terça-feira, 3 de agosto de 2010

VIAGEM ALENTEJO / EXTREMADURA. IDA E VOLTA PARTE II

(Continuação do dia anterior)

VIAGEM ALENTEJO / EXTREMADURA. IDA E VOLTA 2ª PARTE
( Ou fragmentos da vida de uma família raiana ).

Assim que a fase dos olhares acabou, e eram olhares intensos, posso garantir, começaram a passear a cavalo pelos mesmos lugares, como que encontrando-se por acaso, mas nós sabemos que o acaso não tem nada a ver com essas coisas. Era porque eles faziam por se encontrar. Primeiro, como quem não quer a coisa, depois, já com a vontade dos dois assumida, e por fim, após a declaração do João José, já passeavam com todo o descaramento e indiferentes a quem os pudesse ver.
O pai da rapariga, don Miguel da Mota, todos os Domingos mandava equipar o trem de parelha e levava à igreja de Terena, afim de assistirem à missa, a filha e a criadagem.
Quando descobriu que assim era, também ele , João José, passou a frequentar o adro da igreja da vila na hora da saída da missa. Essa atitude, soube mais tarde, caiu muito bem ao pai da moça. Era vê-lo, de verão, com fato de cotim, corrente de relógio e chapéu na mão, cumprimentando pai e filha, com aquele ar sério que só ele conseguia compor. - " Como lo consegues hermano ? " - Perguntava Francisco , com ar de troça.
De inverno, envergava o fato de bombazina, de três peças, chapéu e luvas, parecia um senhorito, e a postura era a mesma.
Por essa altura já ninguém tinha dúvidas sobre o que ia acontecer : Ou o velho autorizava o namoro, ou aqueles dois resolviam a questão à maneira dos Rodriguez Potra.
A Maria da Conceição, parecendo ingénua não o era assim tanto, e com artes de filha mimada, lá ia levando a água ao seu moinho e, calmamente, pouco a pouco, convenceu o pai a deixá-la namorar.
A primeira vez que estiveram todos juntos, aconteceu no fim da missa, num Domingo soalheiro, e tendo don Miguel da Mota mandado preparar tudo para a realização de um piquenique familiar, foi o rapaz convidado a acompanhá-los quando, como de costume, se encontrava plantado no adro da igreja. Apanhado de surpresa, coisa que não era habitual nele, parecendo um pouco envergonhado, lá disse que sim, que teria muito gosto, enquanto os olhos dela lhe diziam - " Vês, conseguimos, a ti é que te parecia impossível. " -
Quando chegaram ao local do piquenique, previamente combinado, num recanto frondoso e com água corrente, na herdade do velho lavrador, já a criadagem tinha tudo pronto e em condições de iniciarem a refeição.

(Prossegue amahã)

Sem comentários: