Refiro-me ao Dr. José Alexandre Laboreiro que recentemente foi alvo de merecida homenagem prestada pelo GRUPO DE AMIGOS DE MONTEMOR, na comemoração do seu 43º aniversário.
Socorrendo-me do artigo publicado na “Folha”, aqui transcrevo um resumo do que foi dito na referida homenagem:
Cito:
= António Paulo Xavier, presidente da Direcção alegou que “ vamos prestar homenagem a pessoas que dentro da casa nos acompanharam neste trajecto ao longo de 43 anos.
Primeiro, na pessoa do professor José Alexandre Laboreiro, um homem que vive cultura, que sonha com a cultura, que bebe cultura e que nos tem ajudado a preparar muitas conferências que fizemos ao longo destes últimos anos; está presente nos Estudos Gerais da Universidade Sénior e é devido a ele que temos trazido muitas pessoas que nos deram maiores saberes, mais conhecimento e que fizeram de nós um pouco mais sabedores”.
António Xavier sublinhou o altruísmo e o voluntarismo que o professor tem dado ao Grupo dos Amigos de Montemor e o empenho e dedicação que tem para abraçar a cultura e as artes.
José Alexandre Laboreiro agradeceu as palavras de que foi alvo, tendo referido que “aceito humildemente a homenagem que o Grupo dos Amigos de Montemor decidiu oferecer-me”, mas sublinhou que todo o seu trabalho em prol desta instituição foi considerado como “ um dever de cidadania, procurando ter sempre em mente a citação de Jonh Kennedy: antes de perguntar o que o nosso país pode fazer por nós devemos interrogarmo-nos o que podemos fazer pelo nosso paìs”.
O professor fez referência à sua vida associativa, alegando que “sempre considerei a minha participação no processo associativo uma realização pessoal”, acrescentando que “o associativismo constitui uma pedra de toque do exercício de cidadania, local de partilhe e liberdade.
……………..
A concluir, o homenageado agradeceu a distinção, frisando que esta constitui uma “honra” e um “estímulo”, agradecendo a todos os que ao longo da vida lhe iluminaram o caminho da partilha e da liberdade que sempre procurou trilhar. A terminar, o professor citou António Gedeão sobre Galileu Galilei: Eu queria agradecer-te Galileu/ A inteligência das coisas que me destes/ Eu quantos milhões de homens como eu/ A quem tu esclareceste. =
Fim de citação.
Obrigado Dr. Laboreiro pela contribuição que nos tem prestado
Francisco Tátá
Sem comentários:
Enviar um comentário