O livro de Francisco Martins Ramos e Carlos Alberto Silva denominado TRATADO DAS ALCUNHAS ALENTEJANAS, dá-nos a conhecer várias alcunhas aplicadas em gente Alentejana.
No mesmo constam várias referências a personalidades do Alandroal.
Sem de maneira alguma pretender beliscar a personalidade de seja quem for (até porque muitas dos alcunhados já não se encontram entre nós) pareceu-me um bom trabalho de pesquisa divulgar aqui alguns dos mencionados nesta obra;
Água Mel – Badalinho - Chão Frio - Caga na Faia – Doutor Bayard – Esturrica – Feijão – Faneca – Fonfon – Gata de Pardais – Juiz da Fome – Jan-Jan – Zé das Mentiras – Kaidi – Kagano - Kata (Zé) - Lafinfa - Mata Pintos – Marranzana – Nené – Navalhas – Ovelha Negra - Pádoca - Pinguinhas - Pintelhinha - Quesqueres – Rabito - Cabo Sete – Taliscas – Tacão - Unta (Zé) – Velhinho – Vai-te-à Roupa – X.F. –
Mais uma achega com duas alcunhas que me directamente me dizem respeito e das quais me orgulho_
Pinceleiros – Escravelhos
Sabem mais? Acrescentem nos comentários.
Xico Manel
31 comentários:
Já que falas-te no" Kagano " esqueces-te do "Manteigas "
Entao e o Domingos "Cachamela"
Joao Pua
E o" Lica "
Joao Pua
E o " Caga Dinheiro"
Joao Pua
Eo " Cabo Toicinho "
Joao Pua
O " Zé Trinta "o Quinze " " O Favas Secas "
Joao Pua
Amigo Pua estás com uma memória excepcional. Ainda bem. Era impossivel lembrar todos assim de repente. O Cachamela vamos falar e contar sobre ele ao longo da semana.
Já agora também o Cu às Costas.
A idéia era precisamente esta relembrar velhas alcunhas.
Um abraço
Chico
Pra mim das que me enchem as medidas:
- Murcha passarolas
- Ovelha cornuda
- Trinca nalgas
Abraço
As duas primeiras desconhecia. Agora o Trinca Nalgas é da minha idade e quando nos cumprimentamos ainda hoje o trato por Trinca Nalgas.
O teu mail foi publicado porque merece e não foge à tematica, e era isto mesmo que se pretendia.
Obrigado amigo e se não for antes até aos chicharos
Chico
Estão-se a esquecer do meu grande amigo Balanças.
Andava (quando miúdo)sempre de "vela acessa", quando "survia" o ranho de uma narina, o mesmo descia logo na outra. Uma autentica balança de pratos.
mais umas: O PEÇAS O REBENTA PENICOS ,O BOA TARDE ,O BOM DIA O TRIC NIC.
Blaró-Branquinho-petróleo(Zé)
Belaró, Bacalhau,Pilão,Fór
Olá:), chamo-me Ricardo e gostei muito do teu blogue! Muito bonita sim senhora!
Aplica-se plenamente em tudo aquilo que aqui li.Hoje por vezes há muito que falar nos blogs!Nada nada mais intrigante do que implementar a nossa ideia na net!E por tudo isso deixei este comentário!
Á semelhança de ti também tenho uma comunidade online de poker, passa por lá e deixa a tua postagem como fiz aqui...adorariamos muito de lá ter um membro como tu....
Até amanhã :)
GOSTEI DAS ALCUNHAS!!! FARTEI-ME DE RIR COM O "REBENTA PENICOS"!TAMBEM CONHEÇO O "FRANGANITO" E O "MOLHINHO" E O "ABRAÃO".LOL!!!
Demais! Adorei Chico Manel! E já repararam que são raras as mulheres que têm alcunhas? A Jordão é das poucas e já proibiu o pessoal de lhe chamar isso! Esqueceram-se do Espeta figos, do muleta, do Praia, havia também o Zé Pedala; e com certeza entre a rapaziada mais nova há-de haver outras que não sabemos.
Mata pintos, chanfrio, ... do conjeto, batepé,tacão, alguerinho, rato, frade, ... do mél, maianito.
Caga na Faia.
Quésqués, Vaite á Ropa, Águamél.
Lingrinhas.
Padres Afonso e Eterno.
Não confundam "alcunhas" com apelidos !!!!
A propÓsito de alcunhas vou deixar aqui uma estÓria veridica . Um dia Eu,MATATEU,TIO FURRIEL E ZÉ CAGUINCHA, e vão mais três, «abalámos» de Terena para a festa da MINA . Encontrámos um «Homenzito» que conhecia todos os outros menos a mim.Peguntou-lhe de imediato o meu amigo Matateu. Sabe de quem este é filho ? e eu sem deixar cair a pergunta respondi .Sou filho do JOAQUIM MANUEL GARÇÔA de TERENA. Resposta pronta do homem . Conheço bem TERENA , conheço quase toda a gente, mas esse homem nunca ouvi falar.Adiantei se conhecia o PEÇAS o ferrador , e ele respondeu -me então, é um grande amigo meu. E ai disse-lhe , está a falar com o filho. O homem oulhou-me de alto a baixo, questionando os outros, que eram da idade do meu pai, excepto o Matateu,se era verdade o que dizia . Após obter a confirmação agarrou-me num grande abraço dizendo .Vamos comemorar este encontro e já agora não saiam daqui que eu vou ali já venho e não demoro.Apareceu rápido com metade de um paio da sua matança.Foi um motivo que nos levou a regressar altas horas , depois de umas mines e uns copos.Devo dizer que houve 2 coisas que me enxeram de orgulho.Uma o facto de o meu ter ali um amigo. Dois a satisfação com que todos comemorámos o encontro.A alcunha do meu pai« «PEÇAS» com 5 letras relegavam para o desconhecido, o seu verdadeiro nome, mas não o homem que era.A titulo de curiosidade dianto que a casa que possuo em TERENA lá estão desenhadas em azulejo «CASA DO PEÇAS».Obrigado CHICO pela oportunidade que me deste de referir este episódio a propósito de alcunhas.
O " Bicho mau " " Zé de São Pedro " Zé Gato " Agua de Lupi " Tesoura "Buiça " Zé das Medalhas "
Um abraço
Joao Pua
Batata,doutor,Lavadinho
Vareta
Mariarata, Joãodospreros, Cristo, Piçarra, Arrabanha, Poeiginho, Esperiência,Sebola.
José Siabra, Inácio Siabra.
Ribeiro, Tojinho, Belém, Patuléia, Tique, Mátempo, Páças.
Salvador, o Pina.
A minha familia é conhecida pelos poejinhos que era a alcunha do meu bisavô. os meus tios avós tinham por alcunha o engenheiro ou pisaflores, o trinta, o alegrias.
O meu avô era conhecido por lagarto.
Faltam falar nos chamados "anexins" femininos: as pilonas
Na minha familia temos:
o meu avô: o lagarto
os meu bisavô: o poejinho
os meus tios-avós: alegrias, engenheiro ou pisaflores e o trinta
no feminino mas que não são familia conheço: as pilonas
Enviar um comentário