quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COLABORAÇÃO - BERNARDINO ROMA

A atrofia e a "atrofia".

(A propósito de um comentário)

A atrofia física nos limita.
A "atrofia" mental nos impede.
É óbvio que quando me refiro a "atrofia" mental excluo todos aqueles que,infelizmente, assim vieram ao mundo e nos merecem todo o respeito. Daí as "aspas" ou "comas".Como entenderem chamar-lhes.
E essa "atrofia" é grave.Muito grave. Porque nasce, germina e depois permanece, "encasca" e atormenta, tolda mentes débeis, tornando-as fracas, simples mas, parecendo que não, também perigosas.
Fomentam intrigas.
Revelam inveja.
Cospem maldade.
Vomitam ódio.
Pois é precisamente todos esses "sintomas" que encontro no infeliz e reles comentário, anónimo, pois claro, publicado (ai Chico, Chico) na postagem denominada "SEMELHANÇAS".
Evidente que me refiro ao que foi escrito a respeito do meu bom e grande amigo João Ribeiro.
Bom, sim.
Grande, também.
Bom porque é honesto, franco, feliz, sorridente, humano, amigo, solidário.
Grande porque é culto, interessado, interventivo, presente,inteligente, claro de ideias.
Contudo, a sua maior virtude,penso eu, que orgulhosamente sou seu amigo, é a simplicidade.
Sim, porque a simplicidade reúne, para mim, todos os predicados que atrás referi (atribuí).
Por isso, Sr. anónimo comentador, é de uma total injustiça, ingratidão até, apelidar tal Homem como "pobre diabo".
Ainda o pensei fazer, confesso, por razões óbvias, como o Sr. fez, refugiar-me no anonimato.
Mas não. Sou o Dino Roma e sou, também, João, um teu grande amigo.
Abraço amigo e solidário.

Chico, meu grande amigo também, se entenderes que este meu desabafo merece, honras de postagem no teu Blog, então força.
Abraço.
Dino.

Nota do Editor:
Se merece, amigo Dino, se merece...
A tua prosa diz tudo, e muito de louvar, assinas sem qualquer medo. Aí valente.
A propósito do “ai Chico, Chico”, quero apenas informar-te que antes do comentário ser presente foi lido ao J.R. e foi por insistência dele que o mesmo foi publicado. Mais uma vez o carácter, a honestidade o saber estar na vida, o não dever, nem temer nos foram demonstrados por este nosso comum amigo.
Obrigado Dino – conto sempre contigo
Xico Manel

18 comentários:

Hélder Salgado disse...

Não podia ficar insensível ao texto do Dino.
Dino o "Companheirâo", o homem que sabe escutar, que nos dá atenção e nos faz recordar, cantando. É um elemento valioso na EQUIPA, demonstrando no texto que a solidariedade, entre nós, ainda tem aplicabilidade.
Quando comecei a escrever e levei o primeira "tareia" encontrei o Dino e comentámos. Afirmei-lhe que não iria desistir de escrever. Hoje o Dino escreve e bem, assina, assume-se e eu só lhe posso dizer que continue, com esta postuma, pois é isto que nos distingue e cada vez mais nos distância dos anónimos.
Um abraço.
Hélder

Anónimo disse...

Quem sabe se esse comentador anónimo alguma vez foi beneficiado por algum favor do SR.JOÃO RIBEIRO e ele em lugar de agradecer ainda o espezinhou são os chamados COSPEM NO PRATO ONDE COMEM.

Anónimo disse...

Caro AMIGO BERNARDINO, por razões várias, aquando da postagem do SEMELHANÇAS, eu estava de férias e como tal, não me apercebi do dislate dito contra o nosso comum AMIGO JOÃO,em virtude disso assino por baixo o teu texto, mas ao mesmo tempo pedia-te que continuasses a escrever uns papelitos em prol do blog e das nossas tertulias...que nunca te doam as mãos e dá lhes com força, não tenhas medo deles, são escumalha da sociedade,não merecem o pão que comem...escondem-se atrás de um anonimato bacoco e como dizem os italianos, são feios, porcos e maus...
Um grande abraço,
HOMERO

Anónimo disse...

Dino

Deste-lhe bem..., de cima abaixo, como merecem os cobardolas que escrevem no anonimato.
Um abraço alandroalense.

AC

Anónimo disse...

.... ora .... ora .... Dino. Não havia necessidade !

Anda aqui um gajo a querer levar a vida no gozo - apesar da crise - e apareces tu com conversas destas.

E com adjectivação altamente !

Pois olha, ficas já sabendo que agradeço a intenção; agradeço a atitude; agradeço encarecidamente. E a amizade, é claro. Embora esta seja velha, de muitos dias bem passados e grande companheirismo. E contigo mais velha se torna, pois tu também contabilizas as noites.

Para que a tua postagem não passe "embalde", queria dizer - não a ti, que já me conheces bem -mas a quem eventualmente nos lê, que eu já estou vacinado contra todos os nomes que me possam chamar.

Quando se passa pela Câmara - como eleito, não como funcionário, bem entendido - as pessoas habituam-se aos mais diversos tratos.

Repara que isto é uma conversa nossa, e nesta conversa não entram juízos de valor. Cada um que faça o seu.

Quando eu por lá passei ( pela câmara ) escreveram nas paredes da Igreja da Consolação que ....

« o presidente é gosma e alarve »

Assim mesmo.
Tive que ir ao dicionário ver o que é um "gosma".
"Alarve" já eu sabia o que era.

Como isto foi na altura da Semana Santa, época de procissões, tive que mandar caiar a Igreja com mais que uma demão. Quem dirigiu as caianças foi o padre Botelho. Bom homem, e bom amigo, também. Aliás, foi ele quem me alertou para a situação. E já lá vão quase vinte anos. Como vês, tempo suficiente para ganhar alguma crosta.

Eu sei que tu já tinhas conhecimento deste caso, como tiveste d'outros que se seguiram - deves lembrar-te das noites que perdeste a ouvir os meus desabafos.

Mas, ainda assim, quem tiver a pachorra de nos ler, também fica a saber que agressões deste tipo -
« Resvalam na couraça da minha indiferença » ( É uma bela frase, mas não é minha. Devo tê-la lido em qualquer lado )

Até um dia destes

" à nossa "

JR

Anónimo disse...

Deixa-os falar que eles "calarão-se-ão"Como dizia o outro.
Invejas do modo humano e bom que tu,J.R,tens de ver as coisas.
Um abraço.
Comandante da Sierra Maestra

Anónimo disse...

Não sou muito de prosas nem versos mas também eu tenho que desabafar, estou de acordo em quase tudo com o Dino com quem andei á escola e acho bonito ver um amigo defender um amigo que por acaso também o é meu e de uma forma muito especial.
Não concordo é com o vosso ataque aos anónimos, é que há anónimos que se escondem atrás disso para destilar veneno e porque são cobardes, de acordo, mas também os há por convicção e porque vivemos em liberdade e cada um tem o direito de fazer as suas escolhas ou será que para as bandas do Alandroal a tal democracia ainda não chegou, pelos vistos para muitas mentes iluminadas não.
A verdade é que este blog vive essencialmente de comentários anónimos e se na maioria são uma trampa a verdade é que os há de muito interesse e muito bem escritos muito melhores que os de alguns Doutores e intelectuais cá do burgo.
Amigo Xico faça um favor a si próprio e a esta gente séria que tanto critica os anónimos mas que não tem a capacidade de respeitar a liberdade e as escolhas dos outros e não deixe entrar comentários anónimos e fica tudo mais sério, embora castrante e com menos interesse.
O Salazar ainda por cá anda nas teias de aranha dos cérebros, aspirem isso de vez.

francisco tátá disse...

Caro amigo: explique lá melhor a sua prosa.
Começa por defender os anónimos escrevendo "Não concordo é com o vosso ataque aos anónimos, é que há anónimos que se escondem atrás disso para destilar veneno e porque são cobardes, de acordo, mas também os há por convicção ". Mais adiante afirma:"A verdade é que este blog vive essencialmente de comentários anónimos e se na maioria são uma trampa a verdade é que os há de muito interesse e muito bem escritos muito melhores que os de alguns Doutores e intelectuais cá do burgo".
E adianta: "
Amigo Xico faça um favor a si próprio e a esta gente séria que tanto critica os anónimos mas que não tem a capacidade de respeitar a liberdade e as escolhas dos outros e não deixe entrar comentários anónimos e fica tudo mais sério".
Então em que ficamos, deixo entrar ou não deixo entrar?
Já pensou que seguisse a metologia aconselhada de não deixar entrar - o seu por exemplo não entrava, e, adianto eu, seria uma pena.
Já reparou que o que distingue (distinguia, porque agora já seguiram as pisadas dos blogues), os blogues da imprensa escrita é a possibilidade de tecer comentários?
O Al Tejo não se valoriza pelos comentários, mas sim pelos textos de Colaboradores de 1ª água.
E, se me permite tenho utilizado um critério muito apertado, no intuito de separar o trigo do joio. Nem lhe pasa pela cabeça a quantidade de comentários que seguem directamente para o lixo.
No entanto continuarei a permitir o contraditório, as sugestões, as denuncias comprovadas de todos aqueles que por motivos óbvios não podem apresentar-se com o seu verdadeiro nome.
Muito obrigado pelo seu comentário e pela possibilidade que me deu de prestar este esclarecimento.
Chico Manuel

Anónimo disse...

eu também sou a favor de que os comentários anónimos devem continuar
muitas vezes são o tempêro indispensável para uma boa conversa electrónica
e pedir comedimento a pessoas que não se identificam é o mesmo que assobiar para o lado
quem optar por se identificar está no seu direito mas quem quiser permanecer anónimo também tem esse direito
não é justo mas é o mundo em que vivemos
e porventura há justiça no mundo ?
mas também é verdade que os blogs perdiam muito interesse sem os anónimos
evitar as ofensas pessoais isso sim é que seria bom

Anónimo disse...

ESTA DE NÃO SER JUSTO SER ANÓNIMO É PARA RIR, AS PESSOAS TEM DIREITO DE SEREM O QUE QUIZEREM ANÓNIMOS, NÃO ANÓNIMOS,PANELEIROS, FUFAS TEMOS DIREITO A TUDO, QUEM SÃO OS SENHORES OU AS SENHORAS PARA JULGAR SEJA QUEM FOR, NINGUEM...
SÓ O XICO E PORQUE É DONO DO BLOG E QUANDO O FAZ, FICA MAL...

Anónimo disse...

Eu não posso ficar calado!!!
Com que então!! "ASPIREM ISSO DE VEZ", creio que quem precisa de ser aspirado não somos nós!!! a sua analogia com salazar,até tem piada e sabe porquê?? os anónimos daquele tempo eram os BUFOS DA PIDE e sei bem daquilo que falo,senti-o na pele...
A democracia naõ foi criada para falar-mos de burca vestida,´foi para podermos falar cara a cara.
Se dizem, é a sociedade que temos!!! foi porque a deixámos chegar a este ponto...não é este o étimo, em que ela se baseiou...
Passem bem e não tenham medo de falar, pois por termos medo é que temos "A SOCIEDADE QUE TEMOS"...
HOMERO

Anónimo disse...

Temos a sociedade que temos porque a certas pessoas que se julgam Deuses e detentores de toda a sabedoria e verdades, isto é demasiado simples e não tentem complicar só porque dizem bacoradas da boca para fora e depois da merda feita não tem como justificar.
O Sr., diz que no tempo do fascismo os anónimos eram da pide, também os comunistas, que remédio porque se não eram presos e torturados, o Sr. pelos vistos era diferente não era anónimo e por isso sentiu na pele, desculpe, mas sem ofensa foi parvo.
Vivemos em liberdade e quem escolhe ser anónimo num simples blog tem tanto direito como os que se assumem, não queiram é os senhores que escolhem identificar-se presumir que a vossa opinião é mais valida ou mais verdadeira do que a dos que escolhem o contrario.

Caro Homero não tenho nem nunca tive medo de falar, possivelmente em alturas e locais proprios já o fiz com mais veemência e convicção que o Sr. e tambem o senti na pele e na carne, a única razão porque não assino nos blogs é porque simplesmente não me apetece, não preciso de protagonismo.

Anónimo disse...

Ao assinar aquilo que escrevo, não pretendo protagonismo,já tenho o suficiente, não preciso de mais...
Também não lhe disse que escreveu bacoradas !!!
Se não fui anónimo nos outros tempos, foi porque defendi os meus ideais... e paguei por isso, não fui parvo, fui coerente...
E hoje continuo a ser, por isso digo que ser anónimo é uma coisa e assinar é outra...
Cada coisa no seu lugar!!!cumprimentoos,
HOMERO

Helder Salgado disse...

IMAGINEM

Ser cronista e ser anónimo.
Ser jornalista e ser anónimo.
Ser escritor, poeta e ser anónimo.
Imaginem ainda, como é que o F Manuel geria este Blog, todos fossemos anónimos.
O Blog teria a afirmação e a dimensão sempre crescente que até então alcançou?
IMAGINEM, que eu escrevendo já o fiz.
Obrigado´
Helder

Anónimo disse...

Aqui é tudo grandes homens, verdadeiros, coerentes, dignos, basta assinar e já está...
Todos podem atirar a primeira pedra, ninguêm aqui é pecador ou falivel, basta assinar os comentários e já se é grande ou semi-Deus.

Como diz muitas vezes o amigo Xico, vão dar banho ao cão...

Anónimo disse...

E a ti quem te dá banho?
não vês que te sujas com esse comentário.

Anónimo disse...

É evidente que Há a Liberdade do comentário anónimo. Quem opina sobre qualquer texto aqui publicado tem o direito de reserva do seu nome, quer o comentário seja positivo, quer seja negativo. No entanto, ofender, achincalhar, mentir..., e por aí adiante..., não é comentar, como se deduz do significado da palavra (vidé diccionário da língua portuguesa, Porto Editora). E aí o anonimato tem o significado de cobardia.

Sei que no caso vertente, o Francisco Manuel leu o comentário ao JR, e que o próprio lhe disse para publicar..., sem probleminha.

Uma atitude superior que lhe deu a seguinte oportunidade de redireccionar, com sabedoria e humor implícito, o epíteto para o "pobre diabo".

Gostei da réplica e muito da fotografia, a fazer-me lembrar de uma imagem que tenho do poeta António Aleixo, a quem não resisto a citar:


"Sei que pareço um ladrão.
Mas há muitos que eu conheço,
que sem parecer aquilo que são,
são aquilo que eu pareço".


Para bom entendedor...


Um abraço para todos os visíveis.


AC

Anónimo disse...

Wonderful blog, sweetie! I'll be happy to read more! Almost forgot, why don't you make your blog a bit more social.


Barbara Gagnon
dominos coupons