terça-feira, 5 de agosto de 2014

SERÁ QUE AS CONTRAPARTIDAS COMPENSAM?

Do site da Rádio Campanário (http://www.radiocampanario.com/) retiramos a seguinte notícia que transcrevemos na íntegra.

 
A Câmara Municipal de Alandroal terminou com o programa de oferta de manuais escolares iniciado no ano de 2010.
O programa contemplava os alunos do 1º ciclo e 5º e 6º ano de escolaridade, do concelho de Alandroal e pretendia colmatar as dificuldades inerentes ao início do novo ano letivo garantindo que todas as crianças tivessem os manuais escolares, o que muitas vezes não acontecia, devido às dificuldades financeiras de alguns agregados familiares.
A Rádio Campanário contatou a Câmara Municipal de Alandroal para abordar este assunto. O vice-presidente Daniel Padilha, que se encontra a substituir a presidente que está de férias, preferiu não prestar declarações,  remetendo-nos o edital de 11 de junho onde foi deliberado por unanimidade aprovar o Projeto de Regulamento da Ação Social Escolar do Município de Alandroal onde consta que ao 1º Escalão do Abono de família é concedido o Escalão A que se traduz pela isenção de pagamento da refeição escolar (almoço) e pela atribuição do montante máximo da comparticipação definida para a aquisição de manuais e material escolar, no valor de 70 euros.
Relativamente ao 2º Escalão do Abono de Família será atribuído um subsídio no valor de 35 euros também aquisição de livros e material escolar.

Aos alunos do pré-escolar o subsídio de Ação Social Escolar traduzir-se-á no pagamento integral de refeições (almoço) e na isenção de pagamento do Complemento de apoio à Família.

Fonte: site Rádio Campanário

Após a publicação neste site da notícia supra,leitor amigo fez-nos chegar ao conhecimento do acrescento de mais um parágrafo na notícia original, copiada do site da R.C.

Para que a mesma  fique completa aqui transcrevemos o referido parágrafo:

---- Ainda segundo a informação que nos chegou, “no ano anterior, foram pagos todos os livros aos alunos até ao 6.º ano, independentemente das dificuldades financeiras do agregado familiar, sendo que a lei apenas estipula a comparticipação aos do 1.º ciclo, mediante o escalão referido em normas legais. O que se passa este ano é que, tendo em conta as grandes dificuldades financeiras da autarquia, que já se defronta com imensa dificuldade em pagar os apoios de acordo com a lei, a câmara deliberou que deveria garantir que todos os alunos abrangidos pelos critérios legais pudessem receber o apoio devido, uma vez que os dinheiros públicos devem ser usados estritamente dentro dos condicionalismos e normas legais permitidos, sendo desta forma considerada por este executivo uma política social escolar justa”.


13 comentários:

Anónimo disse...

E não considera o amigo Francisco muito mais justa esta opção?
Há que esclarecer algumas coisas;
1 - Os manuais de ano letivo anterior (2013/2014) já foram pagos à papelaria?

2 - A quem é que a Câmara ofereceu os livros do 5º e do 6º ano?

Pois ao que parece os livros ainda não foram pagos e quanto ao 5º e 6º ano quem assumiu o valor dos subsídios do Escalão A e B foi o Ministério da Educação, em suma a Câmara só pagou os livros a quem por lei não tinha direito aos escalões, ou seja ao mais "ricos", era esta a justiça do anterior executivo.

RR

Anónimo disse...

concordo perfeitamente so aqui no alandroal é que se via oferta de livros para todos os escaloes nao é assim que funciona nos outros sitios apoio perfeitamente a presidente

francisco tátá disse...

Pois por isso mesmo é que o título dado à postagem foi esse: para que haja debate, para que haja esclarecimentos!
Comentar assim está bem...fazer insinuações malévolas está mal e vejo-me obrigado a não publicar tais comentários
Chico Manuel

Anónimo disse...

Durante anos e anos foi o regabofe que se viu, agora que a CDU vem tentar "normalizar" e agir de acordo com o que diz a lei não vão faltar detractores desta e doutras medidas que eventualmente venham a ter que ser tomadas no sentido de acabar com situações que dirão alguns "não tinham nada de eleitoralistas" será que não tinham????

Anónimo disse...

Parabéns á CDU por arrumar a desorganização dos últimos anos em relação aos apoios para os alunos.
Chega de caça ao voto, chega de dar a quem não precisa!
Admite-se que a câmara pague ou não (parece que o calote ainda lá está) refeições e livros a alunos do escalão 3, 4 e por ai acima? A ricos? Tenham vergonha e paciência.
Acho louvavel os 70 euros ao escalão 1, esses sim precisam ser ajudados e esse dinheiro chega para comprar todos os livros. O meu filho tem o escalão 2 e vou receber 35 euros além do transporte. Posso exigir mais da câmara? Claro que não, já é muito bom. Até duvido que as outras câmaras ajudem tanto. Da minha parte, agradeço e aconselho que continuem neste caminho de justiça social.

Anónimo disse...

Parabéns à S^rª Presidente Mariana Chilra, por mais uma decisão justa. Ser da CDU é isto. Ajudar os mais desfavorecidos em primeiro lugar. Oferecer manuais escolares a todos os alunos e não os pagar é o espelho do que se passou no Alandroal no passado recente. 06.08.2014

Anónimo disse...

São assim os comunistas defendem ajuda para todos mas quando se apanham no poder mudam logo o discurso e só querem para eles e para quem eles querem

Anónimo disse...

São assim os comunistas defendem ajuda para todos mas quando se apanham no poder mudam logo o discurso e só querem para eles e para quem eles querem

07 Agosto, 2014 14:30

meu caro é mais justiça do que aquilo que voçe escreveu entao acha bem os que tem possibilidades estarem tambem a receber os manuais escolares oh valha nos deus que este gente diz com cada uma.....

Anónimo disse...

Uma medida justíssima e não eleitoralista como vinha sendo hábito. Receber quem está necessitado, ou não será assim?

Anónimo disse...

Eram os votos, amigo! Os votos é que fazem dar, mesmo que para tal se tenha que contornar o que é justo perante a lei. Dava-se a todos igual, não interessava se os pais tinham um rendimento de 500, 1000, 1500 ou 2000. É a velha táctica xoxalista para comprar votos. Está à vista de todos o desnorte!!!!

Anónimo disse...

E como vão ver quem de facto está necessitado?

é que há muita gente que nem o ordenado mínimo recebe e tem muito dinheiro, por outros motivos, vários.

Vão contratar agente do KGB para verificarem quem de facto precisa ou não precisam, qual vai ser o critério.

A sorte é que isto é muito pequenino e cá estaremos para ver essa tal justiça social.

A ver por tudo o que tem feito de bem, vai ser mais uma novela mexicana.

Anónimo disse...

Sendo municipe deste concelho e com filhos também me sinto no direito de opinar sobre este assunto, sendo que concordo com algumas opiniões atrás, discordo de outras, mas a minha forma de ver é a seguinte: é verdade que nos tempos que correm estas ajudas são muito uteis a quem delas necessita mesmo; é verdade que todos somos ou temos direitos iguais na utilização dos bens publicos; é verdade que uns conseguem ter rendimentos maiores que outros; é verdade que as crianças não têm culpa das mentalidades dos pais; mas também é verdade que mutios dos que têm melhores rendimentos e a quem se considera não devem ser atribuidas quaisquer regalias muitas vezes fazem sacrificios que outros com menos rendimentos não se sentem com obrigação de fazer pois tudo lhes é oferecido como "direito" por "não terem" ou "não poderem" (esta conversa daria pano para mangas e não vou por aí). Concordo plenamente que os livros não devam ser oferecidos indiscriminadamente a todas as crianças, pois não se deve desresponsabilizar os pais das suas obrigações, mas também concordo que não deveriam ser totalmente grátis para ninguém! Sei que foram os anteriores executivos que criaram este "vicio" pois embora as crianças não votem, os pais votam. Concordo com a decisão tomada por este executivo mas não venham dizer que o motivo foi pela legalidade da questão nem pela "arrumação da casa", o verdadeiro motivo foi efetivamente pela falta de dinheiro (embora a grande maioria dos conterraneos não acreditem), porque se houvesse condiçoes a situação ter-se-ia mantido e assim mesmo, vamos ver como vai ser no ano antes das eleiçoes ou no proprio ano de eleiçoes...
Quanto ao fato de se ter começado também a distribuir livros ao 5º e 6º ano... bolas, não sabia! Eu tenho mesmo azar pois os meus filhos andam já uns anos à frente dessas ofertas!Mas isso mesmo só vem mostrar aquilo que disse ali atrás: é que todas as forças politicas vão bater na mesma tecla: então não era o anterior presidente que fazia tanta apologia das enormes dividas que o executivo PS deixou? então e porque "inventou" novas formas de fazer despesa? TODOS DIFERENTES.........! Finalizo dizendo que mesmo assim concordo com a medida tomada este ano pelo executivo atual!

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
E como vão ver quem de facto está necessitado?

é que há muita gente que nem o ordenado mínimo recebe e tem muito dinheiro, por outros motivos, vários.

Vão contratar agente do KGB para verificarem quem de facto precisa ou não precisam, qual vai ser o critério.

A sorte é que isto é muito pequenino e cá estaremos para ver essa tal justiça social.

A ver por tudo o que tem feito de bem, vai ser mais uma novela mexicana.

08 Agosto, 2014 12:44


a isto ja chamo ignorancia como sabe ou deveria saber as escolas tambem sabem a situaçao das crianças e dos pais bem como a seguranca social finanaças e por ai adiante e tambem calculo que sabe o que é um IRS la esta quando as pessoas nao sabem ou entao nem querem saber da nisto

mas olhe informe se porque nem tudo é perca de tempo