sexta-feira, 25 de março de 2011

DIREITO À DEFESA DA HONRA

Nota: Por vontade expressa pelo autor do texto, quaisquer comentários enviados a propósito do mesmo, não serão colocados desde que não identificados, isto no sentido de evitar polémicas desnecessárias e que venham disvirtuar os fins a que este espaço se destina. O mail e a foto (que fez questão de também constar) do autor do texto está visivel na postagem, como tal .....


Meu caro(a) desadmirador(a)
Desde há muitos anos que conheço e tenho o privilégio de colaborar com o AMIGO Francisco Manuel, não só no blog Al Tejo como noutros projectos nos quais participámos juntos. Tenho muito orgulho de poder dizer que sou amigo do referido como de outros "muitos " séniores que como ele me dão o privilégio de poder aprender alguma coisa com eles.
Coisa que talvez o desadmirador não possa dizer. Nunca por nunca me preocupou de que cor ou fliação partidária são os amigos com quem tenho o privilégio de me dar bem. Dou-me bem com eles porque são meus amigos é quanto me baste (talvez para si isso não seja o mais importante ), questões de princípios coisa que talvez nem sequer saiba o que quer dizer.
Quero apenas deixar-lhe bem claras duas ou três coisas a que se refere nos comentários que tentou postar no blog do qual sou colaborador.
1-ª Sou Comunista, é verdade nunca o escondi nem tenho necessidade disso; militante nº204565, filiado desde os meus tenros 18 anos,, nunca escolhi e nem nunca foi impedimento a filiação dos meus amigos prova disso é que tenho amigos de todos os quadrantes políticos como já referi. .Basta-me o facto de serem amigos, e bastante me orgulho dos que tenho e não são poucos. Poderá o desadmirador dizer o mesmo? Duvido ou então pobres dos seus amigos que não sabem o "amigo"que têm.
2ª Sou fotógrafo amador nunca tive nem nunca teria a pretensão de ser nenhum Henri Cartier Bresson ou algo do género não posso censurar que não goste das minhas fotografias; é um hobbie que tenho. Contrariamente ao que algumas pessoas como o desadmirador pensa: que nós os comunistas é só politica e umas cervejas ao fim do dia. Gosto de beber umas cervejas é verdade com os amigos. .Mas também tenho hobies. (Sabe certamente o que isso é ? ou o seu é andar nos blogs a enchamardear?)
3ª Por ultimo, quando se refere aos meus falecidos pais, nomeadamente á minha falecida mãe não teve e que eu saiba nunca poderia ter a "profissão " que disse ter num dos comentários enviados para o blog. .Eu digo-lhe qual foi a profissão de minha mãe TRABALHADORA RURAL E DOMESTICA, assim mesmo como leu e mais ,educadora de dois filhos ainda que humildemente,. penso eu, lhe conseguiu dar uma educação melhor que a que os seus pais lhe deram, e esses eu não sei que profissão têm nem a sua rica mãezinha (já que não conheço o desadmirador). Por mim até podia ser uma meretriz que para mim teria todo o mérito do mundo não tivesse ela dado ao mundo tal cepa...
Por último queria apenas dizer-lhe uma ou duas coisas desadmirador(a): seja homenzinho ou mulherzinha e se tem de facto algum diferendo comigo fale comigo como falam as pessoas de bem não ofenda quem já não se pode defender (porque já falecidos ) e venha falar comigo olhos nos olhos como falam os homens ou as mulheres deste povo.
Deve certamente conhecer-me: sou funcionário do Município de Alandroal, sabe aonde me pode encontrar se não lhe for possível até lhe deixo o meu mail: clare2@sapo.pt .
E não tente estragar um blog que não é seu. Se alguma coisa o (a ) move contra mim eu gostaria de ser o primeiro a saber
De um Colaborador deste espaço

Para alguem ???

11 comentários:

Trevor 12 disse...

Não é de admirar, não vi o conteúdo mas imagino, que alguns que dzem ser dos nossos tenham ou façam comentários sem substracto algum. Apenas lhes vai na consciência (se é que a têm) conversas maldizentes.
É muito bem respondido, contiveste-te nas palavras.
Um abraço
Trevor 12

Anónimo disse...

Caro Zé Inácio

O teu comentário ilustra e bem, a tua honestidade de carácter que aqueles, teus amigos verdadeiros, te reconhecem.

Abraços

Tói da Dadinha

Bar Interdito disse...

imagino que tenha cido grave as palavras que enviarom para o meu amigo claré.quem acompanha com ele dia sim dia sim ele para escrever assim com so merece uma resposta assim.
claré estamos cá.

paulo marques

Anónimo disse...

Caro Amigo CLARÉ,
Tenho bastante pena de não conhecer o conteudo daquilo que tanto te ofendeu e acima de tudo lamento tal sucedido, mas quero dizer-te, que podes contar comigo...mesmo sendo de outro quadrante...
Um abraço,
HOMERO

Anónimo disse...

Caro Zéi

Sabes bem que há pessoas para tudo, mas nós (os bons), não nos devemos ir abaixo com comentários de pessoas que não merecem a água que bebem.

Esse seria um assunto fácil de resolver caso o ordinário se identificasse.

Podes sempre contar com os amigos.

Martin

Anónimo disse...

lamento que mais uma das pessoas decentes e bem formadas que este conselho tem, tenha que sofrer ás mãos de mais um anónimo dos que proliferam pelos blogs da nossa terra, desaforos e indignidades a que nem os nossos entes mais queridos escapam, tal não é a sanha e o ódio que esta gente frustrada e incapaz de ter vida própria demonstra para com todos os que na vida são capazes de singrar por si, sem necessidade de cunhas ou favores. lamento que ao fim de tanto tempo esta gente ainda tenha tempo de antena, afastando muitos dos que podiam dar algum contrbuto válido.
Não ligues, não vale a pena, mas que mói....moi.
ZC

francisco tátá disse...

Hugo Filipe Varandas Ramalho para mim
mostrar detalhes 14:56 (2 horas atrás)
Sr Francisco, sei que não nos conhecemos, mas já tive, em tempos o previlégio de me aprentar por aqui e de escrever no seu blog!!!
Voltei agora, simplesmento por uma curiosidade, e depois de apresentádos os factos, o sr Francisco fará o que de melhor entender...
Aqui há uns dias, estando eu em casa de amigos, reparei numa simples folha de rascunho que estes tinham penduráda numa parede,
e relacionando os factos da actualidade, continha um tipo de "pensamento", que quanto a mim, é a mais pura das verdades...
Se entender publicálo, por mim não tem problema, havendo um unico senão, não saber a proveniencia do mesmo, ou seja, não conheço o autor do mesmo...

Então passo a explicar...

Com tudo o que se tem passado na nossa zona nos ultimos tempos, e de um modo geral no nosso país, passando ainda lá por fora,
e jamais esquecendo de gente cobarde como a que tentou caluniar o grande amigo CLARÉ, (com letra bem grande), lembrei-me que este "pensamento" reflete totalmente, o que se está a passar, o que toda a gente vê, MAS NINGUÉM QUER VÊR!!!
Passo então a citar:

De tanto vêr triunfar as nulidades,
de tanto vêr prosperar a desonra,
de tanto vêr crescer a injustiça,
de tanto vêr agitar-se o poder nas mãos dos maus,

O Homem chega a duvidar da VIRTUDE, a rir-se da HONRA, e a ter VERGONHA de ser HONESTO!!!

(autor desconhecido)

Cumprimentos!!!

H.R.

Camões disse...

AMIGOS

São pessoas que se estimam...
Chamam por nós quando assustadas
Esperando uma palavra amiga!
Estendem as mãos para te acolher...
Dão, sem em troca receber,
A sua alma que nos abriga.
Essas almas mais chegadas,
Como as palavras, também rimam!!

Amigos para sempre guardar
Bem junto ao coração,
No velho canto da amizade!
Para que um dia possas dizer
Oh!... Tão bom sempre rever,
Os amigos, sentir saudade...
Ouvir Milton naquela canção
Como só ele soube cantar!!!

Matias José

Poderia terminar assim:

Ouvir outro amigo naquela canção
Às seis da manhã que bem que soa
Na arca da fonte a nobre geração
Cantando pela Catedral de Lisboa

POETA

Obrigado amigo Zé Inácio por te lembrares dos amigos!

Cabé

francisco tátá disse...

Resposta para os comentadores das 02,27 e 19,46 horas de ontem:
Claro que comentários do teor dos vossos não têm aqui cabimento.
E não se trata , como afirma de uma qustão de isenção. mas sim de como diz o autor do texto,não deixar enxamerdear com palavras menos próprias e por demais ofensivas a tendencia politica de um amigo e a sua postura perante a sociedade.
Se da vossa parte houvesse um minimo de decouro teria reparado que logo na introdução se afirma que comentários enviados a coberto do anonimato não seriam publicados.
Todos os que aqui vêem colocados são de pessoas identificadas por mim e pelo autor.
Se duvidam da minha isenção enviem os comentários devidamente identificados, escolham palavras que gente com formação utiliza e não terei qualquer duvida em os colocar.
É tão baixo atirar pedras e esconder-se! o que isso revela!
Chico Manuel

Anónimo disse...

Caro Claré
Ontem sexta-feira volta da uma hora da tarde,a última coisa que fiz, como sempre faço, antes de fechar o escritório fui visitar o blog.
Deparei com a vossa noticia.
De imediato pensei em comentar. Não fiz e se o fizesse, seria, por falta de tempo, um comentário muito resumido.
Sou a fazê-lo hoje aqui em Terena. Conheci a honradez e a decência da vossa familia tendo primado
muito com o seu tio Caetano.
Almoçámos nas Piramedes de São Pedro, encontramo-nos no Blog falámos no Alandroal ou em Terena e no teor das ideias, muito embora não as tenhamos aprofundado, alcancei o sentimento de lhe chamar Amigo e é nesta ocasiões que uma palavra de conforto nos soa como uma benção de alivio.
Há sempre um "ovni" que nos segue e pensa que nos afasta dos nossos propositos.
Com os homens sérios e honrados, aqueles que sempre caminharam na estrada por eles próprios construída, engana-se.
Deixá-los voar que dia mais dia serão engolidos pelo infinito e perder-se-ão para sempre.
E se me é permitido um desejo ele é de continuidade.
Um abraço de solidariedade e outro para toda a equipa deste Blog donde o Amigo é peça fundamental.
Helder Salgado
26-03-2011.

Anónimo disse...

Um homem sente-se ofendido,
se lhe tocam nos mais queridos,
até ver o focinho partido
do "cabrão"... a dar estalidos!

Belas fotografias as tuas AL
Um abraço do AC