quinta-feira, 15 de julho de 2010

VIAGEM ALENTEJO / EXTREMADURA. IDA E VOLTA

(Continuação do dia anterior)

" VIAGEM ALENTEJO / EXTREMADURA. IDA E VOLTA "

( Ou fragmentos da vida de uma família raiana ).

Viveram a sua história de amor em nada menos que quatro países. Depois de Portugal e Espanha estiveram num campo de refugiados espanhóis no sul de França. Já durante a 2ª Guerra Mundial, Santiago irá combater nas fileiras das tropas da França livre, sob o comando do general Charles de Gaulle, e por fim, ocupará um posto de oficial na Legião Estrangeira Francesa, estacionada na Argélia. Mais tarde ainda, tomará o partido dos independentistas daquela colónia francesa do norte de África e festejará os acordos de Envian, em 1962, que darão a independência a Argel.
Quanto a Guadalupe, lutará contra a ocupação alemã da França, integrada na resistência francesa, e de tal forma se destacará que, no fim da guerra, será agraciada com a mais alta condecoração francesa, a Legião de Honra.
....e terminava a tia Rosário, desta maneira, com a voz embargada pela comoção, a história de amor da irmã Guadalupe e do cunhado Santiago .... - " E foi assim que um casal extremeño / alentejano andou espalhando heroísmo e coragem pelo mundo fora ". -

Nota da narradora :
( Podia acabar aqui esta informação sobre a tia Guadalupe e o tio Santiago, mas gostaria que soubessem que voltaram a Espanha.
Trouxeram com eles uma filha chamada Carmen. Mostrar-vos-ei um retrato desta minha prima lá mais para a frente. Um retrato tirado por alguém que a amou muito. Viveram em Badajoz a partir de 1976. E nessa cidade morreram com a bonita idade de quase noventa anos. Sempre empenhados politicamente. Mas isso é outra história, é outra história que não cabe nesta narrativa. Talvez um dia algum membro desta família a queira contar )

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande rusga da PJ hoje no Alandroal

francisco tátá disse...

O comentário supra só foi publicado após confirmação do facto
O Administrdor