segunda-feira, 11 de março de 2013

ÚLTIMA PARTE DA ENTREVISTA CONCEDIDA PELO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DO ALANDROAL, PROFESSOR JOÃO GRILO


Em recentes declarações, esclareceu que voltaria a candidatar-se, se para tal reunisse o consenso do MUDA. Dando como certa tal anuência e sabendo as dificuldades que se prevêem para os próximos anos, dada a contingência da extinção do Concelho (vide o que sucedeu recentemente com as freguesias), não teme que um segundo mandato possa vir a colocá-lo como o último Presidente da Câmara do Alandroal?

Penso que a fusão de municípios fará sentido em áreas densamente povoadas, onde quase não se percebe onde acaba um concelho e começa outro – como as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto – onde seria possível uma grande poupança com grandes ganhos de escala já que existem maiores dinâmicas empresariais e da sociedade civil e onde os serviços do Estado estão bem presentes. Nos territórios do interior, onde as câmaras municipais, mercê do desinvestimento de sucessivos governos, são a única resposta para as populações e ao mesmo tempo as grandes impulsionadoras das dinâmicas locais, extinguir municípios é condenar os territórios a sofrerem uma desertificação ainda mais rápida e destrutiva.
E não podemos aceitar argumentos de poupança, já que o esforço do Estado é mínimo comparando com tudo o que se consegue aqui fazer pela vida das pessoas com esse dinheiro. Os males da nação estão bem identificados no buraco da Madeira, no défice crónico e crescente das grandes empresas públicas, nas PPP’s e nos BPN’s, entre outros. O dinheiro que aqui recebemos do estado é mais do que devido. Não só resulta dos nossos impostos com também nos nossos territórios estão os recursos naturais, as áreas protegidas, os montados, as barragens, a RAN e a REN... As populações do interior pagam um preço elevado para que Portugal mantenha bons indicadores ambientais e o único que pedem em troca é que sejam compensadas na devida medida em relação à riqueza que produzem e que encerram e não que sejam olhadas com a desconfiança de quem está a pedir para gastar o que outros pagaram em impostos.
Para alem disso, nestes  territórios que estão a ser abandonados à sua sorte está tudo o que Portugal tem de único e irrepetível em qualquer lado do mundo e com potencial para ajudar a construir um futuro sustentável. Está o que resta de cultura e tradições milenares de um modo de vida em equilíbrio com a Natureza, que para além de ser factor decisivo de identidade e afirmação é um factor económico de peso.
Temo que o Alandroal possa vir a estar numa posição mais fragilizada do que devia no momento em que a questão vier um dia para cima da mesa. A sucessiva falta de estratégia de desenvolvimento e a situação de endividamento crónico em que ficámos retira-nos alguma capacidade de argumentação.
É por isso que é importante mostrarmos hoje que sabemos para onde queremos ir, que temos parcerias estratégicas com os nossos vizinhos que ajudam a construir esse caminho. Que temos valor e potencial económico. Que somos rigorosos na aplicação de fundos comunitários. Que fazemos trabalho sério e consistente e que, como tal, devemos ser respeitados pelo poder central e por todos os organismos do Estado. Temos que mostrar que vale a pena continuar a pensar o Alandroal como um território com identidade, potencial e futuro. E que há lugar neste processo para todos os que queiram dar o seu contributo.
Esta pode muito bem ser a nossa última oportunidade de mostrar isso e fazer um ponto de viragem neste concelho. Temos que mostrar que a nossa continuidade enquanto concelho não pode ser posta em causa. E se não o conseguirmos, seremos todos responsáveis. Uns mais que outros, é claro, em função das responsabilidades e do poder de intervenção. Portanto a questão de fundo é quem se vai demitir de fazer parte deste processo!

 A terminar: dê-nos a sua opinião sobre o papel dos blogues e sites do Alandroal e, se assim o entender sobre o papel que o Al Tejo tem vindo a desenvolver.

Os blogues podem ser importantes meios de comunicação, e é por isso que desde o início deste mandato, a Câmara Municipal adoptou a postura de enviar informação da actividade do município para os blogues mais conhecidos da sede de concelho colocando-os em pé de igualdade com qualquer  meio de comunicação social, até porque, esses meios não existem no concelho e estes acabam por ser uma importante fonte de informação.
Entre as pessoas ou instituições e os meios de comunicação social, por força do seu código deontológico, existe, regra geral, um respeito mútuo e uma partilha de responsabilidades que funciona como garantia dos direitos e liberdades e da livre expressão de cada um. Nos blogues isto não está assegurado. As únicas garantias que podem existir são as que resultam dos critérios, mais ou menos claros, do editor.
Não nos podemos esquecer que os direitos e liberdades de uns terminam necessariamente onde começam a colidir com os direitos e liberdades de outros.
Admiro e respeito todas as pessoas que nos blogues dão a sua opinião e escrevem o seu verdadeiro nome por baixo. Como alguém disse um dia, “posso não concordar com o que dizes, mas bater-me-ei até ao fim pelo teu direito a dizê-lo!”
Infelizmente para todos nós, noto que os nossos blogues estão longe de cumprir esta missão.
Ao contrario do que muitos defendem, o  anonimato não serve a livre expressão.
A pretexto da “liberdade”, da “livre expressão” ou da “imparcialidade” não se pode dar espaço às mais cobardes formas de espalhar o boato, a mentira e a difamação.
Os blogues perdem assim o seu carácter informativo e transformam-se  em espaços e instrumentos que contribuem activamente para um ambiente revanchista, destrutivo, de “bota-abaixo” e de destilar de ódios que só serve interesses obscuros mas ao mesmo tempo identificáveis.
Ninguém que queira fazer um trabalho de comunicação sério pode deixar-se usar como instrumento desta estratégia.
Quem quer ser respeitado deve dar-se ao respeito. Qualquer editor não se pode distanciar de qualquer conteúdo do seu blogue ainda que seja um comentário. Se os blogues querem fazer um trabalho sério e ser respeitados por isso comecem por dar o exemplo: Acabem de vez com comentários anónimos e de gente que não se identifica publicamente.
Portanto, penso que o AL-TEJO tem sido um importante meio na difusão do concelho e do que nele acontece, que o tem feito de forma imparcial e abrangente, que dá espaço a opiniões diversas e bem identificadas e que já fez um importante percurso na forma de lidar com os comentários anónimos. Falta dar mais um passo. Falta acabar de vez com esses comentários que poluem uma imagem quase irrepreensível. Deixo aqui esse desafio ao editor.

 Caso o entenda necessário e  se  for de acrescentar e informar algo
mais sobre o Concelho, faça o favor. Via aberta.

Muito se tem feito neste mandato para colocar o concelho no rumo certo. Mas é incomparavelmente mais o que está por fazer do que aquilo que está feito.
Não temos medo da crítica. Vivemos bem com ela e é ela que nos ajuda a melhorar. Acedi a dar esta entrevista neste espaço sabendo que ela ia ser alvo de grande escrutínio local, e é perfeitamente identificável o que são críticas sérias, consistentes e com fundamento – porque sabemos que erramos e nem sempre conseguimos ver todos os lados de um problema – e o que é politiquice baixa e fundamentalismo bacoco. É esta última parte que está a mais nos blogues e no nosso dia a dia.
Somos uma comunidade pequena e frágil que deve estar fortemente unida nos desafios que tem pela frente.
Aproxima-se um momento eleitoral que vai ser vivido no mais difícil cenário de crise e dificuldades de que temos memória recente.
Os alandroalenses vão ter que fazer escolhas. E vão ter que escolher entre opções de futuro bem diferentes e bem identificadas.
Será mais um momento para o Alandroal demonstrar a sua cultura democrática e tenho a certeza que o vamos fazer da melhor forma, mas deixo um apelo.
Não deixem que a politica vos divida. Não deixem que alguns políticos vos dividam. Não deixem que vos coloquem uns contra os outros. Não deixem que a politica crie barreiras entre familiares, vizinhos, colegas de trabalho, etc.
Tenham “adversários políticos”, não tenham “inimigos políticos”.
Critiquem, perguntem, interessem-se! Queiram saber! Informem-se a fundo. Não se deixem ficar pela superfície e pelo “diz que disse”.
E depois façam as vossas opções, votem em consciência.
Uma comunidade distingue-se pelos valores que pratica e não pelos que apregoa.
Penso que o crescimento deste espírito no concelho tem sido um dos grandes contributos do MUDA e é também por aqui o Alandroal deve aproximar-se mais do “quem de ti se fiar não o enganes, lealdade em todas as cousas”.

FIM

Com esta publicação chega ao fim a entrevista que o Exmº Sr. Presidente da Câmara do Alandroal, Professor João Grilo, teve a amabilidade de conceder ao Al-tejo.
Pela parte que me diz respeito resta-me agradecer a consideração demonstrada pelo Sr. Presidente a este espaço, pela frontalidade com que respondeu ás perguntas formuladas, louvar a coragem evidenciada ao sujeitar-se a toda a espécie de comentários nunca esboçando uma palavra de desagrado.
Muito obrigado.

Sobre a sugestão que me é dirigida a propósito de comentários: É-me grato saber que reconhece que já foi dado um passo importante na separação do trigo do joio no que concerne à colocação dos comentários anónimos, da mesma forma que não condena tal método para opinar, criticar, sugerir.
Seria mais franco e leal que todos o fizessem devidamente identificados… mas tal é quase impossível!
Na parte que me toca, tento sempre evitar a ofensa pessoal, a calunia, o vasculhar a vida pessoal. Às vezes posso errar mas quando tal sucede não tenho qualquer pejo em pedir desculpas.
Chico Manuel

OBS: PODE ENCONTRAR A ENTREVISTA NA SUA TOTALIDADE NO http://alsul.blogspot.pt/



16 comentários:

Anónimo disse...

Esta de toda a gente criticar os anónimos está na moda...
Caro Presidente, caros senhores vivemos em liberdade e cada um faz a escolha que quer, quando os anónimos falam bem do Sr, ou a vosso favor, já não importa quando falam mal é que é feio.

Anónimo disse...


Não posso deixar de manifestar aqui que reconheço haver dualidade de critérios, com respeito à identificação dos comentaristas, adotada pelo diretor deste blogue.
Mas também reconheço que o blogue tem dono, e este, tem o direito de proceder de acordo com a sua consciência.
Vejamos este caso como amostragem:
Os artigos do Sr. João Justa e os de outros que com ele têm travado o tal diálogo aqui publicado, não podem ser comentados por anónimos, e isto, mesmo que não sejam ofensivos.
A entrevista do Presidente João Grilo, essa pode ser comentada por anónimos.

Até à próxima. Ou talvez não.

Anónimo disse...

Caro Presidente, faça o Sr. um blog e depois faça a gerência do mesmo como lhe aprouver, é que isto de vir para a casa dos outros dizer como é que devia ser e para os mesmos tomarem a sua posição e seguir a sua opinião e darem o exemplo, é no mínimo falta de educação e ter a mania que tudo sabe, que é bom.
Lá porque é Presidente não manda nos outros nem pense que a sua opinião é a melhor e mais certa do Mundo, vale apenas o que vale como a de qualquer comum mortal, umas vezes tem razão, outras não, sendo esta ultima a que melhor se enquadra a sua Excelência.
O que ao amigo Presidente incomoda, são as verdades que aqui são postas a nu por quem se identifica mas em especial por anónimos, pois são a maioria, é como se diz, está sempre a levar na corneta.
Se o Sr, não prometesse tanto, se não mentisse tanto, se falasse menos e trabalha-se mais, pode crer que não tinha que engolir nem metade dos sapos que engole diariamente, neste e noutros blogues.
Vale mais um bom comentário, sério, inteligente e verdadeiro de um anónimo do que uma qualquer porcaria de quem se identifica, não lhe corre é ao jeito, temos pena.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentador de 11 Março, 17:34 e já tinha dado essa opinião ao administrador desde blogue que não a publicou porque foi feito no post do João Cardoso Justa.
Não concordo com o presidente no ponto do anonimato: Quem não ofende, enxovalha, acusa sem provas e dá a sua opinião como facto consumado, lançando boatos, podia usar o anonimato, agora quem o faz não devia entrar. Não seria assim tão difícil ao administrador discernir a diferença, digo eu, na mesma selecciona os comentários em casos excepcionais...

Anónimo disse...

"Não deixem que a politica vos divida. Não deixem que alguns políticos vos dividam. Não deixem que vos coloquem uns contra os outros. Não deixem que a politica crie barreiras entre familiares, vizinhos, colegas de trabalho, etc."

Boa noite. Não escrevo nos blogues seguramente à mais de um ano.
Tenho seguido com atenção a entrevista do Sr. Presidente, quem não o conhece bem, como eu o conheço, ficará por certo com uma ótima imagem do senhor.
Mas caro Xico Manuel e caros conterrâneos, será que este senhor e o seu antecessor, não foram aqueles que mais contribuiram para aquilo que está escrito no paragrafo acima? Digam-me quais a diferenças entre Nabais e Grilo? Eu vou dar algumas semelhanças.
1ª - Quem não me apoia é meu inimigo.
2ª - Tanto um como o outro utilisou os dinheiros públicos para seu uso pessoal, do Nabais todos sabemos, deste dou um exemplo bem recente a hora do petisco (quem pagou?) em quanto ficou? E quem pagou os petiscos aos colegas professores do senhor presidente?
3ª - Quantos ajustes diretos fez o Nabais e quantos fez o Grilo para financiarem campanhas e fazerem propaganda...
Com o tempo direi mais...
Não me identifico porque não quero ser ainda mais perseguido do que aquilo que tenho sido.

Anónimo disse...

Se não fossem os anónimos bem estavas frito Xico, onde estão as vozes dos notaveis ANB e afins...

Anónimo disse...



OBS.


Lemos a longa entrevista do Presidente.
Em liberdade, e na condição de alandroalense,vamos dizer que independentemente da sua oportunidade e dos seus pontos de vista validos no tocante à politica de informação seguida no Municipio (embora nos pareça que a mensagem excede claramente o mensageiro havendo porventura retórica politica em demasia)o certo é que não se abordam politicas locais concretas que tenham a ver com o desenvolvimento directo e o emprego da população,a médio prazo no Concelho.
É que só a vertente turistica e mais alguns protocolos podem não chegar,não é Sr. Presidente?.

Para além disso,é certo que pode ter desarticulado "o nabalismo das dividas" sem contudo ainda o ter substituído pelo Grilismo dos factos e realizações económicas em concreto. Como seria o caso de um programa urgente de reabilitação urbana.

Em sintese,diria que não há nem se vislumbra uma nova quimica...
Ou se há, é cada vez mais dificil de ser recriada e reinventada a tempo dos novos embates e sufragio eleitoral.

Por outras palavras,no Alandroal tal como em Itália ainda não somos todos (beppes) Grilos!

Com os melhores cumprimentos


Antonio Neves Berbem

Anónimo disse...

Também vai haver perguntas para os outros candidatos a presidente?

francisco tátá disse...

Senhor Comentador do dia 11 de março (hoje) pelas 21,08 horas, e que utiliza o pseudónimo de Beijaflor:
Terei que, mais uma vez recordar que comentários fazendo denuncias com a gravidade daquelas que faz no seu comentário só serão aqui admitidas desde que devidamente identificadas.
Aproveito a oportunidade para relembrar que qualquer autor de qualquer texto tem todo o direito de impor as suas regras em relação ao conteúdo dos comentários. Parece-me que tenha assim respondido aos comentadores das 17,34 e 20,21.
Chico Manuel

francisco tátá disse...

Frito porquê senhor Comentador das 23,09?
"Isto" não dá dinheiro nenhum. Antes pelo contrário. É feito por gosto, porque quero, porque encontrei uma maneira de tornar o meu tempo de reformado mais agradável e porque mesmo com esta idade tenho o prazer de gostar de ler o que o naipe de excelentes colaboradores fazem o favor de me enviar.
"Frito" fico eu com certos comentários anónimos sem pés nem cabeça e que por vezes me fazem perder tempo.
Se não tem cão eu empresto-lhe o meu para lhe dar banho
Chico Manuel

francisco tátá disse...

Senhor Comentador das 23,42:
Sempre foi intenção do Al Tejo quando as Candidaturas estiverem definidas solicitar uma entrevista a cada um dos Candidatos. com perguntas identicas para todos.
Chico Manuel

Anónimo disse...

Ontem à noite perdi algum do meu tempo a ler na integra a entrevista do Sr. Presidente João Grilo, e conclui que o Presidente se preocupou mais em se desculpar airosamente e habilmente de certas situações, do que em dizer algo de novo e consistente.
Mais do mesmo, vai fazer muita coisa que dá como dado adquirido, mas nós que por aqui vivemos já estamos fartos desse paleio que já dura há quase 4 anos, ou seja, mais do mesmo, é o enlianço nas Teias do Teias e similares, continuamos à espera das coisas nunca antes conseguidas, só que não se vêm nem se deslumbram, é tudo sonhos líricos de boca.
Mas o melhor desta entrevista, para quem conhece bem os protagonistas da história é a admiração pelo artista e o respeito pela competência do mesmo, esta é hilariante, o verdadeiro e mais genuíno exemplo da espécie, cara de pau, isto sim poderia ser aproveitado e dava cartas ao mixuruco Endovélico.

Um bom dia para todos.

Carlos Tavares

Anónimo disse...

O anónimo Sr. Carlos Tavares disse:

"Ontem à noite perdi algum do meu tempo a ler na integra a entrevista do Sr. Presidente João Grilo"
Esta frase no princípio do seu comentário, é deveras elucidativa.
Essa frase, mostra com toda a clareza que na entrevista do Presidente Grilo, não encontrou nada que lhe despertasse atenção de forma positiva. E assim, considerou que o tempo que lhe dedicou ao lê-la terá sido um desperdício.
Se tem ficado por aí eu não achava nada de estranho. Esse desabafo já era suficiente para toda a gente perceber...
Porém não ficou por aí, continuou a escrever, e assim, a perder o seu precioso tempo, comentando sobre assuntos já tão gastos, que também não trazem nada de novo...
O que sobressai no fim do seu arrazoado, é que o Sr. não liga importância nenhuma à passagem do tempo, embora nos queira fazer crer do contrário.

Bom dia.

Anónimo disse...

Pelo que vejo, parte do que denunciei já tera sido confirmado por um dos visados. a hipotese de poder haver interesse de ambas as partes, como é obvio, não poderá ser confirmada, pois é uma simples suposição! Conhecendo eu mais ou menos uma das partes, sou em querer que não existira tal intenção. Mas que é estranho os vereadores não saberem de nada oficialmente, é! E que um entendimento sairia mais barato, por ventura á camara tambem será! Se for como penso ( a camara tem perdido todas as acções desta natureza contra sí), estas duas acções serão uma bomba na Camara. O anterior presidente cometeu os eventuais crimes e este deixa-os agravar! Isso é que incomoda muito, alem de me irritar a governação autocrática da mesma,
obrigado

Beijaflor

francisco tátá disse...

Face à recepção de mais dois comentários enviados sob o pseudónimo de Beijaflor esclareço:
Segui a metodologia por si sugerida e tentei entrar em contacto telefónico com as pessoas por si mencionadas. Dada a impossibilidade de chegar à palavra com o Vereador da CDU, assim como com o Sr Presidente da Câmara optei por enviar a este último os seus comentários solicitando o apuramento da veracidade dos facto e a consequente justificação se assim o entender.
Já no caso concreto que refere em relação ao contencioso entre o Dr. Helder Gonçalves e a C.M.A. foi-me confirmada pelo próprio após contacto telefónico que efetivamente decorre um processo por abuso de poder do antigo Presidente (e assumido pelo actual) em relação ao desmantelamento das Bombas de Gasolina.
Assim como vê o Al tejo não esconde seja o que for e está sempre pronto a dar a conhecer todos os factos que sejam do interesse dos munícipes, no que trata a gestão. Necessário é que os mesmos sejam confirmados e que se obtenha a devida autorização dos lesados para que os mesmos possam ser dados a conhecer.
Se os restantes queixosos ou acusados (devidamente identificados) assim o entenderem o "espaço" está disponível.
Chico Manuel

Anónimo disse...

Mais um dos muitos abusos de poder do ex-presidente da câmara. Foi um ver se te avias nessa matéria e muitas outras.