segunda-feira, 4 de março de 2013

PROSSEGUE ENTREVISTA AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO ALANDROAL

1ª parte - 18 Fevereiro
2ª parte - 21 Fevereiro
3ª parte - 25 Fevereiro
4ª parte - 28 Fevereiro



Pode adiantar-nos  algo mais sobre o andamento das Comemorações dos Forais?

Este era outro assunto que estava totalmente esquecido e que não podemos deixar de assinalar com a devida dignidade pela sua importância histórica e pela circunstância de termos três forais num único concelho. As Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos de Juromenha, Terena e Alandroal estão a decorrer de Outubro de 2012 a Janeiro de 2016 com os principais eventos agendados para o período de Outubro de 2014 a Outubro de 2015. Já está constituída uma comissão “ad hoc” para orientar científica e culturalmente os trabalhos, estão estabelecidos os contactos com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo para o restauro dos exemplares do município e contamos apresentar o programa das comemorações muito em breve em data e local a designar. As comemorações envolvem o restauro dos originais, uma edição “fac simile” conjunta dos 3  forais e podem ainda envolver recriações históricas, conferências, exposições e outros momentos distribuídos pelas três localidades do concelho.

Esclareça-nos sobre o projecto “Endovelico”?  As pessoas continuam envolvidas?

O projecto “Endovélico” é e continuará a ser uma das nossas grandes prioridades. Como traço cultural, é um dos nossos principais factores de diferenciação e de afirmação mas a verdade é que, mesmo dentro do concelho, ainda muitas pessoas desconhecem a real importância que este deus e o seu culto teve no contexto da Lusitânia romana.
Neste mandato desenvolvemos o estudo prévio do centro interpretativo/museu em colaboração com o Museu Nacional de Arqueologia e contamos apresentar o projecto definitivo em Julho próximo. Será um espaço onde o espólio do Endovélico terá um lugar central mas muito interactivo, capaz de mostrar às crianças e jovens das escolas o que era a vida romana no nosso território há 2000 anos atrás. Será também um verdadeiro museu do concelho com uma forte componente etnográfica e da relação com a fronteira. Contamos que seja um espaço capaz de atrair de forma contínua um número significativo de visitantes com destaque para estudantes de todo o país mas também de Espanha.
Lançámos o Festival “Terras do Endovélico”, que terá este ano a sua terceira edição, num formato que conjuga a promoção cultural com a feira de actividades económicas, num modelo muito sustentável mas que procura ser o ponto alto da afirmação do território.
Criámos o “Centro de Estudos do Endovélico” que está a juntar os especialistas na orientação científica do projecto do museu, mas também a criar outras dinâmicas, com destaque para o programa educativo que vai levar a arqueologia até às escolas e a todas as crianças do concelho.
Estamos a desenvolver um documentário sobre as “Terras do Endóvelico” (para apresentar em Julho), financiado por fundos comunitários, e que será um importante cartão de visita do concelho.
Fruto do trabalho do centro, teremos, também em Julho um congresso científico que vai juntar todos os investigadores nacionais e internacionais da temática. As comunicações deste congresso darão corpo à primeira edição dos “Cadernos do Endovélico” que ao longo do tempo continuarão a nova produção científica e a enriquecer o centro de estudo.
Para nós o mais importante é que as crianças e as pessoas do concelho conheçam e valorizem este legado histórico e cultural. Só assim poderemos aumentar a nossa auto-estima em relação ao concelho e à sua riqueza cultural e transmitir aos visitantes.
Como parte desta estratégia posso adiantar que, antecedendo o congresso de Julho, a câmara vai organizar um conjunto de visitas guiadas de pequenos grupos ao Museu Nacional de Arqueologia para que conheçam a real importância deste legado no contexto da Arqueologia nacional.

Prossegue....

22 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá falar verdade e sem papas na língua e sem politicas, apenas debater ponto de vistas e dizer aqui ao caro Presidente o que é que a maioria das pessoas por aqui verdadeiramente pensam do ENDOVÉLICO, coisa que o Sr. deveria saber, mas ou não sabe e não quer mesmo saber, ou está mal informado, ou então isso de Endovélico é tão pessoal que tem que ir para a frente nem que a vaca tussa, não há dinheiro para problemas básicos como saneamento, águas, acessibilidades, mas há para Endovélicos, são as suas prioridades, o Sr. lá sabe.

A verdade é que o povo do nosso Concelho não está envolvido em Endovélico nenhum, vivemos num meio rural, pobre, e com baixo nível cultural e as pessoas gostam e estão no seu direito, é de nossa Srª da Conceição ou da Boa Nova ,e outro qualquer Deus é para ir às ortigas, seja Endovélico ou outra coisa qualquer.

“O projecto “Endovélico” é e continuará a ser uma das nossas grandes prioridades.”

Isso é problema vosso, já que a vossa politica cultural quase não existe, ou melhor não existe mesmo, tudo é feito aos solavancos e ao sabor do momento, que tentem fazer alguma coisa é bom, porque pouco que seja é melhor que nada, agora pelo que se tem visto em relação ao Endovélico e não só, assim não vão a lado nenhum, nem promovem cá dentro e lá fora muito menos, a não ser a umas dúzias de interessados e informados assíduos que vem honrar o seu Deus ao Alandroal, se é para esses tanto envolvimento, o Sr. saberá porquê.

Caro amigo, não se iluda e acorde para a vida, o Endovélico, aqui ou em qualquer parte deste país, Portugal, há-de ser sempre uma coisa menor a não ser para alguns elitistas e fanaticos, mais depressa enche camionetas do nosso Concelho para Fátima, do que leva meia dúzia de pessoas do Concelho ao Endovélico aqui tão perto.

Quando lhe perguntam se as pessoas continuam envolvidas com o Endovélico, e o Sr. com pomposo discurso nos tenta convencer e se auto convence que sim, é mais uma mentira Sr. Presidente, e tenha cuidado com elas, olhe a sua reputação.

As pessoas não estão nem nunca estiveram envolvidas com o Endovélico, o Sr. é que está juntamente com meia duzia de pessoas, é a verdade que lhe custa engolir mas não tem outro remédio.

Maria Armanda

Anónimo disse...

De facto o Presidente tem razão, há pessoas envolvidas no Endovélico,contam-se é pelos dedos os de cá e os de fora.
Os de cá dividem-se entre algumas pessoas que gostam de história, que gostam de arqueologia,e alguns que não gostam nem entendem de coisa nenhuma,mas vão por arrasto, é fino,é bem gostar do Endovélico, é intelectual,e seguir o Presidente em tudo é inteligente e ajuda a segurar o tacho,é conveniente.
E ainda temos por cá alguns que de forma directa ou indirecta lucram com o Endovélico,postos de trabalho bem renumerados,etc.
Depois vem os da religião,que são os de fora,enfim,para quem os conhece isto envolve cerca de 40 pessoas no total já com a meia dúzia que vem de fora.
Achar que as pessoas dum Concelho estão envolvidas quando na verdade por aqui,locais,não passam de 20 a 30 pessoas é exagerar caro Presidente.
Pergunte aos idosos que são infelizmente a maioria dos munícipes deste Concelho ou aos gaiatos se sabem o que é o Endovélico e se em 100, 10 souberem do que está a falar é muito,como é que alguém pode estar envolvido no que não conhece de todo,e mais grave não conhecem nem lhes interessa.
Uma afirmação destas só no Alandroal e dita e confirmada pelo caríssimo Presidente João Grilo, por quem havia de ser.

UMA COISA É O QUE DIZ,OUTRA É A REALIDADE,COISA QUE O SR. ANDA E SEMPRE ANDOU MUITO DISTANTE.

Anónimo disse...

Temos pena, tinham tudo para fazer muito melhor mas acharam que era mais importante geminações, viagens de turismo etc e tal e diversão noturna. Temos pena que se tivessem perdido 8 anos sem nenhuma visão para o desenvolvimento do concelho, enganando o povo e gastando a seu belo prazer o dinheiro que deveria ter sido investido na terra.

Anónimo disse...

Maia do mesmo, parece o Passos Coelho!

Respostas politicamente corretas mas que não trazem nada de novo e de interesse!

É caos para dizer: Mas quem é que faz este tipo de perguntas, numa altura destas?

Ou será que essas perguntas, não estão viciadas?

Cá para mim...

francisco tátá disse...

Depois de dois comentários que merecem ser ponderados porque na verdade podem dar azo aum debate sério aparece-me este.
Oh homem as perguntas foram enviadas em principios de Janeiro, por motivos de afazeres o Sr Presidente só respondeu ás primeiras em 18 Fevereiro e aguardo as restantes. Quando foram formuladas ainda a Mostra Gastronomica ía no adro e o Festival do Endóvelico tão pouco ainda está delineado. Francamente_
=Honni soit quimal y pense=
"Perguntas viciadas!= Dá vontade de rir.
Chico Manuel

Anónimo disse...

Li com muita atenção o que o actual Presidente afirma que se vai fazer com o Endovélico e fiquei admirado com tanta iniciativa mais uma vez dadas como certezas por este autarca,vamos a ver se como no passado não passam só de promessas e se realizam, sinceramente gostava que sim, mas tenho duvidas.
Acho as ideias que defende interessantes e de mais-valia para o Concelho,assim aconteçam e passem da palavra a factos, vá em frente e que consiga.
Embora o Endovélico não seja de todo a minha ária acho que bem trabalhado poderá ser uma mais-valia para o Concelho do Alandroal,e acho bem que este ou qualquer outro executivo se empenhe por isso à que aproveitar a 100% tudo o que possamos desenvolver com apoios comunitários, é de aproveitar.
Não estou é de acordo quando diz que as pessoas estão envolvidas (quais pessoas) porque na verdade não estão e o Presidente sabe disso e mentir é feio.

Anónimo disse...

Viciado está o governo que temos a nivel de País e local e no Alandroal é de mais a total incompetencia,o outro era o que se viu e este é o que se vê.
Os dois juntos não fazem um politico ou um governante dignos do nome.

Anónimo disse...

Boa tarde

Estive a ler a resposta do senhor presidente relativa à questão do endovelico e estou 100% de acordo com o que diz, pois pode ser muito importante no desenvolvimento deste concelho.

Só pessoas com "palas" como a/o Maria Armanda e outros que vêm para aqui postar postas de pescada só porque não gostam do Grilo é que não conseguem ver isso.

O endovelico pode-se tornar numa atracção turistica de referência, tanto a nivel regional como até mesmo nacional e mundial.

Só quem não tem a minima sensibilidade e conhecimento sobre o património e a questão do endovelico é que pode vir para aqui fazer criticas destrutivas.

É por causa de pessoas desse naipe que este concelho está como está

Muito obrigado aqueles que fazem alguma coisa por este concelho

Anónimo disse...

"Só pessoas com "palas" como a/o Maria Armanda e outros que vêm para aqui postar postas de pescada só porque não gostam do Grilo é que não conseguem ver isso."

Com palas andam os burros se calhar está a ver-se ao espelho,quem tambem vêm mandar postas de pescada é o caro comentador, pelos vistos gosta do. Grilo, é assim que o comentador se refere ao Sr. Presidente.
Seja educado e não diga tantos disparates.

Anónimo disse...

"O Endovélico pode-se tornar numa atracção turistica de referência, tanto a nivel regional como até mesmo nacional e mundial."


AO MESMO NIVEL DO COLISEU DE ROMA E DA TORRE DE PIZA E DAS PIRAMIDES DO EGIPTO.
OU ATÉ INTERGALACTICO….

CERTAS PESSOAS NÃO TEM MESMO NOÇÃO DO RIDICULO.

Anónimo disse...

"Muito obrigado aqueles que fazem alguma coisa por este concelho"

Quêm diga lá....
Eestá a falar da tal mudança.
Está a falar do Nabais e do Sr, Grilo?
Já vi que só fala mesmo é do Grilo que é como o comentador trata o Presidente, devem ter andado à escola juntos, é tu la tu cá.
Toda a gente faz coisas por este Concelho não se vê é nada.

Anónimo disse...

Lembro-me de um titulo de um livro publicado em Vila Viçosa na década de 70, salvo erro com o titulo "há tanta ideia perdida". E por cá apetece-me dizer há tanta gente com "palas" perdida.
Criticam tudo o que diz respeito ao Endovelico, devem gostar mais de festas e festinhas, é com isso que o concelho se vai desenvolver.

Anónimo disse...

Não, o concelho vai é desenvolver-se com meia duzia de iluminados a beberem minis em festas na barrgaem do lucefecit......ah, mas falta um pormenor que faz toda a diferençs, as minis são em honra do endovélico.

Anónimo disse...

O que tem feito tem sido mau de mais e tira todo o prestigio ao Endovélico, não é com barracas de minis que de facto lá vão aquilo tem sido uma vergonha, nãi dignifica nada nem ninguem.

Anónimo disse...

É muita demagogia,muita promessa, mais do mesmo, muita parra e pouca uva, pois nada do que diz se concretiza, é mais uma coisa nunca conseguida tipo Teias, que aderiram e disseram ser o melhor do mundo e agora não fazem nada mesmo com a comparticipação quase na totalidade, os senhores é que disseram que assim era ninguém está a inventar.
Somos dos poucos município que aderiram ao Teias que não aproveitaram nem metade, dizem que é por falta de dinheiro, que nem para a pequena parte que é da responsabilidade da Autarquia tem. Então se não tem dinheiro para uma coisa quase comparticipada na totalidade, apregoam que se vão meter em mais projectos, para quê, para não passarem da gaveta, para se desistir a meio.
Essa das pessoas estarem interessadas e envolvidas no Endovélico é para rir, está decerto a falar de si e dos que o rodeiam e dos tachos que o Endovélico criou por aqui.
Fale por si, não fale pelo povo que o Presidente não conhece, o que as pessoas estão mais por todo o Concelho é envolvidas no Endovélico, as pessoas estão é envolvidas no dinheiro para comer no dia a dia e pagar os bens essenciais e na falta de trabalho e condições básicas que o Sr. prometeu e não dá.
Tudo serve para vender banha da cobra, tudo serve para fazer política, mas da má, e diz o Sr. que não é político de carreira, faria se fosse, já tem os defeitos todos, de político e governante.

João Pedro

Anónimo disse...

não sou do concelho e portanto estou afastados das questões políticas que povoam estes comentários, onde se nota com clareza as tendências políticas de cada um, ou seja independentemente do que se faz é bem ou mal feito conforme se goste do actual presidente ou não. Na minha opinião este apropriar da imagem de Endovélico é uma visão inteligente para gerir aquilo que já existe no concelho. Se a população não conhece passa a conhecer, por serem pobres, rurais e com pouco nível cultural não são burros! Ninguém espera, penso eu, que autocarros com turistas encham a terra, mas o certo é que as duas vezes que fui à Rocha da Mina havia lá turistas, entre eles estrangeiros; penso que estes devem ser aproveitados, no bom sentido naturalmente, e puxados para as povoações, para fazerem as suas refeições e pernoitarem.
Em resumo, concordo plenamente que o vosso actual presidente use Endovélico como bandeira e espero que faça mais que o anterior fez pelos três castelos, uma imagem que não passou dos autocarros e do cabeçalho dos documentos oficiais!

Anónimo disse...

"onde se nota com clareza as tendências políticas de cada um,"

Nota, nota e com muita clareza, de que maneira,diz o roto ao nú.
A verdade é que o Endovelico ainda não passou para lado nenhum, nem para os autocarros.

Anónimo disse...

Como é que vai passar para os autocarros ou para lado algum, não há dinheiro.
Mas só para o que este presidente não quer.Vai a massa toda para o Endovelico e lá se vão as coisas importantes como,abastecimento de água,acessiblidades, etc.
Viva o Endovelico.

Anónimo disse...

O Endovélico ainda não passou para lado nenhum, verdade, o seu lugar é no concelho do Alandroal. Quantos aos autocarros, o Endovélico não se queixa.

Com muita clareza a notificação (e de que maneira) foi sobre a grande corrupção.

francisco tátá disse...

Senhor José Rasteiro que comentou ás 21,50 de hoje:
O seu comentário baseia-se "no consta" e valendo-se "do consta" faz uma afirmação grave que não posso confirmar, assim como se o nome utilizado é verídico. Aqui não se foge a denunciar qualquer facto por mais grave que seja precisa-se isso sim que o mesmo possa ser confirmado ou que a pessoa que o denuncia se identifique para salvaguarda da responsabilidade do administrador do blogue. Assim sendo agradeço o envio do mesmo para o meu mail para que possa proceder à respectiva identificação.
O administrador

Anónimo disse...

Endovélico para aqui, Endovélico para ali, mas qual Endovélico?????

O que certas pessoas gostariam que fosse mas que não é…
O que está totalmente para trabalhar e fazer, pois é só blá blá mas não há competência nem meios para o desenvolver,( para continuarem a fazer do Endovélico aquela coisa amadora e degradante que tem feito, mais vale estarem quietos, fazem melhor figura e o Endovélico fica agradecido).

O que para ser feito é preciso dinheiro que não há, nem se tem a certeza se chegam apoios comunitários ou outros, é tudo na base do boca a boca.

Enfim, falamos de um sonho, de um projecto que tem pernas para andar, mas que lhe falta quase tudo, falamos na realidade no que ainda não existe a não ser nas cabecitas de alguns líricos iluminados. Para fazer que seja bem e com dignidade.

Com isto tudo até me esquecia do essencial do post que é responder ao digníssimo Presidente.

Conclusão, continua a falar de mais, a prometer de mais, a não fazer quase tudo o que promete e dá como certo.

Anónimo disse...

Conclusão: estás com as espinhas atravessadas!