quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HISTÓRIAS DE CEM PALAVRAS

UMA VIAGEM a PÉ (X)

Quem não se lembra do Solano mais novo, o irmão do J.A. Silva, o Solano mais velho?
Era cobrador das carreiras que faziam a viagem Praça de Espanha - Caparica no Verão.
Quando entrei no autocarro, disse alto: “Tu és do Alandroal, não pagas”. Assim foi.
Só que passada a Ponte, entrou o Fiscal. Bilhete, como vimos, não tinha. Armou-se um sarilho: “ou paga a multa, ou então…” Reentra o Solano, em cena: “ora essa, o rapaz não paga porque não tem culpa nenhuma”, distraí-me.
Consequência: ´inocentado` pelo Solano desci… fazendo o resto da viagem a pé.
Melhores saudações
ANBerbem
(26/X/2011)

Ps: Viagens assim, faziam-nas?)

1 comentário:

Anónimo disse...

A carreira era efectuada pelos autocarros dos TST (Transportes do Sul do Tejo) que (antes do actual terminal da caparica)paravam junto á residência da Quinhinha, onde já antes do 25 de Abril ia "curtir" escassas férias com Ausenda e herdeiros. E, assim sendo, encostado ao muro da habitação queimava alguns cigarros observando todo aquele transitário movimento.
QUAL ESPERA DA "CAMIONETA" DAS TRÊS EM VÉSPERAS DA FESTA DE SETEMBRO.
Em idêntica função o Solano mais novo (o Zé António), já fora do autocarro, diz-me: Vamos ali. Era uma tasquinha onde se comiam uns carapaus fritos fresquíssimos - coisa que o nosso Zé Mira nos não proporcionava - e ali "muito falamos" SOBRE O ALANDROAL.
Como nota: Mais acima da tasquinha havia uma geladaria propriedade de um filho da terra (filho do Cigano Rico) e, tanto quanto sei, onde o Marinho ainda trabalhou (pouco tempo).
SÃO HOJE ESPAÇOS COM OUTRAS ACTIVIDADES.
Mas, este longo e fastidioso... intróito para o Tozé, assenta apenas no meu comentário á sua postagem sobre O TRANSPORTE A PÉ.

Foi assim com toda a certeza (um x um).
O Solano que lhe concede a borla (ó solidariedade Alandroalense de então!!!) e o Tozé que a perde pela "intromissão" do fiscal.

E, veementemente com toda a certeza, NÃO FOI BRANDA A ARGUMENTAÇÃO UTILIZADA "para com o fiscal" (coitado!!!).

Abraços para todos

Tói da Dadinha