sexta-feira, 20 de setembro de 2013

REFLEXÃO- POR HOMERO

                                                               Olhando !!!
Fixava o olhar no horizonte e nada conseguia ver, não será bem assim, pois via arvores, montes e vales, não que tivesse falta de vista! Não! Queria ver algo mais importante, outras coisas! Apertava a vista, tentando aprimorar a visão e nada vislumbrava, avançava alguns metros e tudo na mesma, olhei para o espaço e só vi, infinito! Estrelas e mais estrelas, planetas, galáxias e vazio! Fechei os olhos e fiquei pensando, que tudo não passa de vazios ! Até eu, sou vazio, nada é concreto, será que existo na realidade?  Fisicamente estou cá, sinto a dor, mas o que é feito, do outro lado da existência? Tenho duvidas acerca de tudo, por vezes duvido de toda a sociedade que me rodeia, para meu desconsolo poucas ou nenhumas coisas, alteram este meu sentir…então se olhar para o espectro sócio-politico-económico, que me rodeia, até choro……
Sentir ! o que é o sentir? Será algo que se cria e desenvolve em que lugar? Sim, porque o sentir é oriundo de que parte do nosso corpo. Fisicamente terá que vir do cérebro, para alguns, para outros nasce no coração. Quanto a mim, não sei exactamente de onde virá, pois, quer venha do cérebro ou do coração, devia ser matéria e não é. Algo sem explicação para mim, e muito naturalmente, não, para um filosofo…já Descartes dizia, SE PENSO LOGO EXISTO. Na realidade eu sinto que existo como matéria, porque me doem os dentes, porque me cai o cabelo, porque se bebo uns copos fico embriagado, porque me canso ao efectuar exercicio físico. Mas então o resto, os sentimentos o sentir? O que são? Como nascem, porque razão ou sentir, gostamos disto e não daquilo? Porque razão gostamos desta ou daquela pessoa e não gostamos de todos os outros, quando não temos motivos aparentes para isso? O que se passa de facto dentro de nós, que na realidade está fora do nosso controlo e vontade, porque não conseguimos alterar este sentimento.  Os sentimentos e o sentir, são aquilo que nos torna diferente de todos os outros animais, talvez até, para o pior! Já que todos os outros animais se me apresentam mais leais do que nós somos uns com os outros…
Será isso o resultado de poder-mos pensar? Ter opinião? Poder escolher? Gostar mais de verde do que de vermelho e vice-versa? Ou será, a confusão que todas essas capacidades, tem em criar uma disputa constante dentro de nós…para alguns, fácil de resolver, mas para outros (talvez a maioria) não tanto assim.
Bom, quanto a mim, as dúvidas persistem. Quem somos, donde viemos e para onde vamos (fisicamente ou materialmente sei o que sou, donde vim e para onde vou).
Que me expliquem o outro lado da vida, mas que o façam numa forma plausível. Talvez depois disso o meu espírito ou sentir, viva mais despreocupado….até lá, continuo nesta procura incessante, qual D.QUIXOTE, viajando pelo mundo fora e não encontrando as respostas cabais, aquilo que sinto …o vazio em que estamos ...
Bom, um abraço

Homero

1 comentário:

Anónimo disse...



Obs.


Oh Manel Augusto


"O vazio em que estamos..." ou o debicamos uma e mais outra vez e o reconstruímos, às nossas próprias mãos, ou então, como dizes e desabafas estamos tramados.

E, a curto ou longo prazo, estamos todos mortos postos à esquina e num lado qualquer desta vida.

Portanto, vamos lá resistir à merda de uma época acelerada que, nós, não escolhemos para andar cá a gramá-la e a ter de a viver.

Não temos esse poder.
Apenas podemos ter a vontade de continuarmos a ser "uns pequenos heróis discretos" na terra que somos e no pais que temos.E se nos juntarmos às pessoas realmente tentadoras que vão aqui e mais além sempre aparecendo.

Aceita este desabafo.

Boa noite.Bom destino.


Um abraço para Ti.


ANBerbem