quinta-feira, 28 de outubro de 2010

NOTA DE IMPRENSA C.M.A.

Curtas-metragens do FIKE em exibição no Alandroal


Até ao próximo dia 31 de Outubro, o Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal é local de passagem obrigatória para todos aqueles que são fãs de cinema, especialmente de curtas-metragens.
A Câmara Municipal de Alandroal associou-se à organização do Festival Internacional de Curtas de Évora (FIKE), com o objectivo de estender a oferta cinematográfica do evento ao Alandroal. Desta forma, os alandroalenses vão poder ter acesso privilegiado a algumas das curtas-metragens que vão estar em exibição em Évora.
Entre os dias 25 e 28 de Outubro, a partir das 21:00 horas, o Auditório do Fórum Cultural de Alandroal vai receber as “sessões palmarés”, com a exibição de alguns dos filmes a concurso. Os mais pequenos não foram esquecidos e, nos dias 30 e 31 de Outubro, as exibições são especialmente preparadas para eles. No sábado, dia 30, a sessão começa as 17:00 horas e no domingo, dia 31, às 16:00 horas.
De referir que para dia 29 de Outubro estava agendada a exibição do filme concerto “THE KID”, que pressupunha a actuação da Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, mas que por motivo técnicos não se ira realizar nesta data. No entanto, a Câmara Municipal de Alandroal assegura que o filme vai ser exibido, apesar de não existir ainda uma data definida.
A edição de 2010 do FIKE conta com 41, entre as várias secções a concurso. “Eu Também Prometo”, do eborense Vítor Moreira e “Aral, o Mar Perdido”, da catalã Isabel Coixet, são alguns dos filmes em destaque nesta edição. Além da exibição de filmes, o FIKE 2010 conta ainda com exposições e workshops. Aqui o destaque vai para a exposição fotográfica de Luis D’Orey.
João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explica que o Município esta desenvolver uma estratégia de formação de públicos, assente no envolvimento da comunidade local e na oferta de leque alargado e diversificado de manifestações culturais. Nesse contexto, o envolvimento do Município com o Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora é um importante contributo para alcançar esse objectivo”, esclarece o autarca.
O Edil relembrou ainda que “neste contexto de crise, que afecta a nós e a todo o país, o investimento em cultura é muitas vezes o primeiro a ser afectado, o que se traduz na falta de oferta cultural às populações. Também a este nível, as parcerias estabelecidas em torno da cultura são um caminho para ultrapassar a questão financeira, uma vez que permite às entidades envolvidas dividir o esforço financeiro”.


Gabinete Imprensa C.M.A.

2 comentários:

Anónimo disse...

Faz falta mais divulgação no Alandroal, é pouca a divulgação para que as pessoas tenham aquela aderência e incentivo do desenvolvimento que faz falta.

Anónimo disse...

Muitos parabéns à Câmara Municipal do Alandroal por se ter associado a esta iniciativa cultural.