segunda-feira, 21 de abril de 2014

INICIATIVA QUE SE APLAUDE

       Alandroal vai acolher I Congresso Internacional de Santuários

O Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal vai receber, nos próximos dias 12, 13 e 14 de Setembro, o I Congresso Internacional dos Santuários, intitulado: “Santuários - Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas”. De acordo com a autarquia, a iniciativa, internacionalmente inédita, nestes moldes, “pretende trazer à visibilidade pública, o conhecimento e a divulgação de todas as formas de manifestação do que subjaz ao conceito de “santuários” em que, à dimensão religiosa, estão sempre associadas dimensões telúricas, sociais, culturais, políticas, estéticas, comerciais e lúdicas.
Da Antiguidade mais remota aos nossos dias, a existência e a importância dos santuários tem acompanhado a vida humana e, podemos dizê-lo, ocupado um papel de relevo na sua dimensão psicossocial e cultural”. A iniciativa, promovida e organizada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a Unidade de Arqueologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Estudos do EndovéIico em articulação com a Câmara Municipal de AIandroaI, atendendo ao valor inestimável do lugar de S. Miguel da Mota e do culto a Endovélico, justificam a escolha do local.
Quanto à diversidade multifacetada e pluridisciplinar da temática “temos reflexo na, composição internacional da sua comissão científica que integra académicos e cientistas portugueses, brasileiros, espanhóis, italianos, gregos e até de Malta e da Escócia, demonstrando bem que a abrangência da abordagem se não irá reduzir a restritas elites académicas, mas que se reveste de um profundo interesse geral pela qualidade de informação inédita, curiosa e valiosa que trará ao público, proporcionando a sua análise e discussão”, sustenta a comissão organizadora.

10 comentários:

Anónimo disse...



OBS.


Enquanto é tempo,enquanto a Organização não começar indevidamente a gastar,(o que parece que não há mas vai havendo)dá a impressão que este Congresso sobre o Endovélico que vai meter entre ouros brasileiros, malteses e escoceses etc. devia começar a olhar para a envolvência histórico-cultural da antiga Festa Religiosa da
Boanova com outros olhos e até conforme os Comentários lúcidos e sugestões oportunas que se podem ler mais abaixo.

Vamos lá ver afinal quem se serve e quem é ou quem anda a ser servido, em nome do Alandroal ou de Terena?

Melhores cumprimentos


ANB

Luis Lobato de Faria disse...

Excelente

Anónimo disse...


Não estará na altura de fazerem justiça ao estudo que o João Cardoso apresentou e de o convidarem oficialmente para o defender? Ou vão fazer como o antigo presidente, enterrar a cabeça na areia e fingir que nada de relevante se passou apenas pk não é do interesse dos "avençados"???

Anónimo disse...

hoje é dia 1 de abril?

francisco tátá disse...

Se duvida é procurar em sitios que considere mais crediveis!

Anónimo disse...

Não me referia à notícia, senhor Francisco. Para bom entendedor...

francisco tátá disse...

Como dia 1 de Abril é o dia das mentiras pensei que estava a duvidar da notícia!
Afinal acabei por não entender nada.
Tambem não faz mal o que é preciso é haver iniciativas deste género.
Sempre trazem gente e notícias positivas na comunicação social.

Anónimo disse...

O senhor ANB não entendeu, ou não quis entender, o congresso não é sobre o Endovélico, é sobre santuários, "da antiguidade aos nossos dias", pagãos e cristãos.
Quanto ao sr. João Cardoso, o que ele apresentou não foi estudo nenhum, nem perto disso...uma coisa é saber um pouquinho de História, outra, bem diferente, é saber fazer História. O recurso exclusivo às fontes clássicas para provar seja o que for foi moda há várias (muitas)décadas atrás, entretanto tornou-se consensual que a interpretação das mesmas deve ser cautelosa e sempre suportada por outras fontes - históricas ou arqueológicas. Não haverá nenhum historiador, e pelos vistos nem nenhum arqueólogo que apoie a sua "teoria", ou estarão todos errados e ele certo?!

Anónimo disse...

OBS.

Tanto a noticia da realização deste I Congresso (que será sempre uma mais valia cultural) como o último Comentário que pretende esclarecer a sua abrangência não vêm propriamente identificados pelos nomes dos autores directos, o que,como é óbvio, coarta e limita aqui, no Al tejo, um dialogo aberto sobre o tema,os seus mentores, organizadores e beneficiários.

No entanto, sempre acrescentarei
que parece excessivo,em quase todos os sentidos, que num primeiro Congresso se envolva, e logo à primeira, uma mão cheia e extensa de universidades que, na maior parte dos casos, não têm investigação própria e inovadora sobre esta temática.

Nem as universidades a terão nem, é claro, muitos dos seus representantes que, como todos sabemos, vão repetir-se nas Apresentações e constar apenas da lista "benemérita" de visitantes ao Alandroal.

Em todo o caso,vamos acreditar que este I Congresso vai beneficiar efectivamente tanto as pessoas (que o assumem) como prioritariamente todo o Concelho.
É o que se deseja.
Melhores cumprimentos

ANB

Anónimo disse...

Deixem-se de coisas, a terra é PLANA
e ai de quem diga o contrario