terça-feira, 31 de agosto de 2010

DIREITO À INDIGNAÇÃO - POR CARLOS BICA

Pergunta ao SR. Presidente do Município do Alandroal.


Sr. Presidente, sou homem de dizer sem medo o que penso, e não sou de dar graxa a ninguém, e como é verdade e quem fala verdade não merece castigo, digo aqui que votei no Sr. e tenho em si grande esperança para a mudança e desenvolvimento deste meu concelho.
Ontem, domingo, fui convidado a ir a uma pequena festa num monte de uma pessoa amiga, que por acaso também votou Muda, e que se situa em Casas Novas de Mares. Ao chegar tivemos que entrar por uma estrada de PEDRA, é esse o termo, cheia de terra, grandes pedras, buracos e silvas com fartura, enfim uma vergonha e, mais grave, estrada que não é privada sendo a sua conservação da responsabilidade da autarquia. Pelo que vi e me informaram serve 7 montes habitados com famílias que tem que passar por ali todos os dias para escolas, empregos, etc. (trabalhando por acaso algumas pessoas na Câmara do Alandroal).A estrada, ou melhor, o caminho de cabras, serve ainda uma associação desportiva com muitos sócios, uma empresa que está por ali sediada e algumas explorações agrícolas.
Pergunto, neste concelho onde há casas de pessoas que têm estradas alcatroadas até á porta, algumas em terrenos privados, como é possível que o Sr. Presidente consinta que haja cidadãos de primeira e de segunda.
É que Sr. Presidente, fiquei com o carro todo riscado de um lado e doutro das silvas, fiquei com um pneu e jante estragados, e isso acontece diariamente ás pessoas que utilizam por diversas razões aquela estrada intransitável (cheia de pó no Verão e lama e água no Inverno só transitável a veículos todo-o-terreno) que confesso não sei dizer o número ou nome, mas é a que vai para um campo de tiro ou para a casa do Sr. Rogério.
Alertei as pessoas para que se queixassem nas instâncias certas, mas Sr. Presidente, é pena que tenham que ser as pessoas a fazer alguma coisa, quando a obrigação e dever de não deixar que certas pessoas vivam com estradas da idade média para se deslocarem para suas casas é obrigação de quem o povo votou para mudar principalmente estas coisas que são básicas e vergonhosas de acontecer nos dias de hoje.

Carlos Bica

11 comentários:

BigOne disse...

Caro Sr. Carlos Bica,

De forma a se identificar melhor a estrada/rua em questão:

- Quais os Montes (nomes) que são servidos pela mesma?

- A via referida possui nome de rua?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Anónimo disse...

ANTES
Nunca ouvi criticar fosse o que fosse, e razões para nos insurgirmos não faltaram... porquê só agora tantas preocupações? O outro senhor esteve lá oito anos e deixou o concelho à beira da falência técnica...

NORMAL
"Eles riem, brincam, soltam gargalhadas cínicas... quanto mais ladrão, mais querido, mais simpático, não é mesmo?"

REPAREM
No último dia de campanha das autárquicas de 2009, numa aldeia do concelho, andavam colocando alcatrão por cima de terra batida, de acesso a algumas habitações.

REPAREM
Quem era conectado com o Movimento Independente não tinha direito a usufruir da benfeitoria, ficando a pequena estrada de acesso ao seu terreno por alcatroar.

ISTO
Próprio de quem não sabe viver em democracia, e essa forma de pensar ou agir chama-se ditadura.

ALGUMAS
Situações como a que descrevi e outras mais graves foram acontecendo no passado, ninguém se atrevia a dar a cara. As coisas MUDAram e felizmente vai havendo quem assine os comentários, porque quando não se ofende podemos dar a nossa opinião.

HOJE
Ainda não fez um ano da tomada de posse do novo executivo camarário, muita facilidade em ver o argueiro, mas durante oito longos indetermináveis anos não viram a trave...vá lá saber-se porquê!?

Os ditadores acabam por ser vítimas da sua própria ambição!

Anônimo por direito

Anónimo disse...

Na primeira vez, que me atrevo a mandar a minha opinião para um bloog, porque se trata de um assunto que conheço e também me incluo no rol de pessoas que usa a estrada em questão, tenho que o fazer a dobrar é que já tinha enviado para a ALANDROALANDIA , e pelos vistos os aproveitamentos meramente políticos e de tudo mal dizer já começaram também por aqui, então falando sério cá vai mais uma vez.

Caros blogistas não posso deixar de dizer alguma coisa sobre o comentário do Sr. Carlos Bica e dos comentários seguintes.
Conheço a estrada em questão, pois faço parte do clube de caçadores de Santiago Maior, mais concretamente ACPDASM e passo por lá quase todos os dias, e de facto sem qualquer espécie de politica, a estrada está em muito mau estado e para quem não tem jipes é complicado transitar por ali, e de facto há famílias com automóveis normais e que não tem que ter carros todo o terreno, que diariamente tem que fazer aquele caminho.
Há por aqui respostas que já tem a porca da politica misturada e que se contradizem, pois o estado desta estrada estar como está, é possivelmente porque as pessoas que a usam diariamente na sua maioria, não eram do Nabais, porque se o fossem, e seguindo o raciocínio de um dos comentadores, o mais certo era a estrada estar arranjada como muitas do nosso concelho que estão alcatroadas até as portas de casa e em terrenos privados.
Portanto não misturemos as coisas, pelo que sei já esta a ser preparado um abaixo assinado por todos os utentes da via, e estou certo que irão assinar todas as pessoas que diariamente são lesadas, independentemente de serem MUDAS, PS, CDU ou de qualquer outra coisa, tem que ser assim para o Concelho do Alandroal andar para a frente, portanto para bem de todos e da nossa terra, não venham para aqui com ódios, e o que se podia ou não podia ter feito, de quem é a culpa ou não é, porque assim não se vai a lado nenhum, vamos construir e não destruir mais do que aquilo que já foi feito.

Um caçador Sacaio

msilva disse...

continua a blasfémia e o tentar k tudo o k foi feito pelo nabais e seus foi meramente para kém tinha o rotulo nabaista!pois eu também conheço bém esse dito caminho e os outros k foram alcatroados e todas as pessoas k ai vivem,eu sabia e o nabais também k quase a totalidade das pessoas k tiveram caminhos amanhados eram mudas e cdu,e mais não fosse o mau tempo toda a gente em casas novas tinham ficado com os caminhos prontos,não venham com mais treta dessa,digam me onde votou a familia do chico maluco,do gata,dos pais do araponga e outros,esqueçam o nabais agora,vamos agora estar atentos e pressionar o grilo a fazer um bom trabalho em prol da nossa terra.

Anónimo disse...

Apoiado caçador sacaio

Anónimo disse...

Não destruir mais o concelho do que aquilo que já foi destruido no passado... não me refiro ao desgoverno económico dos 31 milhões de euros, mas sim aos ódios, rancores e vinganças que uma certa pessoa foi espalhando por onde passava.

Elso Balixa disse...

Parabéns ao comentário do SACAIO CAÇADOR, um comentário sério, digno do blog. Espero que não seja esta a última vez que aqui comentou, continue.

Elso Balixa

BigOne disse...

Caro "Caçador Sacaio",

Essa estrada/rua tem alguma designação específica, seja ela oficial ou de conhecimento popular?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Anónimo disse...

BigOne disse...
Caro "Caçador Sacaio",

Essa estrada/rua tem alguma designação específica, seja ela oficial ou de conhecimento popular?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Caro Arlindo Rodrigues, espero sinceramente que quer o Sr. ou qualquer outra pessoa não me faça mais perguntas, pois com toda a verdade só comentei porque conheço pessoalmente a situação, mas de facto não me compete nem quero dar explicações sobre o assunto, comentei, dei a minha modesta e sincera opinião e para mim basta.
Já que insiste e ninguém lhe responde eu vou tentar explicar a estrada em questão, pois se o Sr. conhecesse minimamente a zona saberia logo de que caminho se trata, basta dizer que é a estrada que vai para o campo de tiro de Santiago Maior.
Quem vem na estrada 255 no sentido Alandroal – Reguengos de Monsaraz, depois de passar o cruzamento para Pias, e depois de mais á frente passar a entrada á direita para Casas Novas, existe uma placa também á direita que diz Aldeias de Montoito, se seguirmos em direcção de Aldeias de Montoito um pouco antes de chegarmos a um entroncamento que para a direita vai para Casas Novas e para a esquerda Aldeias de Montoito há uma estrada de terra á esquerda que nos leva para o campo de tiro e que serve vários montes, estrada essa que vai dar mais á frente de novo á estrada 255.
É precisamente esse lado da estrada e essa entrada que é mais utilizada e que está em pior estado.
Peço desculpa por não saber explicar melhor.
Caçador Sacaio

BigOne disse...

Caro "Caçador Sacaio",

Excelente descrição.
Muito obrigado.

Assim as entidades competentes podem agora identificar correctamente essa via e avaliar uma intervenção na mesma.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Anónimo disse...

Ó Elso Balixa, até que enfim te vejo dizer bem de alguma coisa que não seja só apoiar o Grilo. Ainda bem que mudaste, de facto há uma primeira vez para tudo.
Desta vez estamos em sintonia e tal como tu também acho o comentário do Sr.Caçador Sacaio sério, mas não fiques por aí... tu que com o Grilo é tu para lá e tu para cá, sensibiliza lá o homem e arranjem a porra da estrada, isso sim é que é bonito e sério também.Vamos esperar para ver quanto tempo demora a reparação. Deve ser um mês antes das próximas eleições (ao estilo Nabais). Os utentes desta estrada devem ter muito que esperar...

Velhinho da Praça.