quinta-feira, 5 de agosto de 2010

NOTÍCIA DE INTERESSE PARA OS HABITANTES DO CONCELHO DO ALANDROAL

Comunicado


Prometida uma reavaliação de situação no início do mês de Setembro que o Município não deixará de solicitar!

No dia 2 de Agosto de 2010 o executivo da Câmara Municipal de Alandroal, reuniu, no Centro de Saúde de Estremoz (sede do Agrupamento do Alentejo Central I), com representantes da ARS Alentejo e da Direcção do Agrupamento do Alentejo Central I.
O Objectivo da reunião foi fazer sentir a estes gestores a necessidade de que a consulta aberta que agora substitui o atendimento de urgência (antigo SAP) no Alandroal funcionasse das 09.00h às 21.00h.
A ARS Alentejo mostrou-se irredutível e todos os argumentos mostrados pelo Município foram refutados, alegando que se trata de uma reforma mais abrangente dos serviços de saúde em que se diz pretender privilegiar o atendimento dos doentes pelo médico de família. O Município insistiu que tratando-se de um concelho com uma grande área, dispersão habitacional, elevado número de idosos, alto índice de analfabetismo, pobreza económica e com postos médicos em aldeias em que as consultas programadas não justificam mais que um ou dois períodos por semana, a solução não seria aumentar os períodos nesses locais mas sim manter na sede um atendimento específico para todas as pessoas sem consulta nesse dia e necessitando de observação inadiável.
Também foi salientada a rapidez com que este processo se desenrolou e a data de início do mesmo, que contrariam de uma forma objectiva e inequívoca a programação deste, e a “Boa-Fé” que deveria existir em processos deste tipo!
Será que o dia 1 de Agosto é o dia ideal para se iniciarem reorganizações de serviços de saúde?
O Município exige também uma correcta definição de “consulta aberta”.
Ficou prometida uma reavaliação de situação no início do mês de Setembro que o Município não deixará de solicitar!
2 de Agosto de 2010 - O Executivo Municipal

Fonte; site C.M.A.

3 comentários:

Anónimo disse...

Depois das ferias o João mmmmm vai trabalhar no assunto, mas só depois das férias.
E depois logo se vê no que dá....

Anónimo disse...

Gostaria de colocar uma questão: Será que o Centro de Saúde de Arraiolos conseguiu manter o horário do SAP, fazendo assim retroceder a ARS, porque a Autarquia teve "PODER" para isso ou porque a Drª Margarida C.Novas Evaristo (coordenadora do Centro de Saúde de Arraiolos) é mulher do Dr José Evaristo director do Agrupamento de Centros de Saúde ao qual Alandroal e Arraiolos pertencem?
Considerando esta pergunta mais que pertinente, se possivel, penso que merecia destaque!

Anónimo disse...

E assim se defendem os interesses das populações esse eventualmente ficou a funcionar normalmente porque a directora é esposa do Dr José Evaristo director do agrupamentos de centros de saúde , e o de cá alterou porque eventualmente a dire ctora da ARS é esposa do Dr Carlos Zorrinho inimigo politico do Dr Grilo.Na defesa dos melhores interesses das populações ao serviço das quais deveriam trabalhar estas pessoas claro está.Aqui há algo que não soa bem pois não?