domingo, 10 de outubro de 2010

NOTAS DE IMPRENSA C.M.A.

Alandroal comemorou Centenário da República com inauguração da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira


O passado dia 5 de Outubro, data em que se assinalou o Centenário da República Portuguesa, foi a data escolhida para a inauguração das novas instalações da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, no Alandroal.
A Cerimónia, que decorreu nas instalações da escola, contou com a presença do Ministro da Agricultura, António Serrano.
A inauguração da Escola Diogo Lopes de Sequeira integrou a iniciativa de inauguração simultânea de 100 escolas e Centros Escolares em todo o Pais, no âmbito das Comemorações do Centenário da Republica, e em que se pretendeu homenagear os ideais republicanos.
O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, salientou que “de entre os ideais republicanos que se foram afirmando na nossa sociedade, um dos mais marcantes, foi, sem dúvida, o desígnio da educação universal e da escola pública e a sua força e importância para a construção de um país virado para o futuro”. “Foi, por certo, neste pressuposto que o Governo decidiu, em boa hora, lançar esta iniciativa de inaugurar 100 escolas no país, nos 100 anos da república, a que a Câmara Municipal de Alandroal desde logo se associou”, adiantou ainda o autarca alandroalense.
Para João Grilo, “a educação é um factor determinante para o sucesso de uma sociedade. Para ultrapassarmos a crise que Portugal e a Europa enfrentam são necessários novos paradigmas de desenvolvimento, e a ideia de apostar nas pessoas e no conhecimento que produzem é sem dúvida das mais inspiradoras e mobilizadoras para o momento que atravessamos” salientou o Presidente da Autarquia alandroalense, adiantando ainda que “ cabe aos governos nacionais e locais criarem condições de excelência para que a educação no nosso país seja cada vez melhor”.
De referir ainda que a Câmara Municipal de Alandroal está empenhada em concluir a renovação da rede escolar do concelho que se encontrava no grande impasse no início do mandato. Assim, depois de quase um ano de trabalho para ultrapassar os problemas herdados com estas obras, vão ser reiniciadas nos próximos dias as obras do Centro Escolar de Santiago Maior. O bloco de pré-escolar da EBI Diogo Lopes de Sequeira será iniciado até ao final do ano e também já existe um acordo entre a autarquia e a Direcção regional de Educação do Alentejo para a construção do Pavilhão Gimnodesportivo e os arranjos exteriores da referida escola.


Ler discurso de inauguração do Presidente da Autarquia em:

Fórum Cultural de Alandroal recebeu espectáculo “Se o mundo fosse bom, o dono morava nele”


O auditório do Fórum Cultural de Alandroal recebeu, no passado dia 6 de Outubro, a peça de teatro “Se o mundo fosse bom, o dono morava nele”, pelo CENDREV (Centro Dramático de Évora). O espectáculo, que volta a estar em cena no concelho no próximo dia 22 de Outubro vai estar em cena na Casa do Povo de Santiago Maior, foi uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Alandroal organizou para assinalar as comemorações do Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social.
Ao longo de mais de uma hora de espéculo, o público presente, que enchia quase por completo o auditório do Fórum alandroalense, vibrou com o empenho dos actores em cada cena da peça. “Se o mundo fosse bom, o dono morava nele” é uma peça escrita a partir de textos de Ariano Suassuna, referência incontornável da dramaturgia brasileira, Januário de Oliveira e Gil Vicente. A interacção com o público, a fusão de actores, bonecos e músicos, subvertendo as unidades de tempo, lugar e acção, deixando soltar-se a imaginação dos espectadores, foram as imagens de marca do espectáculo.
O tema central da peça é o “desconcerto” em que o mundo mergulhou, onde os valores morais são, muitas vezes, substituídos por valores menos nobres, e onde se privilegia o material em detrimento do espiritual. A peça tem encenação de José Russo e Maria Marrafa, com cenografia, figurinos e bonecos de Inês de Carvalho.




Gabinete de imprensa C.M.A.




6 comentários:

Anónimo disse...

Eu se fosse ao grilo estava cheio de vergonha!!!

então uma obra feita pelo seu inimigo nabais e agora o grilo é q recebe os louros?

Que vergonha sr. grilo!!!!!!

Anónimo disse...

O QUE FAZ SER LAMBE BOTAS.
HOMEM TAMBEM O CAVACO FEZ A PONTE E O GUTERRES COMEU A FEIJOADA.
ESTEJA SOSSEGADO E ENCARE AS COISAS COMO SÃO

Anónimo disse...

Como diz e muito bem no seu discurso o Presidente Grilo “em democracia, cabe a uns terminar o que outros começaram”.

Anónimo disse...

MAS NÃO TIREM VALOR AOS QUE COMEÇARAM.
E ACHO BEM QUE A AUTARQUIA TRAGA AS PESSOAS DO CONCELHO PRINCIPALMENTE IDOSOS PARA OS ESPECTÁCULOS, MAS O QUE É UM FACTO É QUE SE NÃO FOSE ISSO ESTAVA A SALA ÁS MOSCAS,SE O ANTIGO PRESIDENTE TIVESSE FEITO O MESMO COMO O PROGRAMADOR DO FORUM SEMPRE LHE DISSE PARA FAZER, ENTÃO ESSAS PESSOAS A SOMAR AO PUBLICO JÁ CONQUISTADO E REGULAR ERA SEMPRE CASA CHEIA.
VÃO NO BOM CAMINHO MAS PARA A PROXIMA NÃO SE ESQUESSAM DE POR O ORARIO NA PROPAGANDA, QUE EU VIVO NO ALANDROAL, GOSTO DE TEATRO E NÃO FUI PORQUE NÃO SABIA A HORA E PENSSEI QUE FOSSE Á NOITE.

UM BOM DIA

Anónimo disse...

A PRIMEIRA DAMA E O SR. PRESIDENTE SEMPRE SÓZINHOS, PORQUE SERÁ?

Anónimo disse...

A obra é do nabais? O seu a seu dono.Que eu saiba a obra é da Direcção Regional de Educação e veio para o Alandroal pela influencia do professor Bravo Nico, ouvi eu o director da escola dizer. Não está pronta porque o nabais não pagou os 10% que lhe cabiam como não pagou quase nada do que devia. É Isso que lhe podemos agradecer.