terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ACONTECIMENTO DE RELEVO A TER LUGAR NO ALANDROAL

                           1.as JORNADAS PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO
CULTURAL IMATERIAL DO ALENTEJO
1 Fevereiro 2014
Alandroal
Fórum Cultural Transfronteiriço

As 1.as Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo são organizadas pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e a colaboração das Câmaras Municipais de Évora, Elvas e Estremoz, Entidade Regional Turismo do Alentejo e Ribatejo, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade da Universidade Évora), Universidade Lusófona, Centro Estudos do Endovélico, PPORTODOSMUSEUS, Museu Municipal Joaquim Vermelho (Estremoz), MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal), Museu da Ruralidade (Castro Verde) e Edições Colibri.

Estas Jornadas Regionais que se pretendem efectuar por todo o território nacional, constituem uma excelente oportunidade, quer para propagar a importância do Património Cultural Imaterial, quer sobretudo, para promover e valorizar à escala local, as mais diversificadas e singulares expressões culturais imateriais que os indivíduos, os grupos ou as comunidades protagonizam e que dão sentido à própria identidade do país.
 Links Úteis:
 Programa detalhado -
Como chegar -
Ana Paula Fitas – 964 307 984
C. M. Alandroal-Ricardo Pacifico
PROGRAMA
MANHÃ
9,00 Horas Receção aos participantes
9,30 Horas Sessão de Abertura:
Mariana Chilra (Presidente da C. M. de Alandroal), António Ceia da Silva (Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo), Ana Paula Amendoeira (Diretora Regional de Cultura do Alentejo) e Luís Marques (Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial)

Comunicações
Moderador:
Carlos Ventura (Co-Fundador da Associação PCI, Pós-Graduado em Património Cultural Imaterial)
Painel I
10,15 Horas CANTE ALENTEJANO
(Paulo Lima, Coordenador da Candidatura do Cante Alentejano à Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade, Director da Casa do Cante – Serpa)




1 comentário:

Anónimo disse...

Louvável iniciativa
Avancemos TODOS JUNTOS pelo nosso ALENTEJO ... tão esquecido.

Alcântara-Mar