segunda-feira, 26 de abril de 2010

REGRESSO AO PASSADO - (DESTA VEZ A CARGO DO MARTINHO)

A MENINA DANÇA?

A propósito do regresso ao passado, evocado há dias pelo Tói, veio-me à memoria um episódio de um longínquo dia de Festa numa das povoações circundantes ao Alandroal, num baile, em que a pergunta sacramental “ a menina dança” teve um epílogo engraçado, com um final com tanto de inesperado como de caricato.
Estávamos (um grupo de amigos) em amena cavaqueira com umas “bejecas” (desculpem o calão) e com os olhos postados nas beldades que mais cedo ou mais tarde iriam cair nos braços desses bravos dançarinos, apesar de controladas pelas mães e tias que as empurravam ou puxavam conforme fosse ou não do seu agrado a figura do pretendente àquela dança.
Três desses intrépidos amigos, em 3 tentativas, separadamente, tinham levado estrondosas “tampas” de uma determinada beldade que teimosamente declinava os convites e não dançava!
Os caros leitores estão a ver: oito machos latinos a sentirem na pele aquele vexame... não era possível...três garbosos Alandroalenses rejeitados? Não estava a acontecer...
Entre dentes, sussurrámos tal contrariedade e eis que, sem nada ser combinado, num abrir e fechar de olhos, os oito estóicos e pretensos dançarinos, em fia indiana, postaram-se em frente da beldade e cada um, na sua vez, fez a pergunta - “a menina dança”?
O menina dança foi solenemente repetido por 7 vezes e por 7 vezes houve “tampa”.
Porém, antes que o oitavo e último pedido fosse formalizado, a querida beldade levantou-se, e com um ar altivo e um sorriso malandro, ia acolher-se nos braços do último da fila ... mas, azar dos azares, o último (o oitavo de nós) era pouco ou nada dado à arte da dança e, com uma volta de ângulo raso pirou-se e deixou a dita beldade pregada no tabuado da pista de dança!!!
Aquelas sete “tampas” foram amenizadas pela atitude do oitavo dançarino que “deu de frosques” porque não sabia mesmo dançar!!! Era pé-de-chumbo!!!
Amigo “oitavo”, ainda te recordas?

Martinho Roma

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou uma "moçoila" dessa geração,
não sabia da história, mas tenho
que felicitar o "oitavo cavalheiro"
que "rematou" duma forma espectacular!...
Quanto aos restantes,deixem lá...,
há mais marés que marinheiros....
Obrigada Martinho, é bom recordar
estes lindos tempos!!!

Uma Alandroalense Saudosa.