigo
                                                        Não tenho a noção do tempo
                                                        Perco-me no espaço que sigo
                                                        Não tenho um minuto assento

                                                        Visto-me e dispo-me esquecida
                                                        Repito-me a cada momento
                                                        Canso o melhor pensamento!

                                                        Soletram-me cada palavra
                                                        Como no primeiro ano de vida
                                                        E a mente gasta se “olvida”!

Maria Antonieta Matos 04- 09-2014
DESENHO DO MEU AMIGO Costa Araújo





















Sem comentários: