terça-feira, 20 de agosto de 2013

FESTAS DE SETEMBRO 2013 – A PROCISSÃO

                                                                         A PROCISSÃO




Considerado por mim, e por muitos Alandroalenses como o Momento Alto das nossas Festas de Setembro, a Procissão em honra da Nossa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição tem desde sempre merecido uma atenção especial por parte do Al Tejo.
Desde sempre a hora da realização da mesma tem sido motivo de polémica.
Inicialmente a Mesma realizava-se pelas 15 horas de Domingo, o que por motivos do calor e do início da tourada logo a seguir, foi transferida para as 10.00h – 11.00 h  de Domingo, dando assim tempo a um almoço de Festa vagaroso e de mais tempo de convívio, seguido de merecido descanso, principalmente para os heróicos músicos da Banda ao fim e ao cabo os mais sacrificados,
Mais recentemente, suponho que por motivos também relacionados com o calor foi o horário da Procissão alterado para as 18 horas.. Este ano e segundo informações que nos chegaram, o horário foi alterado para as 19,00 horas.
Um grupo de amigos residentes no Alandroal, mas cujos familiares se deslocam todos os anos para acompanhar a Procissão fez-nos chegar com pedido de divulgação o seu protesto pela hora escolhida, alegando que sendo Segunda-feira dia de trabalho a deslocação dos mesmos para as localidades onde estão sediados se vai prolongar pela noite fora estando em causa até a sua deslocação ao Alandroal.
É nossa obrigação, como meio de divulgação de todos os Alandroalenses interessados deixar aqui lavrado o seu desagrado. Quanto ás medidas que possam vir a ser tomadas apenas os responsáveis poderão ajuizar da sua pretensão e tomar as medidas que julguem mais adequadas.

Aproveitando a “deixa” volto novamente este ano a bater na tecla do transportar aos ombros a Veneranda Imagem. Se por um lado se torna muito mais dignificante, também teremos que reconhecer o esforço dos voluntários que A transportam, e a escassez cada vez maior de encontrar quem se sujeite a tão árdua tarefa, Seria talvez altura de se pensar em fazer o transporte em carrinha aberta devidamente engalanada.
E pelo que nos foi dado ver no último ano bom gosto e esplendor não faltam conforme se pode ver nas fotos anexas obtida na nossa Igreja Matriz.


Seja de manhã, de tarde ou à noite, seja a pé ou a cavalo (e um pelotão a cavalo da GNR a abrir a Procissão ?), lá estarei mais uma vez a agradecer à Virgem Nossa Senhora da Conceição todo o auxilio que me prestou quando a Ela recorri

Chico Manuel

1 comentário:

Anónimo disse...

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

ROGO A VOSSA MISERICÓRDIA

NÃO DEIXEIS QUE A CORRUPÇÃO

ESPALHE DE NOVO A DISCÓRDIA