sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DIREITO À OPINIÃO - HOJE F.TÁTÁ

A propósito da “vergonhosa” notícia que nos deu conta do lugar ocupado pelo principal meio de ensino de todo o Concelho do Alandroal e a qual não me passou despercebida na leitura semanal do Expresso, mas que até tive vergonha de aqui colocar, (não resisti posteriormente a dar conta da mesma em comentário “puxado” para primeira página), não posso de maneira alguma após a leitura de vários comentários aqui colocados, assim como no blogue do colega Alandroalandia deixar de tecer algumas considerações sobre o assunto. Digamos que houve comentários para todos os gostos e paladares. Desde deitar as culpas para as infra-estruturas (como se não fossem todas iguais), culpabilizar o poder autárquico (como se este tivesse algo a ver com a metodologia determinada pelo Ministério da Educação), pela falta de humanização e apoio aos alunos (como se os mesmos não tivessem uma cantina para refeições, um amplo espaço de convívio, um espaço para praticar outras actividades, um acompanhamento para auxílio dos mais carenciados, dos professores (como se estes noutras escolas não tivessem já demonstrado o seu valor). Enfim… da leitura dos referidos comentários poucos foram que tiveram a coragem de (em meu entender, e porque indirectamente estou ligado ao problema) apontar a principal causa do fraco desempenho doa alunos do Agrupamento da Escola do Alandroal- EB2,3 Diogo Lopes de Sequeira. Eu digo-vos, e sem qualquer temor: SÃO OS PAIS e a educação baseada na politiquice barata, onde por vezes tentam logo na flor da idade, em vez da conversa, sobre cultura geral, o ensino do português, o aconselhamento da leitura de certos autores, o ensino da TABUADA, preferem encher-lhes o Cérbero com Nabais versus Grilo. Isto para não falar do tempo que não dedicam ao ensino e acompanhamento, ao interesse pelas reuniões de pais, preferindo o copo com o amigo, ou a conversa de mal dizer.
Não, não é a Escola em si que tem a culpa, dali já saíram muitos licenciados, que progrediram na vida. E até em condições de infra- estruturas, nada semelhantes ao actual, para não falar do saudoso Externato que deu o nome à Escola onde tantos hoje singraram e são alguém.
E sabem porque me “atrevo” a escrevinhar estas linhas?
Porque estou atento aos comentários aqui colocados. E não me é difícil verificar que quando se trata de assuntos de “escárnio e mal dizer”, de politiquice barata, se verifica de imediato uma participação jovem. Ao contrário quando se abordam assuntos que merecem uma maior reflexão: estão-se nas tintas.
Ainda eu há pouco tempo sugeria uma disciplina facultativa sobre a história do Alandroal!
Valha-nos Nossa Senhora da Conceição (quantos saberão que é a nossa Padroeira?). Pêro Rodrigues, Diogo Lopes de Sequeira, (quantos saberão quem foram?), a água do Cidral e os figos de carambô.
Chico Manuel

11 comentários:

Anónimo disse...

Muitos não sabem quem é a padroeira do Alandroal nem chegarão a saber, a imagem da nossa senhora da conceição não está no altar da nossa igreja, foi retirada qando acabaram as festas e no seu lugar foi colocada uma imagem mais moderna, e porquê? não sei... só sei que falam,falam, de tudo e de todos e quando chega a hora da verdade e de se esclarecer as coisas ninguem aparece.
Todos sabemos que a família é o pilar para a estabilidade do ser humano,na família começa a educação
e a tarefa de os preparar para vida se não há o verdadeiro sentido da palavra FAMÍLIA,não podemos estar a exigir só aos outros o sucesso dos nossos filhos.

Anónimo disse...

OBs.


Dado que estou também bastante ligado ao Ensino,acrescentaria mais uns tantos pontos de vista que me parecem essenciais:

1) de facto,hoje,pede-se demasiado à Escola.Pede-se que instrua,que eduque,que forme,que informe,que produza cidadãos,etc,etc.;resultado pede-se demais logo os resultados não podem ser bons;

2)é uma grande verdade que a Escola devia servir para Instruir e a Família para Educar,porque sem uma boa formação familiar nada feito;

3) tenho a noção pratica de que os professores perderam autoridade dentro da sala de aula;e quando assim é alguma coisa terá de ser refeita em termos escolares;

4) um último ponto para assinalar que existe uma área onde alunos e professores parecem ter razão que é a extensão desnecessária dos programas.Ensina-se em quantidade e não em qualidade.


Não me querendo alongar, direi, em todo o caso que da (nossa) EB/DLS do Alandroal em circunstãncia alguma pode repetir o último lugar da classificação.
Não tem graça nemhuma.Mas é qque não tem mesmo graça nenhuma...porque todas as partes ficam a perder.

Quanto à hipotese de ser ensinada História Local estou inteiramente de acordo.É tempo de tomar a iniciativa.

Melhores saudações


ANBerbem

Anónimo disse...

Já que a escola está na ordem do dia pergunto.

Não será que os tais cerca de 80.000.00 € da dita máquina de cinema que ainda nunca funcionou e nem vai funcionar porque temos maquina mas não temos publico nem dinheiro para alugar filmes,não fariam falta e não seriam melhor empregues para as tais infra-estruturas do ginásio????????????????????????????

Anónimo disse...

Para quem apregoava mudança e acabar com os gastos supérfluos e inúteis está á vista de toda a gente essa tal reviravolta apregoada.
Esta da máquina 3 d é uma autêntica vergonha é de quem está a gozar com as pessoas e o Concelho.
Em tudo igual ao outro ou pior…

NG

Anónimo disse...

Escusas de andar a meter veneno que nunca mais lá pões os pés. Devias era pagar os muitos milhões que sacaste à população do concelho, isso sim, dava para construir o pavilhão desportivo e as restantes obras que faltam na escola e mais outras tantas situações que deixaste por pagar.

Anónimo disse...

pois senhor francisco: vira o disco e toca o mesmo: em vez de se ir ao serne da questão lá voltamos ao grilo e ao nabais...
mas concordo consigo inteiramente e escrevi no outro blogue que a educação começa no berço. começa pelos cuidados básicos e pela comunicação. investimento familiar é essencial, é necessário, é preciso, torna depois o resto mais fácil.
para a maioria dos pais do interior a escola transformou-se no lugar onde deixar os filhos. quanto mais tempo melhor. a escola é assim necessária para alguém tomar conta dos filhos. partindo desta premissa tudo o resto está mal.

Anónimo disse...

cerne

Anónimo disse...

tem razão CERNE. peço desculpa pela gralha ortográfica.obrigado pela correção.

Anónimo disse...

Valha-nos Deus e N. Sra. da Conceição!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quando se toca por aqui nos disparates deste Presidente vêm logo os anjos da guarda ou melhor a criadagem do rei contra-atacar com conversa da treta.
Eu não sou nem do outro nem deste, e mmmmmm da grande fazem todos é que gastar cerca de 80.000.00 numa máquina de cinema não está mesmo com nada, ou acham os senhores grilistas ou nabalistas que está bem feito.
Não queiram tapar o sol com a peneira que as pessoas não são parvas…

Anónimo disse...

Continuas a destilar o mesmo veneno de antigamente. Está no genes!