sexta-feira, 18 de junho de 2010

CORREIO RECEBIDO P/ DIVULGAÇÃO

PRESS RELEASE

2ª Edição do Festival Multidisciplinar "Cidade PreOcupada"

A Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação vem por este meio solicitar a melhor atenção para o Press Release em anexo, referente à
Segunda Edição do Evento Multidisciplinar “Cidade Preocupada”.
Antecipadamente agradeço a atenção dispensada.


Com os melhores cumprimentos,
Ana Sêrro
Oficinas do Convento
Carreira de S.Francisco
Convento de S. Francisco
7050 - 160 Montemor-o-Novo

Museu-Biblioteca da Casa de Bragança

Exposição de Fotografia "D. Carlos I, Fotógrafo amador"‏

Venho por este meio informar que irá realizar-se, na Sala de Exposições Temporárias do Castelo de Vila Viçosa, uma exposição de fotografia, designada “D. Carlos I, Fotógrafo amador”. Esta mostra estará patente de Junho a Setembro de 2010.
O Arquivo Fotográfico do Paço Ducal de Vila Viçosa é constituído por um núcleo de cerca de cinquenta álbuns de família (cerca de 2000 fotos), muitos deles organizados pelo próprio Rei a bordo do Yacht Amélia. Deve mencionar-se ainda um conjunto de maços com fotografias de D. Carlos I, perto de mil, em que muitas são idênticas, com o objectivo de serem oferecidas, pois estão coladas no cartão, identificadas, datadas e assinadas. Além disto, existem os álbuns e os maços das visitas reais, das fotografias oficiais e das cerimónias protocolares (cerca de 7000), oferecidas pelos melhores fotógrafos da época.
De todo este vasto conjunto, decidimos expor a reprodução de sessenta espécies, principalmente da autoria de D. Carlos I, e distribuí-las por quatro temas.
- As mais antigas (1887), as experiências (1888) e as ofertas
- As fotografias para apoio à pintura e que servem de modelo ao quadro que surgirá mais tarde
-As reportagens, cujos títulos ilustram o tema tratado
- Uma família de fotógrafos. A designação indica a influência que o Rei teve sobre os outros membros da família Real e que aqui se observam excelentes resultados. D. Luís Filipe foi provavelmente o mais dotado de todos.
A ampliação de muitas fotografias, insertas nas páginas dos álbuns, às vezes resistem bem e com nitidez, outras vezes isso não sucede e o resultado torna-se pior que o original, no entanto, vale como documento.
Nas vitrinas estarão expostos alguns jornais e revistas da época, assinados pelo Rei, bem como dois álbuns, um de D. Luís Filipe e outro de D. Carlos I. Por último, gostaríamos de chamar a atenção para uma lanterna mágica, antecessora do nosso projector de diapositivos e um estereoscópio que permite ver em simultâneo duas imagens para se obter uma única.
A mostra que aqui se apresenta, evitando os aspectos técnicos, pretende dar nota de um arquivo que é desconhecido da maioria dos investigadores, mas constitui uma nova perspectiva sobre a vida e os interesses da Família Real, nos últimos anos da Monarquia.

Em anexo, segue a imagem do Monarca, com a sua máquina fotográfica.

Sem mais assunto de momento, apresento os melhores cumprimentos,
Tiago Salgueiro

Sem comentários: