sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A PROPÓSITO DE UM COMENTÁRIO

Em recente postagem, e em jeito de brincadeira, perguntávamos “como os Papas se cumprimentavam”. Foram vários os comentários, as respostas…enfim houve participação.
Mas um chamou-me a tenção.
Vinha de França e era esclarecedor (tanto que mereceu destaque).
Não me vou debruçar sobre o conteúdo do mesmo e a lição de história que o mesmo nos dá.
Mas um parágrafo chamou-me a atenção - nele se podia ler:
“Esta situação apenas é do meu conhecimento porque, sendo filho de emigrantes, durante os anos sessenta do século passado, fiz a escola nessa cidade francesa.
E este cisma da Cristandade, que originou o papado de Avignon, faz parte da história da cidade.
Aprendi isso nos bancos da escola.”
FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA CIDADE
APRENDI ISTO NOS BANCOS DA ESCOLA.

Depreendo assim que em Avignon, se ensina nos bancos da escola a história da localidade, os seus heróis, as suas tradições, a sua cultura.
Quem sou eu para aqui vir “postar postas de pescada” sobre o ensino em Portugal?
Direi apenas, e é apenas uma simples opinião, que se tem vindo a degradar de ano para ano pós 25 de Abril. E os resultados estão à vista!..
Mas o que me levou a “alinhavar” estas linhas foi o pensamento que de imediato me acudiu: Não seria de todo o interesse que em cada localidade se ministrasse uma disciplina (facultativa, claro), sobre as raízes, a cultura, os heróis, as tradições, os acontecimentos relevantes, dessa mesma localidade?
Exemplificando: se indagar-mos a qualquer jovem aluno sobre quem foi Diogo Lopes de Sequeira, Pêro Rodrigues, até mesmo o motivo porque na nossa sala de visitas está um busto do Drº Xavier, se têm conhecimento que em Juromenha caiu um meteorito (que nos roubaram), que a nossa Fonte está mutilada (porque nos roubaram), que no nosso Concelho há dos melhores poetas populares, quem mandou construir os Castelos de que nos orgulhamos, que o Alandroal teve uma Deputada, Um Reitor da Universidade de Évora…Algum saberá’?
Por vezes (opinião minha), estas pequenas coisas motivam-nos para que as raízes que nos ligam ao local onde nascemos se fortifiquem e dão-nos animo para lutar contra tantas adversidades que presentemente enfrentamos.
Chico Manuel

Sem comentários: