terça-feira, 10 de abril de 2012

SEMANA DA BOA NOVA

SAIBA MAIS SOBRE AS FREGUESIAS DO ALANDROAL

TERENA:

Freguesia pertencente ao concelho do Alandroal, do qual dista 11Km possui uma área que ocupa 15660 hectares.
A julgar pelos vestígios arqueológicos encontrados na região, o território actualmente ocupado por Terena terá sido povoado das remotas épocas. De facto nas proximidades da vila, na ribeira do Lucifecit, foi achado um recinto fortificado com cerca de cinco mil anos, o designado “Castelo Velho”. A noroeste de Terena, existe um outro recinto fortificado, o “Castelinho”, cuja data é de cerca de mil anos a.C. No entanto a diversidade e a quantidade de monumentos megalíticos é tanta, que se torna difícil determinar a data exacta de quando se iniciou a ocupação humana.
A norte da povoação foram descobertos vestígios de um templo romano, provavelmente do século I a.C., no qual se prestava culto a um deus céltico, Endovélico. Alguns autores referem que em redor deste templo, se terá formado uma primitiva Terena, destruída no século V, pelas invasões bárbaras, ou no século III pelos primeiros muçulmanos. Todavia a tese sobre a localização da antiga vila, envolve-se em algumas dúvidas, pois outros estudiosos afirmam que a antiga vila estava numa área entre a ribeira do Lucifecit e do ribeiro de Alcaide.
No século X existia na região um povoado de consideráveis dimensões, que se chamava Tellona, topónimo que, muito provavelmente, terá estado na origem do actual.
Em Fevereiro de 1262, o fidalgo D. Gil Martins repovoou esta terra e concedeu-lhe o seu primeiro foral.
Chamou-lhe então Santa Maria de Terena, cujo território se estendia a partir do Santuário da Boa Nova.
Durante a guerra da Restauração, Terena foi saqueada em 1652, mas dias depois, os habitantes puderam ir a Olivença recuperar os seus bens. Quatro anos mais tarde, ou sejaem1956, esta povoação foi ocupada pelas tropas espanholas, comandadas pelo Duque de S. Germano, e apesar de ter sido por poucos dias, a destruição foi intensa.
Também o terramoto de 1755 afectou o desenvolvimento da Vila. E a crise ocorrida em 1801, devido à ocupação da vizinha Olivença, foi determinante para o declinar de Terena. Desta forma no século XIX, Terena deixou de ser sede de concelho, sendo anexada ao Alandroal, juntamente com Juromenha e Ferreira de Capelins.

In: Cd-Rom Portugal sec XXI.

3 comentários:

Luis Lobato de Faria disse...

http://traveltoalentejoportugal.blogspot.pt/search/label/Terena

Anónimo disse...

Não será que foi engano a data de (1956), não teria sido antes dessa data de 1956, de quando os espanhóis estiveram em Terena até por pouco tempo?

francisco tátá disse...

Concerteza tem toda a razão e desde já agradeço a sua atenção.
Conforme indico a fonte foi o CD mencionado no fim. Ora ...eu coloco o Cd no Pc leio e copio para um papel e dai transcrevo o texto para o word (uma "trabalhera" para qualquer alentejano que se preze). Como tal é provável que me tenha enganado.
Tentei encontrar o Cd , mas "encafuei-o" em qualque lugar que não consigo dar com ele.
Por certo haverá alguem que o possua e possa dar uma ajuda para eu corrigir.
Mais uma vez obrigado pela sua observação e pelo comentário
Chico Manuel