quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIVULGAÇÃO


Visitas Temáticas 2011 no Paço Ducal de Vila Viçosa‏
 
Dia 25 de Junho de 2011 irá ser iniciado o Ciclo de Visitas Temáticas no Paço Ducal de Vila Viçosa. A continuidade desta iniciativa possibilita diferentes perspectivas das colecções e dos edifícios do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, graças ao enfoque de especialistas externos que, com o seu contributo e recentes investigações, permitem uma nova interpretação do diversificado acervo desta Instituição.
Este ano será dado destaque, na primeira visita, às novas informações decorrentes do Projecto – De todas as partes do Mundo – O Inventário do 5º Duque de Bragança, D. Teodósio I, que integra investigadores em diferentes áreas (Arquitectura, Mobiliário, Pintura, Têxteis, Armaria e Livros, entre outras), com a coordenação do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O projecto referido permite um retrato completo do Paço Ducal de Vila Viçosa e do seu conteúdo ao tempo de D. Teodósio I, trazendo-o à atenção nacional e internacional. Uma primeira leitura do seu conteúdo revelou imediatamente uma Casa de magnificente riqueza e opulência, incluindo vastas colecções de ourivesaria, joalharia, pedras preciosas, armaria, roupa, têxteis, tapetes, livros, pintura e mobiliário vindos de todas as partes do mundo: de Itália, Alemanha, Holanda, Flandres, Inglaterra, Espanha e Rússia até Marrocos, Turquia, Arábia, Irão, Índia, Sri Lanka e China, e até mesmo da Guiné e do Brasil.
Este tipo de descrição completa e detalhada, combinada com a avaliação financeira dos bens conferem a este manuscrito um estatuto muito raro no contexto dos inventários quinhentistas portugueses e mesmo europeus. Na verdade, trata-se de um documento excepcional, produto da série de eventos pouco usuais que levaram à produção de uma cópia (datada de 8 Março de 1665) que, tendo sido enviada de Lisboa para Vila Viçosa, sobreviveu ao grande terramoto de 1755.
Em anexo, enviamos a calendarização das visitas, recordando que a participação é gratuita e limitada a 30 visitantes. As inscrições poderão ser efectuadas pelo número de telefone 268 980 659 ou através de info.pdvv@gmail.com
Em conjugação com as duas primeiras visitas temáticas de dia 25 de Junho de 2011, será efectuada a abertura ao público do Panteão dos Duques de Bragança (Igreja dos Agostinhos) e Panteão das Duquesas (Igreja das Chagas), entre as
Tiago Salgueiro
MBCB

Sem comentários: