"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos,iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."
Escrevia assim Guerra Junqueiro há 113 anos, nós também pertencemos a esse povo que ele tão bem descreveu nestas palavras.
Hoje temos futebol Fátima todos os dias 13 e touradas todas as quintas na televisão do estado. de resto continuamos iguais. Pobres de nós
AL
15 comentários:
Já não é segredo para ninguem que a Drª Fatima abandonou o barco e vai para o seu antigo lugar dar consultas, porque será que ninguem comenta?
Talvez porque seja um assunto incómodo.
E as muitas pessoas que trabalhavam a recibos verdes que foram despedidas, porque sera que ninguem comenta?
Será porque se trata de outro assunto incómodo?
João Pedro
Já António Gedeão dizia:
Tens um sol com touros
Que até dá nas vistas
Para comeres com fado
Olhando os turistas
Com touros e com fado
Com fado e com bola
Que mais queres ingrato
Para encheres a tola
Se o anónimo enche a tola com bola e com touros.Só lhe posso dizer :que com papas e com bolos não se apanham tolos.Era mesmo disso que se falava essa pequenez que nos faz tão felizes esse horizontes tão curtos que não vão alem da ponta do nariz.Olhe seja feliz assim mas não peça aos outros para o serem comigo não...
Então vamos assobiar com mais força
DE FACTO NINGUEM COMENTA NADA SOBRE O ASSUNTO AQUI COLOCDA PELO SR. JOÃO PEDRO, SERÁ POR MEDO OU FALTA DE ARGUMENTAÇÃO.
Os que tinham promessas de mama e os que deixaram de mamar, agora até apitam! Antes assobiavam para o lado e a caravana passava...
O seu a seu dono - o artigo em questa~o nao e do Joao Pedro mas sim do AL
Chico Manel
Não comentam sobre a Dr. Fatima sair, porque tem vergonha daquilo que tem feito á Srªa, ao ponto da mesma ter que abandonar o cargo, afinal o Galhardas tem que ser vereador á força.
O Grilo que tanto criticava o outro de tudo controlar faz a mesma coisa, só que o outro controlava sozinho e este controla com a Srª Gabriela.
Zé Miguel
Vais assobiar é pelos actos corruptos!
ATÉ APITAS!!!
Não, vou é assobiar pelas mentiras do sr. JoãoMMMMMMMMMMMMMMMMMMM e sua equipa de aldrabas.....
E isto de apitar no fim logo se vê!
Eu sei, gostas de corruptos logo se vê!
Caro comentador de 22 Agosto, 2010 23:44
Experimente perguntar ao presidente Grilo se quando andou em Havana em bons hóteis e a fumar bons charutos à conta do município do Alandroal, se isso é mamar ou é chuchar ou é um acto corrupto?
Carmen Dolores
Por acaso a senhora Carmem Dolores pode dizer-nos quantas vezes foi o vereador Grilo a Cuba?
Na campanha ele falou nisso... vamos lá a ver se a senhora quer dizer a verdade!
Pactuar com corruptos é um atraso para o desenvolvimento...
Ele até pode dizer que não foi nenhuma vez mas todos sabemos que é mentira porque não foi sózinho e há muita gente do Alandroal que viajou com ele, que foi pelo menos uma vez é verdade e isso basta! Ou só é ladrão quem rouba duas vezes e quem rouba uma não é?
Se fosse uma pessoa coerente não tinha viajado vez nenhuma à conta do município já que achava que não era correcto.
Agora vir fazer papel de vítima e dos outros parvos é que não....já somos todos crescidos e já demos para esse peditório!
Assobia para o lado pois...
Enviar um comentário