3ª Semana da ficção “viagem Alentejo Extremadura de Rufino Casablanca.
Diáriamente um episódio aqui no Al Tejo.
(Continuação da semana anterior)
" VIAGEM ALENTEJO / EXTREMADURA. IDA E VOLTA "
( Ou fragmentos da vida de uma família raiana ).
Assim se viram presos os três irmãos, primeiro nas cadeias do Alandroal, depois nas de Vila Viçosa e por fim nos calabouços do governo civil de Évora, para onde foram transportados de comboio e escoltados por nada menos que seis guardas armados, enquanto iam ouvindo acusações à toa de todos os que com eles se cruzavam, levando também alguns safanões a tempo, ou melhor, levando algumas boas sovas. Até vieram de Lisboa, expressamente, dois ou três paisanos para os interrogar.
Verdade seja dita, só estiveram presos uma semana. Uma semana de fome, uma semana de maus-tratos, uma semana que nunca mais esqueceriam para o resto das suas vidas, uma semana que, de certo modo, iria condicionar todo o seu futuro.
Quando se aperceberam do que eram acusados, fácil lhes foi apresentar prova de inocência, tal a quantidade de testemunhas que os acompanharam nessa noite, mas, mesmo assim, mantiveram-nos presos mais alguns dias e aproveitaram para se desforrar de contas antigas, malhando a torto e direito.
Foram transportados no regresso a casa pelo Dr. Madureira, que em todo o processo fora da mais exemplar disponibilidade e eficiência.
O automóvel do advogado deixou-os no monte das Courelas, casa de Francisco, cuja maior preocupação era o estado em que iria encontrar a irmã Rosalía. Quando chegaram foram informados pela mulher do caseiro de que a senhora não se tinha inteirado de nada e tinha passado a semana de cama com os delírios do costume, e que não tinha chamado o médico com receio que este se referisse à prisão dos irmãos, sendo assim pior a emenda que o soneto. Foram estas as suas palavras. Era mulher de confiança, todos sabiam.
As irmãs Guadalupe e Rosário também os esperavam, tendo preparado para cada um as suas comidas preferidas.
(Continua amanhã)
Sem comentários:
Enviar um comentário