Causou uma certa celeuma, e ainda hoje é arma de arremesso
quando a actual força política que preside aos destinos do Concelho do
Alandroal chumbou a proposta então apresentada pelo executivo MUDA de aderir ao
PAEL (Programa de Apoio à Economia Local), justificando a sua tomada de posição
nos custos que poderiam vir a incidir sobre os munícipes, mormente no aumento
do IMI, taxas municipais, e prováveis despedimentos de funcionários camarários
(facto já consumado).
Como a situação catastrófica se manteve ou até piorou lançou
o Governo o Programa FAM (Fundo de Apoio Municipal) com a mesma intenção de
acudir às Câmaras em rotura financeira.
Pelo que nos é dado saber a Autarquia do Alandroal foi uma
das candidatas, e segundo rumores fundamentados corre o risco de um agravamento
da situação (inclusive incumprimento do pagamento de vencimentos) se os fundos
não forem rapidamente disponibilizados.
Ora segundo noticiava o C.M. de Segunda-feira os municípios que negociarem o programa de
assistência financeira (FAM) ficarão sujeitas a regras de recuperação
financeira, como fixação de taxas do IMI, derramas, participação variável no
IRS, alem de limites nas despesas.
Ainda, as Câmaras devem contribuir com 70% e o Estado
com 30%, ao contrário do pretendido, pois admitiam que o Estado desse 300
milhões que sobraram do PAEL e o restante dividido em partes iguais.
Mais grave ainda:
As câmaras em
situação de ruptura financeira que se recusarem a aderir ao FAM, ficam sujeitas
a sanções que podem passar pela dissolução dos seus órgãos autárquicos e
convocação de novas eleições.
Segundo o Secretário de Estado da Administração Local,
prevê-se a criação de um fundo de 650 milhões para apoio às Câmaras,
disponibilizado lá para o fim do Verão, sujeito a fiscalização trimestral (tal
como o fez a Troika em relação a Portugal) e o dinheiro libertado em tranches,
dependendo das obrigações contratuais.
Face a todas estas contingências e exigências que em pouco
ou nada irão divergir dos compromissos exigidos pela adesão ao PAEL,
pergunta-se:
Teria sido a melhor medida o voto contra na altura?
Cada um que tire as suas conclusões.
Chico Manuel
35 comentários:
As câmaras em situação de ruptura financeira que se recusarem a aderir ao FAM, ficam sujeitas a sanções que podem passar pela dissolução dos seus órgãos autárquicos e convocação de novas eleições.
Mas isso não fazem, querem lá perder o tacho.
Tem que governar como os outros, não se tem dinheiro para se pagar a pronto comprasse a prestações e logo se faz divida, não se pode pagar tudo de uma vez a fornecedores e credores, vai-se pagando como se pode e logo se fica em divida, enfim tem que aumentar a divida ou não governam, tanta treta para QUÊ??????
ESTES PENSAVAM QUE ERAM MAIS ESPERTOS QUE OS OUTROS, FAZIAM TUDO A CUSTO ZERO E AS DIVIDAS ERAM PAGAS SEM DINHEIRO.
GRANDES GESTORES, QUE COMPETÊNCIA.
Causou uma certa celeuma, e ainda hoje é arma de arremesso quando a actual força política que preside aos destinos do Concelho do Alandroal chumbou a proposta então apresentada pelo executivo MUDA de aderir ao PAEL
Caro Xico, este executivo tinha que fazer alguma coisa de diferente do antigo executivo MUDA e esse chumbo foi a forma de fazer diferente, pensar diferente, mas pelo que se vê foi a única coisa que não deveria ter sido.
Mostra gastronómica com continuação a papel químico, dizem que o endovelico também vem aí,continuidade em tudo só nas soluções para entrar dinheiro que não há é que tiveram divergências.
Estamos bem entregues, mas viva a cdu.
Caro Chico, o tiro foi em cheio nos pés e com grande estrondo porque eles pensavam que ia ser para os pés dos outros! O calculismo político tem destas coisas!!! Que se lixem as pessoas e o concelho!!
a diferença é que o muda precisava da cdu e agora a cdu nao precisa de ninguem.chama-se a isso maioria
Muito bem visto Franscisco Manuel.
Recordo só que o actual vice-presidente na altura da votação do PAEL, votou contra, pois era então Vereador a tempo inteiro da CDU
Se se preocupassem mais com o concelho e suas gentes do que com a politiquisse, talvez não tivessemos chegado a este ponto, quase a fechar as portas
Muito bem visto Franscisco Manuel.
Recordo só que o actual vice-presidente na altura da votação do PAEL, votou contra, pois era então Vereador a tempo inteiro da CDU
Se se preocupassem mais com o concelho e suas gentes do que com a politiquisse, talvez não tivessemos chegado a este ponto, quase a fechar as portas
TEMHO UMA PESSOA DE FAMILIA QUE TRABALHA NA CAMARA A QUAL ESTEVE PRESENTE NUMA REUNIAO COM O EXECUTIVO DA CAMARA COM A GRANDE MAIORIA DOS TRABALHADORES E FOI DITO PELA PRESIDENTE QUE A UNICA SOLUÇAO PARA A AUTARQUIA ERA ADERIR AO FAM POIS A DIVIDA DA CAMARA CONTINUA A AUMENTAR MESMO SEM SE FAZEREM OBRAS VAI HAVER DESPEDIMENTOS DE PESSOAL E TODAS AS TAXAS VAO AUMENTAR POIS TODOS VAMOS SOFRER NA PELE O QUE AI VEM MAS AGORA PERGUNTO EU ENTAO A CDU NAO E CONTRA DESPEDIR TRABALHADORES E AUMENTOS DE IMPOSTOS POIS PARA SEREM COERENTES DEVIAM APRESENTAR A DEMISSAO E HAVER ELEIÇOES PARA NOVO EXECUTIVO ASSIM GABAVA-LHE EU A ACÇAO
Não estão preparados para governar, esta vitória caiu dos céus aos trambolhões, foi uma coisa imprevista e que a cdu não pensava, basta ver a competência e conhecimentos destes dois vereadores e está tudo dito,é um barco com uma comandante e sem imediatos, tudo tem que ser centralizado e a SRª não entende de tudo nem tem tempo para tudo.
Mais uma vez o Alandroal é um barco á deriva, sem qualquer rumo e ao sabor da sorte.
São seguramente mais 4 anos de retrocesso e agravamento, só a boa vontade e a boa intenção não chega e desta vez a grande maquina partidária PCP tem muitas culpas no cartório.
Então pelo que estou a ver vamos ter a troika no nosso concelho e pelo menos por cinco anos e pela mão da cdu coisa que nunca me passou pela cabeça vamos todos sofrer as consequências trabalhadores e municipes com o aumento de todas as taxas pelo que estou a ver o melhor é a camara fechar as portas e irmos para os concelhos vizinhos como alandroalandense custa-me dizer isto mas tenho que desabafar mas quando ´ha eleiçoes todos querem o tacho mesmo sabendo como isto estava enfim.
«Então pelo que estou a ver vamos ter a troika no nosso concelho e pelo menos por cinco anos ...»
esta enganado/a.
sao 20 aninhos nao 5
Não se esqueçam que o primeiro responsável por isto tudo que fez a dívida sem pensar pagá-la também votou contra o PAEL e ainda anda aí a rir-se da gente todos!!!
Comparado com o FAM o PAEL era uma festa. E o Grilo bem avisou. O tiro saiu nos pés porque pensavam que era para os pés dos outros. Mas tenho a certeza que se tivéssemos continuado com o MUDA tínhamos mais soluções, mais ideias e mais competência para resolver estes problemas em vez da mesma conversa de sempre de não há dinheiro e não podemos fazer nada!!
Isto é que vai aqui um churrilho de atropelos de interpretação.
Procurem ler os motivos "fundamentados" porque a CDU votou contra o PAEL e deixem-se de atirar ao ar.
Conhecem-se os "os atiradores".
São os mesmos que (nas costas do Povo)atiraram o País e o Concelho
para o estado em que vivemos.
Serena e honestamente a CDU vai conseguir limpar A NÓDOA NEGRA que paira sobre todos nós e...DEVIDA a homens de péssima memória e DA MESMA ESCOLA.
Agora o Povo ainda estará mais convosco.
CDU - Honestidade moral - SEMPRE.
Pela grande maioria das vítimas deste Holocausto financeiro e corrupto e, repito, NACIONAL e LOCAL.
Estive cá no passado fim de semana, no Alto da Maria Pontinha
Andas lá no alto mas vês muito pouco!
A CDU, em especial o actual vice-presidente é responsável pelo estado a que chegou o concelho e por tudo o que vier daqui para a frente!!
Essa apregoada honestidade moral transformou-se em HIPOCRISIA POLÍTICA quando escolheram BOICOTAR uma SOLUÇÃO BEM MELHOR DO QUE AQUELA QUE AGORA vão ser obrigados a seguir.
Quem perde é o Povo COM QUE ENCHEM A BOCA - E A PANÇA!!
Choram muito, mas no fundo até estão satisfeitos porque é da POBREZA e do DESESPERO do Povo que se alimentam e é nela que esperam prosperar!!!
Sempre assim foi.
UM QUE TAMBÉM SABE ESPALHAR MAIÚSCULAS
Caro(a) comentador anonimo das 23,24 do dia 11:
O artigo que faz parte desta postagem limita-se a emitir uma opinião e veio à baila ao ler uma notícia no Correio da Manhã sobre o assunto, e pela qual assumo toda a responsabilidade.
Qualquer é livre de tecer os mais variados comentários desde que não fuja ao tema apontando sugestões, criticas,erros desde que observe as regras da boa educação, não enverede por ofensas pessoais e criticas descabidas.
Ora o seu comentário não aborda minimamente a questão em debate.
Solicita que alguém o informe sobre um assunto que é do seu foro pessoal, e que apenas a si e ao visado diz respeito.
A verificar-se a situação a que se refere por certo haverá instancias superiores a quem deverá queixar-se ou expor a situação no local competente: A.M.
Denuncias anónimas aqui...não
Administrador
A CDU devia ter mais respeito por quem lhe deu a maioria. Que foi o MUDA Porque os votos não foram dados, foram emprestado e com o uso que lhe estão a dar já sabemos o que as pessoas vão fazer com eles quando tiverem outra vez oportunidade.
Diz o povo com razão - o que não tem remédio remediado está. Isto a propósito do facto de que quando a cdu ou outro qualquer vencedor das ultimas autárquicas iriam estar nesta situação. O muda sabia o estado das coisas o muda tinha conhecimento interno dos quase 4 anos que governou como vereador socialista e 4 anos como governo. Com pael ou sem pael a coisa estava mal. Muito mal. Coloca o sr xico se o tiro foi no pé ou ao lado. A questão é maior e mais abrangente. Como é que chegámos aqui e como é que ninguém previu e como é que falharam TODOS os órgãos camarários nos últimos 12 anos. Quem não viu ou não quis ver os gastos do nabais e o aumento da divida sob a administração muda. O pael já era " sopa depois do almoço." Discutir agora o pael é chover sobre o molhafo". As coisas foram aparecendo sem controlo nas mãos de gestores ineficazes com políticas infelizes e ninguém conseguiu ver mais longe, e dizer basta. A cdu legitimamente e democraticamente esta no governo. O. Muda precisou dela para governar durante 4 anos, deu lhe a vitória quando foi afastado pelo dita e agora escarnece de quem lhe deu a mão e a quem deitou a mão" . Interesses e mais interesses. Onde fica o conçelho no meio destas andanças? Neste momento nas mãos da cdu legitimamente e democraticamente eleita herdeira de sucessivos atropelos à responsabilidade e ao bom serviço publico.
"o melhor é a camara fechar as portas e irmos para os concelhos vizinhos"
Ora aí está o que seria melhor para o actual Concelho e para a maioria das pessoas, quem iria ter prejuízo são os trabalhadores do Município e nem todos, porque decerto é necessária gente no terreno que seria integrada.
Assim por causa de umas centenas de trabalhadores que respeito lá se vai mantendo o barco e tentando arranjar dinheiro para os vencimentos.
Mas pergunto, uma câmara serve só para pagar vencimentos ou para servir as populações?
Se não se pode fazer nada pelas pessoas nem pelo Concelho para que serve a CAMARA?
Na verdade sempre vai servindo para alguns tachos e enquanto o dinheiro der para o tachinho de alguns a coisa é melhor manter, as pessoas e o Concelho que se lixem, e assim temos um Município que mantém empregos mas não serve para mais nada, ganha a minoria e perde a maioria e lá se vai o futuro da nossa terra que em vez de se desenvolver e crescer, anda para trás, E ASSIM TAMBÉM A CDU CONTRIBUI PARA QUE O CONCELHO SE AFUNDE AINDA MAIS.
"Recordo só que o actual vice-presidente na altura da votação do PAEL, votou contra, pois era então Vereador a tempo inteiro da CDU"
Não tenho nada contra a pessoa a nível pessoal e respeito a cor politica de toda a gente, pois vivemos em liberdade de escolha e em democracia.
Já como munícipe do Concelho do Alandroal me interessa o desempenho de quem me governa e de quem foi eleito para o fazer, e na verdade o Sr. que foi Vereador durante quase 4 anos e que agora já é Vice, tem mostrado incompetência para os cargos que assume e não devia, pois denota-se e confirma-se total falta de preparação para os ocupar, e a CDU deveria ser mais responsável por quem coloca a trabalhar para as pessoas e para as servir.
Com um executivo que deveria ser composto por 3 pessoas mas que na verdade só existe uma que saiba trabalhar, e que o faz, não se vai a lado nenhum, é contra este tipo de situações que todos nos devemos manifestar e pedir explicações e responsabilidades a quem de direito.
Que se lixe a politica, aqui o que nos interessa são as pessoas e o trabalho que desenvolvem, ou não, o que nos faz falta é gente que saiba trabalhar e fazer alguma coisa pelo Concelho e pelas pessoas, e não gente colocada por um qualquer partido apenas como um tacho de progressão politica.
FICA A CDU MUITO MAL NA FOTOGRAFIA, E AINDA FALAM DOS PASSOS, DOS COELHOS DESTE PAÍS, MAS FAZEM PRECISAMENTE A MESMA COISA.
TENHAM VERGONHA.
SERÁ QUE A FALTA DE GENTE QUALIFICADA É JÁ TANTA QUE TEM QUE APROVEITAR O QUE APARECE PARA AS LISTAS????
SE NÃO É, PARECE...
PCP, QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ.
Só uma correcção: A Câmara do Alandroal não se candidata ao FAM! A Câmara do Alandroal é obrigada a aderir ao FAM! É muito diferente.
E já agora, porque é que a Câmara do Alandroal se vê obrigada a esta mini TROIKA (FAM)?
Xico, estas medidas vão ser muito piores que eram as do PAEL e a câmara vai ficar com uma troika a mandar em tudo, isso já todos percebemos. Mas não se iludam, para quem está à frente da câmara esta é a melhor maneira de despedirem pessoas, culparem outros e fazerem uma limpeza à maneira deles e ainda fazerem uns favores a outros. Já andam a esfregar as mãos de contentes com isso. O choro são só lágrimas de crocodilo!! E já se nota nos corredores o medo e a instabilidade. Já começam as vénias e os" abanar de rabos" para ver quem se safa. Estou cá dentro e sei do que falo. É uma hipocrisia pegada. Isto está mesmo a bater no fundo!!!
A CDU devia ter mais respeito por quem lhe deu a maioria. Que foi o MUDA Porque os votos não foram dados, foram emprestado e com o uso que lhe estão a dar já sabemos o que as pessoas vão fazer com eles quando tiverem outra vez oportunidade.
POIS CLARO VAI TUDO VOTAR NO MUDA OUTRA VEZ E TERMOS DE NOVO O SR. GRILO QUE MULTIPLICOU A DIVIDA DA AUTARQUIA DE 20 ANOS SÓ EM 4, E QUE GASTOU O QUE NÃO DEVIA EM AVENÇAS PARA APOIANTES E AMIGOS,PROJECTOS DE ARQUITECTURA COM FARTURA SEM NENHUMA UTILIDADE, ESPECTÁCULOS PAGOS AO DOBRO DO VERDADEIRO CUSTO CONTRATADOS SEMPRE AOS MESMOS, ALUGUER DE SOM E LUZ SEMPRE AOS MESMOS SEM CONCURSOS,ENFIM UM FARTAR VILANAGEM, AVENÇAS PARA CONTAR CONTADORES, SÓ COISAS DE GRANDE BENEFICIO PARA O CONCELHO E PARA AS PESSOAS.
É ISSO MESMO QUE AS PESSOAS VÃO FAZER, VOTAR NESSE GRANDE GESTOR.
DE FACTO ISTO PRECISA MUDAR, MAS COM VERDADEIRA MUDANÇA E OUTRAS GENTES, PARA ESSE PEDITÓRIO JÁ DEMOS, MOSTRARAM BEM O QUE SÃO E O QUE NÃO SÃO, FORAM 4 ANOS DE QUERO POSSO E MANDO COMO NUNCA SE TINHA VISTO NESTA TERRA, O NABAIS FOI UM MENINO DE COURO AO PÉ DO QUE POR AQUI SE PASSOU.
AS PESSOAS JÁ NÃO TEM MEMÓRIA CURTA, ESSE TEMPO JÁ FOI E O MUDA JÁ ERA E O JOÃO GRILO JÁ FOI.
SE NÃO QUEREM TOMAR MEDIDAS CONTRA O POVO DEMITAM-SE!! SE NÃO SE QUEREM DEMITIR TRABALHEM E CALEM-SE!!!!
"Estive cá no passado fim de semana, no Alto da Maria Pontinha"
E o que é que agente tem A VER COM ISSO.
É SÓ GENTE importante !!!!!!!!!!
Isto é que vai aqui um churrilho de atropelos de interpretação.
Procurem ler os motivos "fundamentados" porque a CDU votou contra o PAEL e deixem-se de atirar ao ar.
ENTÃO DIGA LÁ QUAIS OS MOTIVOS FUNDAMENTADOS, EXPLIQUE FAZ FAVOR EM VEZ DE MANDAR BOCAS PARA O AR CONVENCIDO QUE SABE TUDO.
FICO EU, E DE CERTO MUITA GENTE À ESPERA DA SUA EXPLICAÇÃO OU INFORMAÇÃO.
DO ALTO DA SALOIADA
"Procurem ler os motivos "fundamentados" porque a CDU votou contra o PAEL"
Quais motivos? Não subir o IMI? Subiram-no logo assim que entraram para a câmara e agora vão pô-lo na taxa máxima!
Despedimentos? Não havia no PAEL, vai haver agora!
Bem prega Frei Tomás...
"A CDU devia ter mais respeito por quem lhe deu a maioria. Que foi o MUDA Porque os votos não foram dados, foram emprestado e com o uso que lhe estão a dar já sabemos o que as pessoas vão fazer com eles quando tiverem outra vez oportunidade."
Então e os votos com que o muda ganhou eram de quem?
Os votos não têm dono são do povo.
Olho vivo e pé ligeiro
O FAM só vai ter uma coisa boa: vamos ficar a saber a VERDADE sobre a dívida da câmara e quem é que a fez e quando!! E nessa altura algumas pessoas vão ter que engolir 8 MILHÕES DE MENTIRAS que espalharam e continuam a espalhar!
MUDA SEM PALAS NOS OLHOS E PELA VERDADE SEMPRE!
" Anónimo disse...
O FAM só vai ter uma coisa boa: vamos ficar a saber a VERDADE sobre a dívida da câmara e quem é que a fez e quando!! E nessa altura algumas pessoas vão ter que engolir 8 MILHÕES DE MENTIRAS que espalharam e continuam a espalhar!
MUDA SEM PALAS NOS OLHOS E PELA VERDADE SEMPRE!"
Não está a perceber, a gravidade não é serem 20, 30, 40 ou 50 milhões, é que o despesismo continuou e a divida aumento significativamente.
Independente com palas panorâmicas
Olha, olha, este "independente" tem palas tão panorâmicas que tudo lá cabe nelas!! A gravidade não é serem 20, 30, 40 ou 50???É sim!!! Porque se são 20 e me dizem 30 estão a enganar-me, e quem me engana não serve para me governar!!! A verdade é o que menos conta quando não vai ao nosso jeito, não??
E a matemática também não deve ser o forte deste amigo. Quem herdou 30 e deixou 20 aumentou o quê??? Hum???
Fique o dono deste blog a saber, se é que não sabe, que o PAEL emprestava 4 milhões de euros, e desse valor, 3 milhões iam directamente para as Aguas do centro Alentejo!! O sr. Grilo é que iludiu as pessoas de que o PAEL ia pagar todas as dividas.
Portanto, se não sabia disso, fique a saber, porque eu sei muito bem quem é que anda a dar tiros nos pés a toda a hora!!
Fique o senhor comentador que nem coragem tem de assinar e dar a cara pelo que afirma,a saber que o dono deste blogue sabia perfeitamente que do dinheiro do PAEL havia de sair o suficiente para pagar dividas contraídas por má gestão, entre elas ás Águas do Alentejo.
Agora o Chico Manuel pode também perguntar se o dinheiro concedido ao abrigo do FAM (se concedido) não será também para pagar dividas, entre elas ás Aguas do Alentejo?
Chico Manuel
Xico estás longe e mal informado, és influenciável e não eras assim. 4 milhoes de euros nao resolviam nada tal como o fam nao vai resolver, tens cá familia agora imagina o teu pai pagar IMI no máximo, água a 2,5 € o metro cubico de agua caso chegue so ao 1 escalao, todas as taxas, tarifas e licenças para o máximo.
Tens familia a trabalhar na camara pois podem ser despedidos mesmo sendo efectivos, horas extraodinarias acabam e ajudas de custo acabam, ha trabalhadores a ganharem 485 euros há 20 anos na camara. pael e fam é a mesma coisa. ninguém quer a merkel no concelho. informa-te e depois opina.
um amigo
Oh meu amigo! Mas é isso mesmo que eu digo: PAEL E FAM são precisamente a mesma coisa e quer seja um , quer seja outro vão trazer graves problemas ao Concelho.
Não preciso ser residente, tão pouco necessito de estar informado por políticos locais (basta-me ler a imprensa, neste caso o C.M. como escrevo no texto) não tenho qualquer influencia visto não debater o assunto seja com quem for, precisamente por estar ausente.
O que afirmo é que =não se fez na altura, terá que ser feito agora= e as consequências poderão vir a ser ainda piores.
Só um pequeno pormenor: o meu pai que reside ai no Alandroal em habitação própria viu o IMI referente a este ano quintuplicar.
Chico Manuel
Exactamente com a avaliação dos prédios e a subida também ela intermédia por parte da CM e da AM.
Mas o que o amigo xico ainda não percebeu é que a CM no pael tinha escolha se queria ir ou não, não foi. Mas agora é obrigada a ir. informe-se.
Enviar um comentário