terça-feira, 22 de setembro de 2009

PORQUÊ OS COMENTÁRIOS ANÓNIMOS?

Considerados por muitos uma virtude, por outros uma praga certo é que os blogues necessitam de comentadores, pelo menos para fazerem a diferença entre a Imprensa tradicional.
Bonito, bonito e seria oiro sobre azul se cada comentador se identificasse quando com todo o direito comenta.
Tal não é possível. E porquê?
Não é necessário dar como exemplo os blogues. As pessoas temem falar. Têm medo de colocar em risco os seus negócios, as suas empresas, os seus empregos se criticarem o que lhes parece estar mal.
Numa sociedade na qual quem detém o poder utiliza “o quero posso e mando” é normal que represálias sobre quem discorde se façam sentir, bastas vezes não se tendo em conta a razão que lhes assiste.
A começar pelo Estado Central, Empresas e a terminar nas Autarquias Locais os exemplos não faltam. Façam um esforço de memória e vejam o que acontece a quem se mete com certos presidentes de câmara.
Todos estes anos que levo à frente de um blogue permite-me afirmar que tal qual como todos aqueles que utilizam o anonimato para denunciar, criticar certos factos e que erradamente são considerados oposição, também aqueles que descaradamente são beneficiados, ou que vivem à espera de o vir a ser, que esperam uma distinção, uma medalha, um lugarzinho também utilizam o anonimato para bajular quem os pode vir a contemplar.
Por isso mesmo e contrapesando os prós e os contras o Al Tejo continuará a publicar comentários anónimos desde que os mesmos utilizem uma redacção não ofensiva, e não interfiram na vida particular de cada um

Chico Manuel

Se teve a paciência de ler este texto, já agora leia também o que se segue onde Miguel Sousa Tavares na sua crónica habitual no Expresso, tece considerações sobre o mesmo assunto.
Retire as suas conclusões e se acha que podem contribuir para uma melhor compreensão do assunto, faça o seu comentário.

7 comentários:

Anónimo disse...

O direito ao anonimato é legítimo desde que se respeitem regras, e se cumprimos as regras, porque não assinamos?
Temos medo?...
Medo do quê?

Diferenças de opiniões,
Ou opiniões diferentes?
As mais nobres razões...
E ficamos indiferentes?

POETA

Anónimo disse...

pelo senhor dar azas aos anonimos é que este blog perdeu qualidade e está quase morto...

francisco tátá disse...

É a sua opinião. Respeito-a.
Mas não é isso que verifico no Alandroalómetro.
Experimente clickar na "bolinha" que se encontra na barra esquerda por cima das visitas por paises e verificará (pelos gráficos) que os leitores têem vindo a aumentar.
Enfim...opiniões!
Obrigado pela visita e pelo comentário
Chico Manuel

Anónimo disse...

Caro CHICO MANEL!!!Primeiro que tudo,quero aqui e agora, agradecer-te a tua sincera disponibilidade em aturares e conservares este blog.Sei que, imensas vezes, gostarias de disponibilizar o teu precioso tempo noutras actividades, mas este bichinho não te deixa!!!OK. ainda bem.
Quanto aos anónimos, nada me move contra eles, desde que respeitem quem está do outro lado da parede e sempre que o comentário exposto contribua para o desenvolvimento e engrandecimento da nossa tão depauperada sociedade.Hás vezes, alguns deles até têm piada.
Portanto, aqui fica o meu comentário, ANÓNIMO.
Um abraço,
HOMERO

Anónimo disse...

Ao anónimo de 23 Setembro, 2009 00:39

Este blogue tem muita qualidade, assim como está bem vivo... Graças ao seu administrador que também tem muita qualidade e graças a Deus que o conserva vivinho.
Se eu fosse o administrador do blogue com toda a certeza que o seu comentário não entrava... Não tem conteúdo e está morto à partida!

Carlos Galhardas

Anónimo disse...

ESTE CARLOS GALHARDAS PARA ALEM DE SE AUTO TITULAR GRANDE POETA, TAMBÉM É INQUISIDOR MAS GRAÇAS A DEUS QUE NÃO É DIRECTOR NEM ADMINISTRADOR DE COISA NENHUMA A NÃO SER DA SUA SOBERBA E TONTICE PROVINCIANA.

Anónimo disse...

Já uma vez estes dois em um (ou outros parecidos), uma espécie camuflada anonimamente que se farta de coçar os cotovelos, me deram mais importância do que aquela que eu julgava ter. Agradeço comovido e só espero que de futuro me voltem a considerar pelas palavras tão elogiosas que escreveram nos comentários dois em um. E por favor... Continuem anonimamente anónimos que o POETA agradece!

Carlos Galhardas