quarta-feira, 16 de abril de 2014

DOCUMENTO RARO

No dia 28 de Março de 2014, no Coliseu dos Recreios completamente cheio e numa organização da Casa da Imprensa recordou-se e reeditou-se aquele que foi o primeiro Encontro da Musica Portuguesa.
Estiveram presentes e actuaram:
Filipa Pais – João Afonso – Júlio Pereira – Janita Salomé – José Fanha – Carlos Alberto Moniz – Amélia Muge -  António Portanet -  Couple Coffee – Francisco Fanhais – Luísa Amaro – Gonçalo Lopes – Sérgio Godinho – Zeca Medeiros.

O que foi o primeiro Encontro de Musica Portuguesa:
Um encontro/espectáculo de músicos de intervenção, contestatários do regime vigente, e que contou com nomes como:
José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Carlos Ary dos Santos, Carlos Paredes, Vitorino, Fernando Alvim, Fernando Tordo, José Jorge Letria, José Barata Moura, Intróito, Manuel José Soares, e muitos outros.
O mesmo realizou-se no Coliseu dos Recreios, esgotado, a 29 de Março de 1974 ( há 40 anos e a pouco mais de um mês da Revolução de Abril).
Como decorreu:
A poucas horas do inicio, a organização (Casa da Imprensa) ainda não tinha qualquer autorização para a realização do mesmo, que apenas chegou em cima da hora e impondo como condição que musicas de Zeca Afonso como “Venham mais Cinco – Menina dos Olhos Tristes -  a Morte Saiu à Rua” não fossem interpretadas..
O espectáculo foi na altura considerado como um acto de resistência à ditadura e contou com um dispositivo policial anormal para vigiar as cerca de 5.000 pessoas presentes.


Alem do dispositivo policial, não faltou a forte presença dos homens da PIDE, e da Brigada  Fiscal da Secretaria do Estado da Informação e Turismo.
 É o relatório elaborado pelos mencionados fiscais, documento raro cujo original se encontra  na Torre do Tombo que aqui lhe deixamos cópia:
Uma duvida me assalta: Teriam os Senhores Fiscais recebido os 18$50 dos transportes?

Sem comentários: