…nos corredores da vila 06/Novembro/2009
Muitos alandroalenses tiveram a oportunidade de assistir à tomada de posse do novo Presidente do Município João Maria Grilo, no dia 02 de Novembro de 2009. Uns, com alguma alegria por verem, efectivamente, o cargo ocupado pelo prof. João Grilo; e outros, com alguma tristeza por verem João Nabais a deixar o seu cargo.
A vida é feita destas coisas: uns perdem e outros ganham; uns saem e outros entram. As pessoas deveriam encarar isto de forma natural, mas, muitas vezes, não é o que sucede. Quando se é mau perdedor permanece-se numa angústia, numa frustração e numa revolta interna, que o mesmo não é capaz de conter. E acontece que, tenta expelir tudo para fora, onde quer que seja, com quem quer que seja, de qualquer forma. «Quem não é para elas não se meta nelas», ditado antigo e muito certo. Também acontece o inverso, quando se é ganhador não se contém, exalta-se, torna-se orgulhoso. Estas atitudes podem levar ao ridículo, daquilo que se quer defender e onde se quer defender. Aquele que ganha deve ser comedido, ter atenção ao que profere e não ligar a provocações. Na verdade, são manias que o tempo não apaga e que as pessoas não evitam.
Segundo o discurso proferido pelo então empossado presidente do Município sobressaltam seis aspectos importantes que irão acompanhar este primeiro mandato, a saber: a) a transparência; b) a simplicidade; c) o rigor; d) a verdade; e) a participação; f) a autenticidade; e g) a empatia. A meu ver são critérios bons. Deus queira que sejam cumpridos com rigor e autenticidade. Pois, a ausência de um destes critérios ou o seu esquecimento poderá sair muito caro. Os alandroalenses querem um presidente sério, honesto, activo, disponível, presente. Assim o esperamos.
No seu discurso falou ainda que é urgente paz social, respeito pelas liberdades individuais e entreajuda e envolvimento da sociedade civil. Três atitudes imprescindíveis que os munícipes devem ter em relação ao executivo e que o executivo deve ter em relação aos munícipes e, por fim, entre os próprios munícipes. Só assim se chegará à unidade do concelho. São atitudes muito sérias, mas talvez utópicas. O tempo o dirá.
Pessoalmente, espero do novo presidente uma pessoa, com tudo aquilo o que envolve ser pessoa, e não um mero político.
Posto isto, e se me é permitido, gostaria de expressar a minha opinião aos comentários de um artigo exposto, neste blog, intitulado: “Victor Rosa – Um artista do Alandroal”. Tive a oportunidade de ter sido aluno nos idos anos de … . Considerei, ser um bom professor e enquanto tal um bom profissional, embora pouco tenha aprendido pelo jeito que não sustentava. Enquanto artista é magnífico. Não compreendo a intenção de alguns deitar estas personalidades abaixo? É um bota-abaixo constante! Embora, não seja do Alandroal tem realizado algumas obras sobre a vila. Mora no Alandroal, faz a sua vida no Alandroal. Ao menos, respeitemos os nossos.
Por: Trevor 12
19 comentários:
Não são os alandroalenses que "deitam abaixo" o Victor Rosa.
O senhor, que eu aprecio do ponto de vista artistico, talvez para fazer jus a isso mesmo "ser artista", é do ponto de vista das relações humanas uma pessoa egocentrista e pouco sociável.
Talvez por isso, muitos alandroalenses têm por ele pouco apreço.
É que isto é assim:
- Eu, que gosto de arte, não preciso da simpatia dele para apreciar a sua arte,
- Outros, que não terão muita apetência pela parte artística, penalizam a arte pelo mau feitio.
É assim a vida e não vale a pena fazer grandes esforços para compreender porque, como alguém dizia; a ciência e a arte evoluem, as pessoas continuam a ser pessoas e a olhar mais para o seu umbigo.
O que muda é a técnica para "mirar" o umbigo.
Antes era só olhar para a própria barriga, agora pode fotografar, meter como tela no computador e assim está sempre a vê-lo.
Mudou a técnica, não mudou o egoismo.
Meu povo precisamos de paz, alegria e muito dinheiro.
amem
faltou dizer quem era, mas de qualquer maneira um belo escrito,e a maioria já sabemos quem é.
E quem é?
Caro Chico Manuel, gostaria imenso que desses a tua opinião isenta como é teu apanágio, sobre as ditas mudanças já tomadas por este novo executivo. Como teu amigo de longa data, terei oportunidade de dizer-te quem sou quando vieres ao Alandroal, pois infelizmente tenho que dirigir-me a ti e a todos os bloguistas como anónimo porque por cá nada mudou. O medo das perseguições e das vinganças continua.
Das mudanças apregoadas nada se vislumbra e nada mais resta aos alandroalenses (e refiro-me às gentes de todo o concelho)outra solução do que emigrar. Aqui mudam-se pessoas de lugar e substituem-se outras sem critérios de qualidade e profissionalismo. Ouvi dizer que vem para cá um novo arquitecto (nem que para isso se tenha que correr com o que cá está) só por promessas eleitorais, pois toda a gente sabe que na terra do mesmo ninguém lhe confere grandes capacidades e se vier para o Alandroal sabemos bem porque será.......Se repararem não vai ficar ninguém do Alandroal em lugares de responsabilidade, não creio que seja pela "velha vingança dos sacaios", mas sim por promessas eleitoralistas que em nada beneficiam o concelho do Alandroal, são simplesmente os novos e eternos tachos. Sou pelas mudanças quando estas são simplesmente pela capacidade e profissionalismo para os desempenhos dos cargos. Ao que parece ainda resta um alandroalense a comandar (e bem ) lá para os lados do Forum, mas já consta que será só até ao final deste mês, ficamos à espera para ver quem irá dirigir aquele espaço, possivelmente alguém de fora a quem se devem favores, mas que dificilmente terá os conhecimentos e profissionalismo de quem tem ocupado o cargo nestes últimos tempos e que fez mais pela cultura do Alandroal neste ano e meio do que os outros todos em 20 anos independentemente da cor política, mas como é do Alandroal é um alvo a abater (lá diz o ditado "Santos da casa não fazem milagres"). Dá para perceber que quem vier ocupar o cargo terá de facto uma grande vantagem em relação a quem lã está: ser de fora e como tal já poderá gastar dinheiro à vontade e fazer o que lhe aprouver. Também há quem diga que o espaço cultural é para fechar de vez, e quem comente que é para abater, como é o caso de uma ilustre advogada da terra que provavelmente irá ajudar na demolição com a sua foice e martelo.Votei no MUDA e no Grilo por um Alandroal novo e diferente e não para se acabar com tudo o que existe mesmo quando há bom trabalho. É fraco o pretexto de não existir sustentabilidade económica.Se o Grilo e a sua equipa não têm capacidade para levar o barco a bom porto não se deveriam ter metido nestas andanças políticas.As coisas mal feitas têm e devem ser mudadas e as coisas bem feitas têm que ter obrigatóriamente continuidade.
É assim em todo o lado, vamos ver se o Alandroal mais uma vez será diferente pela negativa.
Um MUDA alandroalense triste e desconfiado
Toda a pergunta quando feita com bôa intenção é digna de resposta. Agradeço o reconhecimento de isenção com que me caracteizas e que faço por merecer e manter. Por esse msmo motivo não me cabe até por desconhecimento de causa tecer quaisquer considerações pela mudanças que se apregoam e que vou tendo conhecimento pelos comentários aqui colocados. Desconheço em absoluto a pessoa que citas e quais as suas qualidades ou defeitos pelo que seria indelicado da minha parte tecer quaisquer considerações.
Outro tanto não direi pelo que me contas sobre o Forum, obra que sempre considerei muito meritória assim como reconheço muito mérito à pessoa responsável pela programação do mesmo que eu acho só possível devido não só à competemcia profissional do Zé Carvalho como pelo trabalho diversificado com que tem brindado todos os Alandroalenses e não só. Seria de lamentar se o mesmo não continuasse responsável pela programação.
Termino citando uma frase do teu excelente comentário e que subscrevo na íntegra: "As coisas mal feitas têm e devem ser mudadas e as coisas bem feitas têm que ter obrigatóriamente continuidade".
Muito obrigado pelo comentário
CHico Manuel
Venho aqui deixar uma interrogação:Porque será que o Cabé nunca mais fez comentários de cariz político pois eu gostava de saber a sua opinião sobre um episódio de terceiro mundo que ocorreu há poucos dias, que anda na boca do povo e que é simplesmente o seguinte: O novo presidente mandou um funcionário a casa do antigo presidente dizendo textualmente o seguinte:"Venho informar que o novo presidente disse que todas as crianças do Alandroal têm direito ao transporte na carrinha escolar menos o vosso filho".
Se esta é a democracia que o Cabé tanto apregoava, venha mas é de lá uma boa e velha ditadura ao jeito de Salazar.
Estamos a falar de uma criança de 7 ou 8 anos pôrra!!!!!!!
Essa nem eu nem muitos alandroalenses de boa índole vamos esquecer Grilinho e olha que votei em ti!!!!!!!
Pois é, onde anda o senhor carlos Galhardas que tanta opinião deu antes das eleições!
E sabem porque ele não aparece agora? Porque, tal como o Grilo, Galhardas e outros, também ele se moveu simplesmente por ódios ao Nabais!
Não é com gente desta estirpe que este concelho vai sair da cepa torta. Serão 4 anos a "patinar".
PORQUÊ TRANSPORTE PARA ESSA CRIANÇA? ELE NÃO MORA EM MONTES OU FORA DA VILA.AS CRIANÇAS DA RUA DELE SEMPRE VIERAM A PÉ. JÁ CHEGA DE MORDOMIAS...
Boa noite, se realmente essa história do transporte das crianças é verdade, isso é mesmo muito cruel, a criança não tem culpa e é igual a todas as outras que continuam a usufruir do transporte. Não podemos esquecer que quer queiramos quer não, foi no tempo do senhor João Nabais que todas as crianças começaram a ter esse direito.
Essa situação não é em nada compreensivel, a não ser que o senhor Presidente queira que o senhor João Nabais lhe peça por favor para que o seu filho volte a ter o transporte escolar!!!
Sendo natural desse concelho mas residindo fora já à alguns anos por motivos profissionais, sigo com atenção ao que se vai passando na minha terra através destes meios de comunicação.
E reparo que ultimamente se tem falado muito num tal Kabé, na minha modesta opinião acho que estão a dar importância a mais a uma pessoa....
Vocês são muito ingénuos.Nunca perceberam que não era o Cabé que escrevia os textos? Ele simplesmente autorizava que o Grilo e a Gabriela usassem o nome dele.
Só quem não conhece o Cabé é que acreditava que ele de repente percebia tanto de tanta coisa.Mas tenham calma, esse com o feitio que tem vai ser um dos que se vai arrepender e depressa.
Tal como eu esperava já é a Dra. Gabriela que controla tudo e todos.
O primeiro que ela vai por na linha é o Galhardas que anda aqui o dia inteiro a mandar como se tivesse sido eleito vereador.
........
Engraçado estes comentaristas afinal dão muita importância ao Cabé.
Nós no MUDA também, ele como outros foram muito importantes para a vitória alcançada no dia 11 de Outubro.
Uma grande lição de cidadania que fica para a história do concelho!
Sacaio amigo
O Zé Carvalho está no Alandroal so para ganhar dinheiro muito dinheiro, viver à grande, o Sr.Vereador da Cultura que substitua esse vaidoso. Chega de tanta grandeza para uma Terra tão pobre.
Não diga baboseiras, nem fale no que não sabe.
O ZÉ CARVALHO não precisa, nem nunca precisou do Alandroal para nada, já o contrario não me parece.
Ainda não percebi, foi porque é que ele ainda não vos mandou a todos ás ortigas.
O senhor das 17,20, gostaria era de poder viver á grande como ele, ter os carros e a casa que ele tem, possivelmente também gostava de ser artista, mas como não é e não pode, é má língua e invejoso.
Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré
Muito falam vocês do dinheiro que o homem ganha ou tem !!!!!!!!!!!1 Se calhar devem trabalhar no banco onde ele tem a conta bancária não???Caso contrário bem sabem vocês o que ele tem ou deixa de ter...Cambada de invejosos é o que é........
Em relação aos transportes das crianças quero lembrar que sim, efectivamente muitas crianças começaram a ter transporte para a escola no tempo do sr. Nabais, mas também quero dizer que a minha filha tinha a idade que tem hoje o filho do sr. Nabais, quando ele foi eleito presidente e NUNCA foi transportada nem individualmente nem colectivamente para a escola (e mora tão longe da escola como o filho do sr. ex-presidente)! Nada tenho contra a criança, que pela sua condição de criança não tem nem deve pagar pelos erros dos adultos, mas, não é crime mencionar-se porque o citado senhor usou os carros e os funcionãrios da câmara como se se tratasse dos seus privados.Hoje, se outras crianças, da mesma distância da escola, são transportadas, é errado não transportar essa criança, não por ser filho de quem é mas por ser uma criança, mas se não for assim não vejo motivo para essa deferência já que o pai tem carro e o pode transportar, ou então os TÂO GRANDES AMIGOS se vão revesando e o levem à escola, à piscina e etc.
Quanto ao comentário sobre o Vitor Rosa ser egocentrista e pouco sociável, só pode ter sido feito por alguém que o conhece MUITO MAL. De facto é pouco sociável porque não se junta com uns e outros a beber, mas é só porque se calhar preza mais a família e as lindas e ÚNICAS obras de arte que faz!
Anónimo das 18.54: é melhor ir aprender a escrever, em vez de lançar tantas patacuadas! Não se diz que alguém é egocentrista e sim egocêntrico!!!!! A RTP1 todos os dias dá de manhã lições em bom português. Bora lá a ver que sempre faz algo útil!
Enviar um comentário