Alandroal recebeu Galardão Eco XXI 2009/2010
O ECOXXI é um projecto promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE, que se destina aos municípios e que visa distinguir as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, nomeadamente nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.
A cidade da Maia acolheu, a cerimónia de entrega do galardão ECOXXI 2009/10 e o concelho de Alandroal recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira Verde, símbolo das boas práticas ambientais e de educação para a sustentabilidade que o Município tem vindo a promover.
Para a Câmara Municipal de Alandroal, a atribuição da Bandeira Verde representa o reconhecimento de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento das boas práticas ambientais e de consciencialização para a necessidade de alterar alguns hábitos e, assim, contribuir para a melhoria do ambiente no concelho. A implementação de um sistema de recolhe de óleos alimentares usados e de diversos consumíveis, bem como a promoção de várias acções de limpeza e consciencialização são alguns exemplos do esforço que o Município está a fazer para ser um exemplo de boas práticas ambientais.
A entrega do galardão ECOXXI 2009/10 visa distinguir os Municípios que apresentaram práticas mais sustentáveis durante o período em análise. Quase 80% dos 39 Municípios que se candidataram foram este ano distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI 2010, o que significa que conseguiram pontuar acima dos 50% da pontuação máxima possível deste índice de sustentabilidade. Este é o caso do Alandroal, que alcançou uma pontuação de 52,5%.
A entidade promotora do ECOXXI procura, através de um sistema de 23 indicadores e diversos sub-indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade. A gestão de recursos, a informação aos munícipes, a energia, mobilidade, floresta, resíduos, turismo e ordenamento do território são alguns dos indicadores avaliados.
Câmara Municipal de Alandroal – Gabinete de Imprensa
Sem comentários:
Enviar um comentário