quinta-feira, 22 de julho de 2010

NOTÍCIA MUITO IMPORTANTE PARA O CONCELHO DO ALANDROAL

Quinta, 22 Julho 2010 00:00

No seguimento daquilo que tem sido uma clara linha de apoio às necessidades específicas da população do concelho, na área da saúde, como é o caso das pessoas idosas e que sofrem de problemas mentais, a Câmara Municipal de Alandroal e a Santa Casa da Misericórdia, em colaboração com a Segurança Social de Évora e com a Associação Alzheimer Portugal, vai abrir um Gabinete de apoio à doença de Alzheimer no Alandroal.
A vontade de criar o Gabinete de apoio ao Alzheimer foi apresentada no passado dia 12 de Julho, numa reunião que decorreu no auditório do Edifício Sede da Câmara de Alandroal e que contou com a presença do Presidente da Autarquia Alandroalense, João grilo, da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Fátima Ferreira, do Director Executivo da Associação Alzheimer Portugal, António Costa e da Coordenadora Adjunta da Segurança Social de Évora, Nazaré Lança
A reunião, que contou também com a presença dos representantes de várias instituições de solidariedade social do concelho, serviu ainda para estabelecer a primeira troca de experiências e de saberes, entre as técnicas da Associação Alzheimer Portugal e as técnicas das instituições de acção social que trabalham no concelho de Alandroal. Além disso, foram ainda apresentadas as pessoas que vão trabalhar neste projecto.
O objectivo da Autarquia é proporcionar à população do concelho, especialmente às pessoas que sofrem da doença de Alzheimer e aos seus cuidadores e familiares, uma maior facilidade no acesso a serviços de recolha e divulgação de conhecimentos sobre a doença, que se traduza numa melhoria da qualidade de vida da população.
João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal afirmou que «o dia de hoje é mais um dia de satisfação para nós, que estamos deste lado e tentamos, todos os dias, melhorar mais um pouco as condições de vida da população, porque conseguimos reunir as pessoas e as condições para concretizar mais um objectivo desta Autarquia».
Já a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Fátima Ferreira, afirmou que, «Tendo em conta o perfil demográfico que o nosso concelho apresenta, a criação do núcleo de Alzheimer de Alandroal é extremamente importante e é também um sinal para a nossa população de que este executivo quer implementar uma rede de parcerias que ajude a resolver alguns dos problemas mais prementes da nossa população».
António Costa, Director Executivo da Associação Alzheimer Portugal, recordou que «esta parceria, que vai dar origem ao núcleo de Alandroal da Associação Alzheimer, nasce da vontade da Câmara Municipal de Alandroal e da Santa Casa da Misericórdia, manifestada pelo Presidente João Grilo e pela Provedora Fátima Ferreira, o que para nós é bastante gratificante. Acreditamos que este núcleo se vai constituir como uma resposta atenta, próxima e eficaz, para todos aqueles que precisem da nossa ajuda».
Recorde-se que o Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que se caracteriza pela morte dos neurónios em determinadas partes do cérebro, o que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas, como a memória, a atenção, a concentração, a linguagem e o pensamento. Esta deterioração tem como consequência alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária.
Segundo estudos recentes, a doença de Alzheimer afecta cerca de 10% da população acima dos 65 anos. Se tivermos em linha de conta que, no concelho de Alandroal, existem cerca de 1000 pessoas acima dos 65 anos, percebemos a importância que a criação do núcleo do Alandroal da Associação Alzheimer vai desempenhar na melhoria da qualidade de vida da população, até porque o Alzheimer é uma doença que afecta a vida dos doentes e dos seus familiares, que se vêm forçados a alterar e reorganizar os seus hábitos de vida.
Importa ainda referir que, com esta resposta encontrada, o Alandroal passa a ser pioneiro, na região sul do país, e uma referência para o trabalho a desenvolver no Alentejo, considerando o envelhecimento e a evolução demográfica desta região. Estudos internacionais indicam que na próxima década haverá uma duplicação de casos de Alzheimer, pelo que é urgente que os Municípios, e outras instituições, comecem a dar atenção a estas causas. O Alandroal já o está a fazer!
Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora

10 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha comentado no poet'anarquista sobre esta notícia tão grata para a nossa terra e mais uma vez venho expressar o meu contentamento pelos doentes do alzheimer. A diferença está a olhos vistos, só não vêm os do costume. Muito obrigado a todos que na realidade se preocupam com os mais idosos, sem demagogia, e no interesse da população.

Anónimo disse...

Foi por algumas, por estas e por outras que hão-de vir que MUDAmos!

Anónimo disse...

Era para haver dezenas de comentários... ou centenas. Meus amigos, todos um dia seremos velhotes. Obrigado a esta nova equipa, este caminho é de mudança!

Anónimo disse...

Se vocês soubessem o que eu sei... Agradeçam à Drª Fátima, não ao Grilo. Ela sim tem movido montanhas para trazer para cá esse núleo, que por certo fará a diferença neste concelho. Bem haja Drª. Fátima, continue a fazer o bom trabalho que tem feito.

Anónimo disse...

Deve ser por essa importância toda que se preparam para fechar o centro de saúde...Com tanta merda de Governos civis para fechar privan-nos de um serviço indispensavél??????Como é ???Esta gente nunca mais abre os olhos põrra????

Anónimo disse...

Chega a dar dó a imbecilidade de certos comentadores, que tudo aproveitam para vomitar veneno.
Não ligue Sr Francisco e continue a dar-nos o prazer de ir ao seu blogue.

Anónimo disse...

O núcleo de Alzheimer será sempre benvindo ao nosso concelho e penso que qualquer executivo terá no mínimo essa sensibilidade, mas o sindrome de x-frágil é uma doença que afecta muito mais o nosso concelho (penso até que este concelho será um dos do país com mais incidência) e essa aproximação foi feita no tempo do antigo executivo (ou seja quando o Nabais era presidente). Todas estas iniciativas são boas e bem vindas, mas não é caso novo no nosso concelho para tanto alarido e tanta publicidade à dita mudança que afinal não é assim tão original.

Topa Tudo

Anónimo disse...

"Importa ainda referir que, com esta resposta encontrada, o Alandroal passa a ser pioneiro, na região sul do país, e uma referência para o trabalho a desenvolver no Alentejo, considerando o envelhecimento e a evolução demográfica desta região. Estudos internacionais indicam que na próxima década haverá uma duplicação de casos de Alzheimer, pelo que é urgente que os Municípios, e outras instituições, comecem a dar atenção a estas causas. O Alandroal já o está a fazer!"

Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora

Anónimo disse...

O ALANDROAL JÁ O FAZIA!!!!!!! E AINDA BEM QUE CONTINUA A FAZER.
É O DEVER DE QUALQUER MUNICIPIO NADA DE MAIS.

Anónimo disse...

O dever de qualquer município neste caso sem dúvida. O mesmo não se pode dizer nas passeatas com familiares e amigos, dividas exorbitantes e negócios nada transparentes por explicar. Aí o dever ficou-se pelo verbo!!!