sexta-feira, 4 de junho de 2010

COLABORAÇÃO - "LEITOR"

ESCRITA RAMEIROSA



Mais uma vez lá depositaram na caixa do correio uma folha informativa com um título no mímino pseudo refectivo: o alqueive!
Se a intenção dos néscios que o redigiram era a de informar sobre o que a actual vereação e o respectivo presidente da autarquia fazem ou deixam de fazer, permitam-me, dar-vos dois conselhos: retirem essa pasta viscosa que possuem dentro da vossa cabeça e lavem-se.
A pasta viscosa só vos cria problemas, honestamente. E o banho transformar-vos-ia em gente.
Na realidade, o que pretendem apresentar como escrita, nada mais é do que um apanhado de foleirice circunstancial e até circunstanciada (citações a Antero, M.Alegre) e com isso escamoteiam precisamente o nervozinho da vossa reivindicação: a raiva de não estarem no poleiro.
Mas é - nos cara a vossa atitude de “casta de políticos” e dos seus cães de fila. Como dizem e muito bem, “já passaram seis meses...” , aos invés de dizerem que só ainda passaram alguns meses. Mas, pois bem, já vocês estão a querer (re) lembrar-nos das vossas zombarias, das vossas tontarias, dos almoços ‘grátis ‘, dos parques desportivos sem desporto, das corridas de touros com a animalária a ser transportada das ilhas para o continente, e de tudo o mais com todo aquele vosso espírito conspiracionista de larvas que prepararam no interior da” vossa concelhia” o futuro letal de um concelho.
Tornaram-se entretanto muito mais populistas. O embalo ao sentimento frouxo do frouxo sentimento emanado do slogan “ Por ti Alandroal “ persiste ainda nas vossas cabecinhas desmemorizadas ( só para os que vos convém ,é certo). Esse conceito vazio que teimam em fazer passar e que claramente mais não é do que uma subtil trucagem do ‘por ti /para mim ‘ e com o qual pretenderam transportar ainda que confusamente para o ‘poveco’ significa na realidade nada, ou melhor significa tudo ou melhor significa liminarmente: “calem-se que nós é que sabemos da poda”. E se sabem! Oh, se sabem!
E já repararam como a vossa voz populista recente de ‘democratas bem comportados’ soa como o rosnar e o ladrar tradicionais dos democratíssimos salvadores da pátria? Como outrora faziam calar a oposição sumariamente, agora é de rebolar a rir ver-vos construir frases adversativas como:”Aqui quem manda sou eu. Eu sou o poder” ou Mecânicos há cá muitos” Ou, ainda a vossa tão peculiar e querida “ Jobs For the Boys and Job For The Girls
Mas deixem-me ainda acrescentar o que os idiotas mentores do alqueive, pseudo políticos oligofrénicos pretendem escamotear: a forma danosa como geriram a autarquia e o descalabro orçamental resultante outrora implícita ( e pelos vistos agora retomada) afirmação: : ” justificam-se na obra realizada e no bem estar da população!” ......Como?
Bom, em Inglaterra Gordon Brown foi obrigado a devolver 13 mil euros por gastos excessivos e indevidos, segundo a auditoria realizada após o escândalo aos gastos excessivos parlamentares, e por cá estes cavalheiros, quando serão chamados a contas?
Talvez nunca! Porque cá há tantas fábulas quanto ratos. Se ao lado se esbanja também, o ‘muito mais’ desse esbanjamento ‘ ao daqui’ não se adiciona, dilui-se.Estão a perceber, ó oligofrénicos? Não, não é aritmética elementar! É escrita , porque ao se escrever para o ‘poveco’ que antecipadamente se toma por mais idiota do que a prosa com que se julga enleá-lo é decididamente : escrita rameirosa.

ESCRITA RAMEIROSA PARTE II

Cá estamos com um pequenissímo texto de intervenção sobre política local ( Alandroal) . Não pude ficar indiferente, a tamanha verborreia.
Segue mais uma das trapaças documentadas no alqueive, esta com a agravante de ser documento oficial...delicta facit permanentis! dir-se-ia em linguagem jurídica!

Mas, afinal sou Dr. ou não sou Dr.? Um licenciado em Medicina não é um Médico... passa a ser médico quando entra na Ordem dos Médicos! Para a ordem dos Advogados, dos Arquitectos ou dos Engenheiros a mesma regra que se aplica . No caso do Eng. Sócrates deverá ler-se ao invés de Engenheiro “licenciado em Engenharia Civil”. No caso deste Dr. questiona-se: terá sido a sua licenciatura ou o seu doutoramento realizado na Universidade das Hortinhas e devidamente reconhecida pela ordem dos dótores das Berlengas? Ora, deveria de ter era vergonha na cara e não vir com documentos falseados para a praça pública...
Havana.4Jun10
Leitor



14 comentários:

Anónimo disse...

Mas das festas e jantaradas e apoios a actividades fora do concelho já não fala, pois não? E tudo aquilo que menciona no seu texto não foi feito com o conhecimento do Grilo? O homem não era o vice-presidente? Vocês têm todos uma memória que só funciona quando convém....não se tratem não....

Anónimo disse...

Mas que texto, muito bem!

assino por baixo.

Anónimo disse...

A verdade nua e crua muito bem exposta e devidamente fundamentada.
Trata-se de avalizar um pasquim vergonhoso e de desmascarar uma mentira, não se trata de politiquice barata de culpabilizar antigos ou actuais Presidentes, como há falta de argumentos o primeiro comentarista tenta atirar areia para os olhos dos que ainda não enxergaram que apenas de vingança mesquinha se trata de quem não sabe perder, ainda por cima democráticamente.
Gostei e aplaudo
José Manuel

Anónimo disse...

Um dos melhores textos que se escreveu neste blog sobre a vida quotidiana no Alandroal.
Há pessoas nesta terra com nível. É pena que se calhar estamos com elas no dia a dia e não sabemos.
O anónimo que escreve com o pseudónimo de SÉNECA é de gabarito identico. Força a ambos, ou será o mesmo?
Neste texto está tudo o que penso, mas não tenho tanta arte para escrever e dizer.
Por amor de Deus, apareçam de alguma maneira.....

Átila, o Bárbaro

Anónimo disse...

Ao autor do texto apenas dois ou três reparos. Um Pasquim é um panfleto difamatório. Se o Alqueive é ums Pasquim como lhe chama. Mais Pasquim é o seu texto porque tem mais de difamtório. Desde néscios a oligofrénicos. Parece-me que ao que chama de Pasquim não tem nada de difamatório. Tem sim de contraditório. Confronta o que se disse com aquilo que se faz. Nada mais que isso. Quanto às circunstâncias e às coisas circunstânciadas, deixe-me lembrar um assunto que se comenta desde que foi conhecido das pessoas: A circunstância do presidente da mesa da assembleia municipal não pagar uma soma avultada de água, e circunstânciada pelo facto do presidente da cãmara referir numa assembleia municipal que ele não é obrigado a pagá-la porque a dívida tem mais de 6 meses. Se isto for escrito num qualquer Alqueive, ou outro do género, é Pasquim? É escrita rameirosa? O sr tem todo o direito de dizer que sim. O mesmo não achará quem assina o Alqueive.
Quanto à expressão latina, francamente!. Já aconteceu a tantos, que por força do cargo, leva a equívocos. Que culpa tem o ex-presidente que num texto do ministério da finanças lhe coloquem atás do nome o dr.? Foi ele que propositadamente o pediu? Delito seria se ele fizesse uma montagem de uma qualquer fotocópia para iludir e chamar-se a si próprio de licenciado sem o ser.
Pois, meu caro, Pasquim seria se o panfleto fosse difamatório, coisa que eu não li em nenhuma linha.
Também percebo que o tal Alqueive possa incomodar, mas alguém tem de fazer esse papel. Ou será que este executivo tem a benção do divino?

Anónimo disse...

Ao primeiro comentário:

A memória está bem presente em todos os Alandroalenses e muito bem explicada pelo autor do texto "Escrita Rameirosa".

Quanto ao primeiro comentário penso que o nome correcto seria "Escrita Engenhosa".

PROSA

Anónimo disse...

Antes escrita rameirosa, que RAMEIROSA da escrita.

Anónimo disse...

Infelizmente, não é com escritas destas, nem a rameirosa, nem o alqueive, nem o boletim da CMA que está para sair.
Infelizmente, não fomos lá com o Nabais o Grilo e o Galhardas e também não vamos lá com o Grilo a Fátima e o Costa.
Quem perde? Perdemos todos, perde o concelho.
Quem ganha? Os atrás nomeados e mais meia dúzia de sabujos que andam sempre em torno deles.

Acho que já é hora de os mandar a todos daqui para fora.

Que fizeram nos ultimos anos pelo Alandroal? Obras? Quase todas inacabadas e para que servem? Para que serve o Fórum? O Campo de futebol? O parque de Feiras? Etc... Se cada vez há menos gente no concelho?
Pensem mas é na população. Criem emprego estável, bons espaços educativos, bom acesso à saúde.
É disto que nós precisamos. E não de escrita demagogica.

Alandroalense Atento

Anónimo disse...

Excelente texto!
Concordo plenamente quando diz que o pasquim do PS está redigido e direccionado para um "‘poveco’ que antecipadamente se toma por mais idiota do que a prosa com que se julga enleá-lo".
Só é pena que o poveco não se aperceba do quanto foi e está a ser usado pelos autores desse pasquim!
Mas nunca é tarde!
Esperança

Anónimo disse...

Para o anónimo 06 Junho, 2010 01:54

Não tem culpa? Bem, culpa não terá, também não é um crime... mas se tivesse vergonha, não tinha consentido, até porque ao colocar a sua assinatura por baixo, concordou com tudo o que estava escrito no texto.
Esse senhor nabais sempre foi presunçoso e vaidoso, o poder subiu-lhe à cabeça e o seu ego explodiu. Autoproclama-se de "gestor",, unicamente para induzir as pessoas em erro, porque gestor é umlicenciado em gestão de empresas, por exemplo.
Em todas os boletins da ATAM (associaçao dos técnicos administrativos municipais), associação a quem o nabais paparicou durante os últimos anos, sempre se referiram a sua "excelência" como Dr., sem que ele nunca esclarecesse a situação, porque a sua vaidade não o permitia. Na minha frente ouvi muitas vezes (gente de fora porque aqui no concelho conhecem-no bem) chamarem-lhe doutor e ele calava-se e sorria satisfeito. Fazia parte da sua bagagem a questão do "doutor". Só demonstra que não tem dignidade nem personalidade nenhuma. Há quem se mascare uma vez no ano. O nabais anda mascarddo o ano inteiro... porque se retira a máscara não é nada nem ninguém. Sem o poder nada lhe sobra! Tristes daqueles que corgitam à sua volta, porque ao seu lado não são ninguém, e sem ele são menos que nada.

Anónimo disse...

Pensa mas é tu quem foi o único culpado desta situação irresponsável e não digas bacoradas!!!

Anónimo disse...

Caras(os) senhoras(es) penso e tenho a certeza que neste momento não tem nenhuma relevância quem teve ou não teve culpas. Estamos em tempo de fazer e não de comentar. O que é um facto inegável é que o actual presidente fez como uma das bandeiras da sua campanha que o projecto de Juromenha iria para a frente e seria concretizado. De facto isso seria uma mais valia para o nosso concelho e é disso que estamos à espera.

Anónimo disse...

Tanta conversa fiada...tanta preocupação dom Drs., isso é que importa neste concelho, a realidade é esquecida.entãao e quanto ao facto de o sr. presidente da assembleia não querer pagar a água que consumiu, isso não importa?tão assim o melhor é todos nós municipes deixarmos as contas por pagar durante 6 meses e depois, que venha o presidente da câmara pedir o dinheiro que vamos remetê-lo para aquela bendita assembleia municipal.Acho é que as pessoas não têm a mínima vergonha de mostrar que usam os cargos para benefício pessoal e que mesmo assim os municípes deste conselho ficam a ver essas pessoas que com muito mais possibilidades que muitos não pagam porque não querem (quando deveriam dar o exemplo e dignificar os cargos que ocupam)enquanto a alguns que mal têm para comer os obrigam a pagar tudo e maiss alguma coisa.
Acham mesmo que esta gente merece um voto? vão continuar a votar em gente desta, os politicos do nosso concelho estão como os nacionais, só se preocupam com as suas regalias, e nós povinho continuamos a alimentá-los e a fazer os sacrifícios enquanto eles continuam a vviver à grande.Qual é a diferença entre eles?qual dos partidos não fomenta isto?todos!falam muito mas fazer aacham que algum partido faria diferente?por nós?não vivam iludidos, os politicos só pensam neles.

Anónimo disse...

JOÃO MMMM E SEUS CAPANGAS NO SEU PIOR.
MAL POR MAL ANTES SER JOÃO FFFF...DO QUE JOÃO MMMM.......

O NÃO HÁ DINHEIRO JÁ NÃO PEGA, E AGORA QUAL A DESCULPA DE NADA SER FEITO?
O QUE HÁ, E DE MAIS, É INCOMPETÊNCIA, O OUTRO ERA GESTOR SEM O SER, E ESTE É DR. SEM O SER,É SÓ CAGANÇAS......