Conversa na Fonte das Freiras - 26/08/2010
Será a Fonte um lugar idílico? É claro que sim. É, para além disso, um espaço tímido, calmo, harmonioso, mas não assombroso (como alguns julgam). Novamente convido a que visitem este lugar que recorda grandes piqueniques, bons encontros e, também, inúmeras alegrias.
Ainda por aqui permanecem as tais pessoas com mochilas e guitarras às costas que vão animando o largo da Fonte. Dizem que partem lá para sexta-feira.
Estão à porta a Semana da Juventude e a Festa de Nossa Senhora da Conceição. O programa que apresenta parece-me bastante elucidativo. Sei que há, por aí, várias vozes contra e tendências para equiparar este executivo ao anterior. Sei, também, que está para surgir um movimento, o do assobio. E, para além disto, sei tantas outras coisas.
O José Cid é um cantor extraordinário. Há quem desgoste, tem que se aceitar! Houve quem desgostasse de Toni Carreira e aceitou-se. Isto da música, por vezes, é como a comida que a criança come pela primeira vez. Ela diz que não gosta, mas nunca comeu. Assim, há uma primeira vez para tudo. No entanto, também há aquela comida que para além de não prestar não faz bem nenhum, o que analogamente acontece na música.
Debalde, surgem as mesmas vozes que por aqui e por ali vão equiparando as coisas – digo “coisas” para não referir algo em concreto –, e que o orçamento empregue é igual ao de…, e se não há dinheiro porque é que continuam a gastá-lo, etc. São sempre as mesmas vozes. Todos os dias sussurram, maldizendo, denegrindo, blasfemando. Até arrepiam e é de arredar caminho.
Se porventura se não fizessem festas ou se as fizessem sem concertos, ou lá com o que quiserem, levantar-se-iam as vozes, as mesmas vozes, balbuciando outros tipos de argumentos contra. Será que ser do contra é que está na moda? Até poderá ser, mas não me parece que seja bem assim. São manias, ou não! Poderá ser mesmo ideologias.
Em relação ao movimento do assobio, quero apostar nele. Quem repensou neste movimento está de parabéns. Ao aderir a esse movimento, começarei por assobiar o tal senhor, pelas condições em que deixou a minha terra, e se, por fim, ainda tiver fôlego – o que não me parece – verei o que hei-de fazer.
Boa semana e se for o caso bom fim-de-semana aos meus conterrâneos.
Por: Trevor 12
26 Agosto 2010
13 comentários:
Caro conterrâneo e amigo Trevor 12:
Muito lúcido, da mesma forma elucidativo, o teu magnífico texto integrado na rúbrica "Conversa na Fonte das Freiras - 26/08/2010", sobre as Festas da Juventude e as Festas de Setembro em Honra de Nossa Senhora da Conceição. Está lá tudo para quem quiser perceber...
Como não podia deixar de ser, eu que sou um apaixonado pelos ditados...
"Vozes de burro não chegam aos céus!"
Cabé
Assobiem também a estes que lá estão agora, são exactamente iguais, aliás, são os mesmos. Vão mas é trabalhar. Eu tb queria ganhar o meu sem mecher uma palha, cambada de gentinha sem valor.
Caro poeta tambem eu sou um apaixonado pelos ditados populares,
" envelheces mas não cresces "
" com papas e bolos se enganam os tolos"
ESTÁ AQUI TUDO PARA QUEM QUISER PERCEBER
VELHINHO DA PRAÇA
Ai conheces e gostas de ditados?!
E que tal, cego não é aquele que não vê, mas sim o que vendo faz que não vê.
Tu proclamado defensor do MUDA, terás já sabido (visto) que houve recibos verdes que tiveram de terminar o seu contrato de prestação de serviços para com a Câmara, porque a lei assim o "obriga", mas que entretanto foram criadas umas quantas excepções para a contratação de algumas pessoas a recibos verdes por parte do teu executivo?? A que te cheira isto? Tachinhos??
Também não viste ainda a troca de funcionários, que não foram trocados para irem para as respectivas categorias, mas sim porque eram apoiantes do Nabais? Pessoas essas que desempenhavam as suas funções de forma 100% correcta, e em que as suas substitutas também não têm as categorias das visadas.
E a pressão psicológica que é feita a uma funcionária (Não, não é a que estás a pensar, é outra que nunca fez mal a uma mosca) e o fechar de olhos do tal sindicato Stal a certos atropelos?? Esse sindicato só servia no tempo do e contra o Nabais??
Então isso o meu amigo não sabe nem vê? Faz lá umas quadras a isso também, e não apenas à N.ª Sr.ª da Conceição alusivas à corrupção etc etc.
Faz uma à porrada de euros que o Grilo gastou em telemóvel no ultimo mês como vice-presidente. FAZ LÁ A ISSO, VÁ. E já agora aproveita a embalagem e escreve qualquer soneto sobre o desejo enorme que o Grilo tem em ver o Nabais a ser corrido do PS por causa de ter sido constituído arguido, e assim tomar a liderança do PS no concelho.
A mania que tu e outros como tu, têm de só verem e denunciarem aquilo que odeiam, em vez de acrescentarem também o que os "nossos" fazem de tão mal, umas vezes copiando, outras aumentando a dose.
Uma coisa aguarda-te a ti e a outros como tu. Há-dem morrer pela boca como os peixes. E no dia que eu te chamar Perca-sol, saberás quem escreveu este comentário. Nunca te esqueças, porque eu falei a verdade. Ok?
Passa bem, meu caro.
USO DE TECNOLOGIAS
A máquina informática divinal mas também infernal. Não há bela sem senão!
O melhor- Podemos comunicar mais fácilmente, ter acesso ao mundo por uma simples janela e oter informação sempre actualizada.
O pior- Ter este bem comum e subverter a sua utilização para o mal.
Anti-Vírus
O comentário de 27 Agosto, 2010 09:13 diz alguma coisa aos três senhores comentadores informáticos que o antecederam?
Do melhor que tenho lido por aqui!!!
“Ao aderir a esse movimento, começarei por assobiar o tal senhor, pelas condições em que deixou a minha terra”
Foi o
Trevor 12 que escreveu isto…
Em 26 Agosto 2010.
Então, meu caro Trevor 12 ?… Nada de demagogia.
A tua (nossa) terra estará porventura pior do que antes “do tal senhor”?
O que será indesmentível é que grande parte do custo dos melhoramentos estão por pagar… o que de facto não dignifica “o tal senhor”, mas isso seria para outro artigo.
Ao contrário da mulher de César, aqui, para se ser sério não basta parecê-lo…
Terá de sê-lo!
Vá, vai lá escrevendo umas coisinhas e se fizeres boa letra, eu cá estarei para as ler e dar-lhe o merecido valor.
Sinceramente essa ideia de assobiar para protestar, seja a quem ou porque razão, é próprio de saloios.
Por exemplo, quando nos lixam os nossos direitos e há uma greve marcada, aí sim, é de protestar e fazer greve para prejudicar o bom funcionamento dos serviços.
Acontece que nessas alturas o que há mais é fura-greves a assobiar para o lado.
Depois têm o que merecem!
NÃO LHES DÊ CUIDADO ESSA DO ASSOBIO.
SE TIVEREM A MESMA CORAGEM DE ASSOBIAR COMO TÊM DE ASSINAR OS COMENTÀRIOS POR CERTO SÒ ASSOBIAM ESCONDIDOS E ENTÃO ATE VAI SER UM JOGO DIVERTIDO: COBARDES CONTRA VALENTES.
OS VALENTES VÃO GANHAR
Chico
GRANDE BOCA AMIGO XICO.
SÓ TENHO QUE ELOGIAR O XICO MANEL, PELO COMENTÁRIO ANTERIOR.
TODOS O QUE AQUI ESCREVEM DEVERIAM ASSUMIR OS SEUS COMENTÁRIOS, MESMO COM PSEUDÓNIMOS, DEVIDAMENTE RECONHECIDOS PELO ADMINISTRADOR DO BLOG, E A QUEM ALGUÉM, INCORRECTAMENTE VISADO, TIVESSE ACESSO. A RESPONSABILIZAÇÃO É UMA POSTURA, QUE DIGNIFICA A PESSOA, E COM ELA, ESTE BLOG OU OUTRO QUALQUER, GANHARIA MUITO MAIS QUALIDADE.
Torigaldo ( autor indentificado)
cá pra mim não sou munto apaxonado pélos ditados, sou cmó outru,apaxonado pêlas cópias....
E apaixonado pela pobreza de espirito, não?
Enviar um comentário