quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CENAS DA VIDA REAL - POR HOMERO

Recordações da vida…


Cap.LARANJEIRA, deixou de fumar!

Era um dia como todos os outros, em que começámos a voar pela manhã bem cedo, porque lá naquelas terras de África e principalmente no verão, o melhor é arrancar pela fresca!
Fora do que era normal, naquele dia eu ia voando no DAKOTA 6161,que era considerado a aeronave VIP por aquelas bandas do Indico.Eu pelo que me dizia respeito, gostava mais de andar nas DIPER ou no APSIC, eram voos mais terra a terra, não havia grandes necessidades de salamaleques!!, no entanto temos que estar praparados para um pouco de tudo e como tal, lá ia numa missão VIP.
Não me recordo exactamente quem eram os nossos pax. VIP, nem eles são o motivo das minhas re-
Cordações nesta história, mas sim a celebre boquilha do nosso Cmd.Cap.LARANJEIRA!!..e o seu famoso boné vermelho!!!!..
Tal como sempre, o tratamento que o Cmd.Laranjeira nos dispensava era Ó NOSSO ENGENHEIRO!!
E assim me chamou, para me perguntar se tinhamos papel higiénico a bordo?!...Isto já nós voávamos mais ou menos aí pelo nível 8.0, a caminho da Beira, (não me recordo, se para cima era pares ou impares) com um tempo belíssimo, portanto “Skyclear”,
A bordo tudo normal, motores não vibravam, RPM, PA, TEMP E PRESSÕES, tudo normalizado! E com o “george” já engatilhado!!!.Talvez por isso, o meu Cmd. resolveu limpar a boquilha, razão pela qual me pediu o papel higiénico!...
O pedido foi prontamente atendido e bem assim, foi dado início ao célebre ritual da limpeza da boquilha, com o meu amigo Ten. CARDOSO a assistir (ia sentado á direita), metendo alguns comentários ao trabalho que estava a ser efectuado na nossa frente! Como podem calcular a operação demorou uma eternidade,
Pois havia de permeio testes que eram efectuados, na confirmação do bom desempenho da referida,
Já que, o furo que centrifugava o fumo, tinha que estar sempre impecavelmente limpo!!...
Quem voou Dakota, lembra-se daquele cinzeiro que ficava pendurado no pedestal das manetes, pois calculem também a quantidade de papel higiénico (assim mais ou menos castanho!!), que o desgraçado continha!!...Até aqui tudo muito bem!!!quando foram iniciados os trabalhos finais de arrumação é que houve um grito enorme de jubilo e ao mesmo tempo de interrogação,pois o nosso Cmd.LARANJEIRA,quando pretendia lançar o papel higiénico/castanho pela janela fora,muito garbosa e sobraceiramente abriu a janela(só se conseguia abrir muito pouco,devido á pressão do ar) E ATIROU A BOQUILHA!!!!!.....foi um alvoroçou tremendo ( estou a escrever isto e a chorar de riso), pois aquilo era um acto de extrema bravura, deixar de fumar, numa época daquelas!!parece que estou a ver a expressão do Ten.Cardoso, com o bigode todo enrufado, tocar na perna dir.do Cap.LARANJEIRA e dizer-lhe,”Parabéns Cmd.,deixou de fumar???!!!!.....não queiram imaginar a cena seguinte,a cara de espanto e o gesto que foi feito pelo Cmd.Laranjeira (abriu a janela,quase lá meteu a cabeça e disse muito espantado HÓ!HÓ! PORRA!!!....) e claro ficou sem fumar,até chegarmos á Beira.
O meu amigo Ten.Cardoso de vez em quando, puxava de um cigarro e perguntava, CMD.VAI UM CIGARRO???..
Lembro-me perfeitamente destas cenas na medida em que, tinha e continuo a ter, amizade, respeito e um carinho muito especial pelos intervenientes, assim como por outros comandantes de bordo que tive,RELVAS,LICINIO,VALDEMAR,ILIDIO,VELOSO e muitos outros,tal como os co-pilotos,BROCHADO,EIRÓ GOMES (creio que já falecido),FERNANDES,VELOSOS,SARAIVA e tantos mais, que tive o prazer de conhecer e de com eles conviver.
Quando chegamos a Beira, lá saímos todos nós para fazer formatura de despedida aos PAX vip e claro
Estávamos todos de Dólmen vestido, qual não é o meu espanto, ao ver o Cmd Laranjeira com o seu boné vermelho na cabeça, já não fui a tempo de o avisar, pois já estava fazendo continências ao General com o boné vermelho, depois das despedidas cheguei junto a ele e disse-lhe, o Cmd. Tem o boné vermelho na cabeça!!!
Podem calcular a cena seguinte o desgraçado do boné foi parar ao chão e pisado com toda a força e excomungado até ao último ascendente…
Eram bocados de vida como este, que nos faziam passar o tempo de uma forma mais extrovertida, criar amizades eternas, passar por uma guerra sem sequer entrar nela…
Um abraço,

HOMERO

3 comentários:

Anónimo disse...

Helpful blog, bookmarked the website with hopes to read more!

Anónimo disse...

O Airfado no seu melhor aeronautico.O pseudónimo vem do teu tio Pimenta ou do outro?

francisco tátá disse...

Ou muito me engano...mas este comentario vem de um que afirma nao ligar ao blogue, mas volta e meia "pica".
Oh ONID!!!!