quarta-feira, 4 de abril de 2012

O ANB EM TRÂNSITO –EURO ALANDROALENSE

QUESTÃO DO DIA

“ O quartzo é um mineral que está entre o tertzo e o quintzo”.
Millôr Fernandes

Páscoa 2012.

Tempo de meditação numas certas coisas. Uma delas é a ideia de que se Jesus Cristo descesse por estes dias à Terra, ficaria bastante mais aborrecido e incomodado com o que Lhe era mostrado do que quando partiu há dois mil e tal anos e ainda não existiam países, nações, estados, burgos e concelhos.

Provavelmente, antes de subir novamente ao Céu, repetiria com energia e estrondo o aviso e a cena da expulsão dos vendilhões do templo.

Zangado, enquanto cristão e um dos grandes arquitectos do universo, mandaria de uma vez por todas dar aos homens o pão concreto que aos homens pertence! Tal como está escrito nos Direitos do Homem!

QUESTÃO a meio da SEMANA

“Jamais diga uma mentira que não possa provar”.
Millôr F.

Continuando a meditação. Boa Páscoa!

No fundo, o que nós, devotos simples, queremos é tornar a meditar na ideia sagrada de que o Cristianismo ainda se mantém vivo (embora apaziguante e menos actuante historicamente) baseado no itinerário e acções exemplares de uma dúzia de apóstolos que se bateram com corajem pelos dez mandamentos e por aquilo em que acreditavam convictamente.

Ideias e acções fortes protagonizadas por um líder ecuménico como Jesus Cristo que, porém, andam e têm vindo a realizar-se muito lentamente no espaço e no tempo. Por vezes com mais recuos do que avanços.

Um dos problemas é que, além desta lentidão, também é visível que nos perdemos no mapa-mundo da esperança e ainda não percebemos a velocidade necessária deste percurso, gerando terríveis desequilíbrios, conflitos e guerras no mundo.

Há até quem já tenha dito que as ideias boas e justas só avançam a pé, não andam de comboio nem de avião. Mas o que ainda não se sabe verdadeiramente (e Cristo também não o referiu) é a velocidade pratica exigível que deve ser posta ao serviço do bom governo e da justiça entre os Humanos.

Será que, país por país, terra por terra, pessoa por pessoa, vão atrasar-se e demorar anos, décadas, séculos e nunca mais acontecerão? E, entretanto, este pequeno mundo caseiro onde vivemos pode não aguentar o peso de tanta esperança adiada e de tantas estratégias pessoais de aparente sucesso perdidas?

Ps: A renúncia da Dra. Fátima, Vice-presidente, é uma derrota rápida e amarga para o executivo da Câmara. O inventário mostra que voou baixo no 1ºano;no 2º ano começou a pensar em desvoar; e no 3ºano aterrou e já lá não vai estar. Então, o que é feito dos votos de confiança com que foram eleitos e do frequente desatino que paralisou as relações entre os dois autarcas? Passou? Há falhanços por esclarecer?...

Anb -04/04/2011

4 comentários:

Anónimo disse...

A população deste concelho tem o direito de saber as verdadeiras rasões da demissão da Dr Fátima!

Se estava tudo bem e eram tão amigos porque carga de água pediu ela a demissão?

A bem da nação

Anónimo disse...

Penso que não devemos ser tão pesimistas, a humanidade sempre tem evoluido alguma coisa de dois mil ano para cá, ainda há guerras, ainda há machismo, mas ao menos não é frequente as mulheres serem apedrejadas. Penso que somos um cadinho mais civilizados que há dois mil anos.
R.R.N.

Anónimo disse...

A drª Fátima já cumpriu o seu papel.
Figurar na lista para caçar votos aos seus doentes.

Anónimo disse...

A VERDADE É QUE SIMPATIA E COMPETÊNCIA SÃO COISAS MUITO DIFERENTES, NESTE MUDA HAVIA E HÁ MUITA GENTE QUE RI BEM E BONITO MAS COMPETÊNCIA PARA GERIR UMA AUTARQUIA NINGUÊM TEM NENHUMA.
COM TODO O RESPEITO A DRA FATIMA QUE VÁ TRATAR DOENTES QUE O SABE FAZER BEM E O PRESIDENTE QUE VÁ DAR AULAS SE É QUE O SABE FAZER.